terça-feira, 11 de outubro de 2011

Desconfortabilidades da gravidez

Grande parte dos desconfortos e peripércias da gravidez você já sabe, é básico, lugar comum, até os homens sabem. Mas existem algumas coisas que a gente descobre no meio do caminho, os nomes esquisitos, uma dorzinha que você nunca ouviu falar, uma restrição a mais, um novo hábito que você tem que adotar.

something's hiding in here
Foto: Something’s Hiding In Here

Sem dramas, minha gente, afinal o corpo muda mesmo, tem peso extra e coisas maravilhosas no organismo também acontece no meio do caminho. É normal, é gravidez. Mas existem umas coisas que são bizarramente engraçadas e outras que fazem a gente perder a paciência. E cada grávida tem a sua história. Se você comentar com alguma mãe sobre esses constantes incômodos, ela deve falar: "ah, menina, eu tive síndrome das pernas irriquietas" ou "enjoei os nove meses de gravidez", ou "eu tinha uma dorzinha do lado direito da barriga que não passava nunca". A minha por enquanto é essa:

Congestão nasal e nariz sangrando: Não tinha ideia de que isso era comum na gravidez. Eu antes achei que era a seca de Brasília, depois alergia e agora me conformei. Eu uso soro para aliviar e tem melhorado. Às vezes é dificil de respirar, toda vez o nariz sangra, mas me conformei mesmo. Próximo!

Dor de veado: Eu tenho umas dores do lado direito da barriga quase todos os dias. As meninas resolveram se instalar nessa região por um motivo que só Deus sabe e acho que acabam forçando um pouco e dá a tal da dor de veado. Respiro um pouco, deito e logo passa.

Barriga de melancia: Agora, quando eu faço as principais refeições sinto a barriga inchar como nunca. Além da azia e do refluxo básico, é a sensação de que tem uma melancia na barriga, não tem espaço! Parece até que eu fiz redução de estômago, porque não cabe! A dica é comer devagar e pouco, obviamente, e não tomar nenhum líquido junto com as refeições. Dá um certo alívio, mas a melancia continua lá.

Depilação: eu sempre dispensei a depilação com cera, mas tive que mudar essa hábito rapidinho. Como faz para depilar a virilha com lâmina se você não enxerga nada? Aderi a depilação com cera e estou amando! Nem a perna eu consigo mais fazer em casa, o negócio é correr para o salão mais próximo.

Choro sem limites: tá esse era bem óbvio. Mas eu não achei que ia ser tão fácil assim ficar com os olhos cheios de água. Qualquer coisa me dá vontade de chorar, minha gente. Às vezes, só de olhar pro Marco eu já fico todo emotiva. O choro vem fácil, fácil!

Sexo: não se enganem: muda bastante! No começo é aquela maravilha, o fogo cresce que é uma beleza, mas depois vem o enjoo e corta qualquer clima. Mais alguns meses e a barriga começa a crescer e a energia diminui. Além disso, tem sim a preocupação de "será que elas vão sentir alguma coisa?", mas o jeito é desencanar e se jogar. E fazer quando você tiver vontade, mas sem jogar a toalha, um esforço a mais não faz mal a ninguém. Também ajuda se você tiver um parceiro paciente e compreensivo.

Ainda tem a dor nas costas, o pé inchado e o desconforto na hora de dormir, mas é assim mesmo! Vamo que vamo, pois faz parte! E tudo passa quando a gente percebe que tem uma festa de chutes e socos aqui dentro! Apesar de tudo, estar grávida é a melhor coisa do mundo. A gente aprende uma coisa nova todos os dias e vence mais obstáculos em um curto espaço de tempo nunca antes visto.

11 comentários:

  1. e a caimbra? ninguém me contou da cãimbra até eu ter quase todo dia por algumas semanas seguidas

    ResponderExcluir
  2. sim! eu também tive! mas foi só por uma semana. não sei se vai voltar agora no final da gravidez. tomara que não!

    ResponderExcluir
  3. Oii Tati, é a primeira vez aqui no seu blog. Parabéns pela gestação e pelas suas meninas. Serei mãe de uma menininha tb e já estou na reta final. O que mais me incomoda é o desconforto na hora de dormir e a insônia. Parece que não descanso nunca!! Fora que todo mundo diz: "aproveita pra dormir agora, pq depois...", querer eu até quero, e muito, mas não consigo =/

    Bjos
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gisa! Bem-vinda! Que bom você já tá quase lá, imagino que deve dar uma curiosidade no final :) Eu tenho uma teoria, essas noites praticamente sem sono devem ser pra gente treinar para os meses que devem vir por aí. A natureza planeja tudo. E o pessoal fala mesmo como se a gente não fosse dormir nunca mais. Afe!!! As crianças crescem e viram dorminhocas também oras. Beijos

    ResponderExcluir
  5. eu tive insônia. As vezes o marido tava saindo pra trabalhar e eu tava acordada ainda. a minha sorte é que não trabalhava e tinha tempo pra dormir durante o dia :D

    ResponderExcluir
  6. Nossa Tati posso dizer que tô pertinho de alguns dos seus itens heheheeh
    Quanto ao nariz tava sofrendo demais, recorri a 3 médicos que me proibiram o uso do Neosoro o qual eu já usava de forma compulsiva, mais uma santa apareceu em meu caminho médica de emergência mesmo e me liberou o uso regrado quando necessário mesmo... claro que disse que eu estaria assumindo riscos... mas disse q não me causaria mal então...ou é não respirar ou usar né... tô usando regrando mais bem tranquila agora... e graças a Deus com o baby tudo tranquilinho...fica a dica... adoro seus posts... bjão

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tô sentindo umas pontadas do lado direito e tava com receio até de uma gestação nas trompas, mas pelos posts fiquei mais tranquila, mas são como pontadas!

    ResponderExcluir
  8. Ola meninas! Sou nova aqui. Sinto umas pontadas do lado direito da barriga e antes do lado esquerdo. Sinto tonteiras antes de me alimentar. Minha menstruacao esta atrasada ha um mes.Fiz o teste de farmacia e deu negativo. Sera que estou gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth...Há sim uma probabilidade por causa das suas sensações. Faça um exame de sangue pra confirmar é melhor. Boa sorte

      Excluir
  9. Ou sou Queila e estou com 17 semanas e já sinto alguns incomodos da gravidez. Mas quando o bb mexe aí esqueço de tudo.
    É UMA SENSAÇÃO UNICA. ESSE É MEU PRIMEIRO BB.

    ResponderExcluir
  10. que alívio saber que não só sou eu que passa por isso,fiquei até com medo da dor desviada sinto muito do lado direito abaixo do peito,uma sensação de que vou explodir rsrsrsrs,e só alivia quando deito.

    ResponderExcluir