terça-feira, 19 de novembro de 2013

Preparação para o desfralde

Eu sempre fui uma pessoa super empolgada para o desfralde, na minha cabeça era o último "desafio" de bebê das meninas (mas não, ainda tem a chupeta rá-rá-rá). Também queria me livrar logo das fraldas e quem tem gêmeos sabe bem do que eu estou falando. Estava empolgada, mas não li nada sobre nada o assunto, uma coisa aqui ou outra ali, conversei com a minha mãe e não com o pediatra e agi da forma que eu aprendi que tem dado certo por aqui: no instinto.

Primeira regra do desfralde, queridas leitoras, você tem que estar preparada para ele e mais do que o seu bebê, ou no meu caso, bebês. Você tem que estar preparada para dizer "tchau pra fralda". E, vou te dizer, limpar xixi e cocô do chão, é fichinha perto disso. Você tem que se libertar da facilidade fraldística (adoro inventar palavras!), saber que vai rolar xixi e cocô no chão, no seu sofá novo e talvez naquele livro lindo que elas adoram. Depois que você se convence, já tá fácil, fácil. Aqui está acontecendo assim:

Pré-desfralde: eu sempre deixei as meninas ficarem sem fraldas em ocasiões especiais, tipo no quintal da casa da minha mãe ou quando iam pra piscina (de plástico, né, gente?), sem medo de acidentes e às vezes eles aconteciam. Aí quando fiquei um tempo na casa da minha sogra na reforma aqui de casa, elas tinham 1 ano e meio, deixei alguns dias e não brigava quando elas faziam xixi no chão ou qualquer outro lugar, era sempre um: "eba, xixi, xixi, xixi!". Mas ainda não senti que era hora, apesar da minha mãe ter me contado que eu desfraldei com 1 ano e meio, algo que acho que aconteceu com quase todas as crianças da época devido a fralda de pano, confere? No meu caso, é a quantidade de fralda, a conta no final de cada compra de mês e o fato de que tem um bebê chegando por aí.

Também deixava elas irem no banheiro comigo, acho que instintivamente e por falta de opção. Mamãe, vai fazer xixi, vamos lá? E elas iam e olhavam todo o processo. Também comprei dois penicos mais ou menos com 16 meses pra elas irem se acostumando, mas elas nunca ficavam ou faziam nele.

Sem título
Durante o treinamento

São duas: Eu sempre reparei que a Maria era mais aberta ao desfralde, levava mais numa boa a coisa de fazer xixi e não se incomodar, queria tirar a fralda e etc, já a Bella não. Aí, há um mês mais ou menos eu tentei colocar as duas no penico e a Bella adorou e chegou a fazer xixi dentro dele! Era o sinal que eu estava precisando. Era hora!

Desfralde, enfim: Eu comecei aos poucos, e de novo, no instinto. Deixava elas sem fralda só à tarde, quando acordavam da soneca. No primeiro dia, rolaram muitos xixis no chão e um cocô. Dá-lhe pano pra limpar tudo. Mas nada no penico. Eu tinha um medo de que elas não aceitassem sentar no penico. Mas tirei o tapete da sala, coloquei os penicos lá, dei livrinho, suco pra elas comerem sentadas e deu certo! Também tem um livro do Patinho Usa Penico que eu já falei aqui, elas já liam há alguma tempo e foi bom pra usar como referência.

E quando faziam xixi no chão elas colocavam a mão, batiam o pé como se fosse a poça de chuva mais legal do mundo! Eu falei que tem que desapegar huahuahua. No segundo dia, eu senti que elas estavam avisando antes de fazer. Mas eu senti que já estava começando a brigar: "faz no penico, filha, no chão não". Aí parei um dia, voltei no outro. Depois esfriou em Brasília, aí elas ficaram doentes e eu meio que parei. Me deu preguiça, cansaço de grávida de ficar limpando, desânimo achando que ia demorar demais. E resolvi fazer a partir do dia 1 de dezembro, depois de uma feira que eu estou organizando.

