segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maria e Isabella - 18 meses

Chegamos aos 18 meses, ou seja, 1 ano e meio de Maria e Bella! Acho que esses últimos seis meses nem passaram tão rápido assim, para falar a verdade. Tantas mudanças, tantas fases, tantas descobertas, não tem como não ser devagar. Estou amando essa "idade" com todas as palavras que saem com muito esforço da boca das minhas meninas, que estão deixando mesmo de serem bebês. Também é hora de educar, ensinar, impor limites e lidar com as temidas birras e crises de choro. Mas eu tenho tido muita paciência, ultimamente, e sei que é só uma passagem na vida delas. Ah, a tranquilidade dos 18 meses, pelo menos a minha, é que a gente tem alguma ideia do que está fazendo. Mas, vamos lá para o resumo do que anda acontecendo com as meninas com 1 ano e meio de vida:

IMG_5823 Primeira constatação: cada vez mais difícil tirar uma foto das duas. Maria e Bella

- Falar é o grande lance do momento. Bella tem sido mais falante, quer imitar tudo o que a gente fala, ainda que saia do jeito dela. Maria fala um pouco menos, mas tende a pronunciar melhor as palavras. E um pouco antes de completar os 18 meses, elas estavam numa fase que balbuciavam o dia inteiro, tinha altas conversas entre si e comigo, e eu não entendia nada! Só ficava no "ah, é mesmo? Me conta o que aconteceu!", no meu jeito ainda mais louco de incentivar a conversa sem sentido. Mas, já passou e elas agora começam a falar minha língua! Uhu!

Palavras mais usadas: papai, mamãe, água, esse ou essa, xixi, desci (que quer dizer "quero descer da cadeira), " dos, tês e já" (que quer dizer "1,2,3 e já" na hora de descer do escorregador), au-au, piu piu (passarinho), coocá (colocar, geralmente usado quando elas querem colocar o chinelo), oi, cau (tchau), bó (acabou), não, papá (jantar), vovó e Luca (esses dois últimos apenas a Bella). Tem umas outras, mas não me lembro agora, mas repetidamente, essas. Ah, e como elas adoram falar "papai", obsessivas!!!

IMG_5835
Farra no corredor

IMG_5832
Bolas de piscina: diversão garantida por apenas R$5 nas seções de piscina de qualquer supermercado!

- Correm, pulam, sobem no sofá, na cadeira de refeição e na escada do escorregador sozinhas. Comem sozinhas e agora estão aprendendo a usar copos de "gente grande". Comem de tudo, gostam de tudo, mas são obsessivas por tomate, guacamole, uva e melão. Única constatação de coisa que não gostaram: goiaba.

- São super espertas e como qualquer criança dessa idade testam meus limites e pedem por controle. Quando ficam frustradas se jogam no chão ou puxam o cabelo da irmã. Outro dia, Maria machucou o pé, peguei ela no colo, fiz carinho, etc, Isabella ficou com ciúmes, chamou minha atenção e eu não dei muita bola, então ela se jogou no chão e começou a chorar fingindo que tinha se machucado. Pode, pode, pode? Pasmem, mas os pequenos estão justamente descobrindo a vida e o nosso papel é ensinar o julgamento pra eles, a distinguir o bom do ruim. Péssimo, quero morrer, mas é fato. Por isso, estou ensinando o certo e o errado, e quando vejo um mau comportamento, me afasto com uma delas e explico. Insistência é meu lema!

IMG_5831
Maria

- Não assistem TV ainda. Eu confesso que andei passando mal uns dias e deixei elas assistirem um desenho que eu acho "ok" dentro os existentes, elas pararam por cinco minutos, depois continuaram brincando como se a televisão não estivesse ligada. Acho que não tem costume e isso é bom. Agora não tem nada no mundo que prenda mais a atenção delas do que o vídeo dessa música:



Amam. E ainda cantam "hey, ho". Escutaram um dia no rádio e começaram a tentar cantar, depois cheguei em casa e mostrei o clipe e elas amaram. Também param tudo o que estão fazendo quando toca a música de abertura do seriado Big Bang Theory e Friends, dançam e tudo! Por que crianças gostam tanto de aberturas?

IMG_5838
Maria
IMG_5846
Bella

- Adoram um colo, se alternam em fases de grude com a mãe ou com o pai, adoram abracinhos e cabecinhas no ombro. Também estão numa fase "neném" que carregam bonecas pra todos os lados, mas ainda adoram bolsas e sapatos. Continuam amando livros: favoritos do momento "O Almoço do Coelhinho" e "Vader´s Little Princess", que apesar de ser inglês, tem ilustrações lindas e eu invento uma historinha pra elas.

Sem títuloSem título

Dei a dica dos dois livros lá no instagram! O primeiro faz parte da série de quatro livros "Pequenos Gênios" e custam apenas R$ 14.90 (comprei os meus na Livraria Cultura)! E o segundo livro é para os pais apaixonados por Star Wars, comprei o livro no Ebay por U$ 14,90 e frete grátis. Para mais dicas e nossas aventuras, sigam @familiamoderna

8 comentários:

  1. Cada dia mais lindas! Adoro as fotos que você tira delas!

    ResponderExcluir
  2. Que filhas lindas que você tem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Hummm esse "passando mal uns dias" significa alguma coisa???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode significar muitas coisas... enjoo, resfriado, dor de barriga... huahuauhua

      Excluir
  4. Li dias desses que vc queria outro filho...sabe tenho uma filha de 11 meses e já penso em ter outro, o povo diz que é doidera minha...num sei explicar...eu que sempre disse que, só teria um filho,só pra não dizer que não tive filhos, fico com esses pensamento na cabeça...O que será isso?
    E eu fico a olhar as suas pequenas e lembro da minha que passará por tudo isto ainda, quer dizer...tirar foto já tá quase impossível e nas aberturas ela se amarra...

    Naiara

    ResponderExcluir
  5. Leio seus posts como um livro delicioso de se ler...parabéns .

    ResponderExcluir
  6. Seu post é lindo ....suas palavras transmitem tanta ternura prende a gente !.Parabéns .

    ResponderExcluir