segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como ensinar um bebê a escovar os dentes

*Primeiro, preciso dizer que não sou dentista ou especialista, nem sequer levei as meninas no dentista ainda (por pura falta de tempo, grana e também não achar que é tão urgente assim), mas sou mãe de duas meninas com personalidades completamente diferentes e resolvi compartilhar a nossa experiência aqui. Então, vamos lá, como ensinar um bebê a escovar os dentes e ainda amar fazer isso:

IMG_5958

Quando Maria e Bella completaram 1 ano e três meses, resolvi comprar um escova de dentes pras duas, afinal os molares tinham acabado de nascer e achei que era hora. Li algumas coisas sobre qual escova comprar, sobre como não precisava usar pasta de dentes ainda, etc. Enfim, pesquisei, mas bem pouco. Fui no mercado e comprei a primeira que achei "legal", a da Oral B. Duas iguais para não dar briga (estou aprendendo).

Primeiro dia, antes do banho: "Vamos escovar os dentes?" Eu pego a Maria no colo, mostro a escova, finjo que estou escovando os meus dentes e quando vou fazer nela, ela abre o bocão, feliz. E consigo escovar um pouco os dentes. Marco pega Bella no colo e tenta fazer a mesma coisa. Mas, ela não abre a boca de jeito nenhum! O pai tenta pacientemente, mas ela começa a ficar irritada, joga a cabeça pra atrás, não quer de jeito nenhum! A gente se olha, e eu falo: "olha, a loucura que é ter gêmeos", os dois riem.

Tentamos mais umas duas vezes e, obviamente, não dá certo, nada faz com que a Bella aceite. Então, precisamos achar uma outra solução, porque acho terrível ter que forçar, já escutei histórias de crianças que choram, esperneiam, detestam, etc, mas os pais continuam a escovar do mesmo jeito. Acho que insistir é importante, ainda é meu lema, mas não a ponto de fazer com que ela odeie escovar os dentes, chore, etc, e que a experiência faça com que as coisas piorem ainda mais e que ela não queria nunca mais passar por aquilo.

Esquecemos a escova por uns dias. Marco vai escovar os dentes e chama as duas. Eu falo: "vamos dar as escovas na mão delas, pra ver se dá certo?". E deu. Elas olham o pai, se divertem, ficam felizes por estar escovando os dentes! Bella ainda faz o movimento no fundo e na frente. Ponto para nós, high-five para comemorar! E olha que coisa: a solução estava justamente em incentivar a autonomia das duas, sem estresse, sem obsessão, como a gente tem feito. Sem subestimar a capacidade dos bebês.

IMG_6033
Bella e Maria felizes

É claro que elas não fazem a escovação perfeita, mas ensinamos pra frente, pra trás, pra cima e pra baixo. Fazemos na frente das duas e elas adoram! Quando eu falo: vamos escovar os dentes? As duas correm de alegria pro banheiro. Nunca imaginei que ia ser tão simples, mas foi. Ufa! Como a experiência foi tão boa pra gente, resolvi compartilhar aqui. E vamos para os próximos desafios! Esse fim de semana tiramos a última mamada das meninas, conto depois a experiência aqui ainda essa semana, aguardem e confiem.

IMG_6034
Bella

7 comentários:

  1. Ai menina, por aqui nada dá certo....
    a minha tem 2 anos e 7 meses, todos os dias é meio briga esse horário. tem dias que nem insisto em escovar, nem lanço a ideia. deixo esta tarefa para o pai.

    ResponderExcluir
  2. oi tati, você disse: "sou mãe de duas meninas com personalidades completamente", bem que você podia fazer um post contando sobre a personalidade de cada uma, gostos, manhas, diferenças mesmo. é tão legal. bjs

    ResponderExcluir
  3. As minhas tb aprenderam sozinhas! Mas hoje eu faço diferente; eu escovo primeiro e depois deixo elas... Se nao tiver com pressa pra nada, dou as escovas primeiro e depois escovo direito... Depende do meu tempo. Agora estou na fase do pinico e tá tenso!!!

    ResponderExcluir
  4. Elas são muito fofas mesmo! Que coisa boa terem se adaptado bem à escovação, porque nem sempre é fácil, né? Beijos em todos vcs!
    http://embrevemamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Comecei a escovação do meu filho quando ele completou seis meses, ele ainda não tinha dentes. Usei uma escovinha de silicone que encaixa no dedo. Ele é uma criança de personalidade forte e muito desconfiado... no início ele não aceitava, mas foi se acostumando. Não forçávamos. Quando os dentinhos nasceram, passamos para a escova de cerdas e ele já estava acostumado com a rotina. Usávamos uma pasta sem flúor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati, que bom que tiveram vitória em poucos dias! Escovar os dentes é uma tarefa cá em casa, mas já foi pior, rsrs. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Aqui usamos a tática que apredi com a professora dele, que é pega a escova, coloca a pasta de dente e enchemos meio copo de plástico com água. Aí o Murillo escova, e em seguida enxagua com a água do copo, achei bem melhor que nao vai água pra todo canto rsrs

    be

    ResponderExcluir