Aí hoje de manhã, eu olho pra Maria e ela já tinha tirado o short e a fralda. Como? A Bella, é claro, pediu pra tirar também. E resolvi deixar. Que história é essa de preguiça, Tatiana? E a insistência? Pois bem, hoje elas me disseram que estavam prontas, de fato. Resolvi deixar o dia inteiro sem fralda, só coloquei na soneca. Fizeram xixi no chão a primeira vez, depois quando a Maria começou a fazer, coloquei (sem alarde) o penico na frente dela e o xixi caiu lá dentro, depois fomos fazer o ritual de jogar o dito cujo na privada e dar tchau. Acho que isso empolgou as duas porque em um determinado momento eu mesma fui fazer xixi e quando voltei na sala, a Bella tinha feito xixi no penico e a Maria metade. Fiquei super empolgada! Durante o almoço, a Bella pediu pra fazer xixi e eu coloquei ela no penico e ela fez! Que alegria! Lavamos a mão e ela continuamos com o almoço. De tarde, ela fez xixi no penico mais duas vezes, mas depois fez no meu sofá novo!!!! A Maria avisou, mas não deu tempo do penico. Acho que ela ficou um pouco travada, mas fez cocô no tapete. Sério, pra quem tem cachorro vai ser fácil, minha gente! E estou realmente considerando fralda de pano pro terceirinho depois dessa. Vamos ver amanhã. Mas acho que não tem mais volta. É hora de crescer!

5 comentários:

  1. Ai, Tati, as meninas estão crescendo! O tempo passa muito rápido mesmo, hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou me preparando emocionamente e fisicamente!!!!! Acho que muitas vezes o instinto materno vale muito mais!!!!!! Parabéns pela família linda!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. mto interessante tati!
    linda a foto dela sentadinha no penico hihihi

    fiquei pensando qdo for mnha vez...os meninos estarao com 1 ano no inverno...
    será q faz mal deixar pra mais tarde? por mais q esperemos o momento dlees?
    tem q esperar pra ver ne?!

    eu estou usando fralda de pano neles!
    ainda nao estamos noss 100% pq estou aumentando meu estoque devagarzinho, mas logo logo chegaremos la!

    ja to curiosa pra saber mais!
    dicas dicas sempre bem vindas!

    e deve ser mais "facil" pra qm tem cao mesmo.
    espero que o kalú entre na onda pq tá difícil........

    ResponderExcluir
  4. Tati, eu nunca comento mas hoje em especial senti algo que sempre sinto lendo seus posts: Não quero que eles acabem hahahaha queria poder ficar lendo o que você conta como se fosse um livro, amo saber das conquistas de vocês e como você é dedicada com as meninas. Parabéns, você é uma inspiração!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tati! Estou passando pelo mesmo processo que você, só que com um só. Estou no fim da gravidez e venho tentando fazer o desfralde do meu filho desde janeiro quando ele fez 2 anos, mas não rolava. Houve muita resistência da parte dele. Apesar de o pai dele e eu nunca forçarmos e coisa e tal. Eis que quando havia desistido, acostumado com a ideia de ter duas crianças usando fraldas (ai meu Deus) ele me surpreende querendo tirar a fralda e não colocar mais. O único detalhe é que ele não aceita de maneira alguma usar penico e nem a privada com adaptador. Solução: ralinho do boxe....rsrsrs. Hoje estamos no sexto dia de desfralde e nenhum xixi na roupa. Pede para ir ao banheiro "onde toma banho" (palavras dele). A minha preocupação maior está sendo o cocô, que desde ontem ele não faz e não aceita colocar fralda para isso. E também na hora de sair, pois ele não quer fralda, mas tb não quer ir na privada. Coloco fralda quando ele dorme e acorda sequinha. Vamos vencendo a cada dia, como vc disse não é fácil. Ainda mais na gravidez, com todo seu cansaço e incômodos, porém devo respeitar o tempo dele.Bjs

    ResponderExcluir