sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Contagem materna: 32 semanas

Enfim, a calma. Entramos no 8° mês de gestação e devo dizer que estou bem tranquila. É claro que, às vezes, me olho no espelho e acho a barriga baixa demais. Sinto alguma cólica e penso duas vezes antes de chegar a conclusão que são apenas gases. O desconforto continua, mas, como aprendi durante essas semanas todas de gravidez, tudo é uma questão de se acostumar com o atual estado. No quadro geral, parece que meu coração conseguiu ficar mais quieto. Agora é só esperar, esperar e torcer para elas nascerem no fim de janeiro.

IMG_5899
Bonequinhas que eu comprei na Etsy (melhor loja da internet de todos os tempos) para enfeitar o quarto das meninas!

A minha rotina é bem simples. Quase não saio mais de casa, as exceções são as visitas aos médicos e uma eventual ida ao salão (porque mesmo com essa barriga, é preciso cuidar de si, né?). Minha médica está de férias e só temos consulta dia 5, estou contando os dias, onde já se viu ter saudades da obstetra? Mas, acontece. Tá, confesso que esta semana dei uma passada rápida no shopping para conferir a promoção da Zara, mas não aguentei muito tempo lá não. Comprei umas coisinhas para as meninas e saí.

Minha mãe tem sido a minha babá constante! Me sinto uma sortuda por tê-la aqui. Ou ela vem para a minha casa ou eu vou para a casa dela, e depois o Marco me busca na saída do trabalho. Ela faz tudo e tá até promovendo uma organização na minha casa. Tem coisa melhor? Espero poder fazer o mesmo para as minhas filhas algum dia e por ela sempre! Por causa dela e do meu pai, o quarto das menias já está praticamente pronto, a mala da maternidade também e faltam poucas roupinhas para lavar.

foto(6)
É roupa demais! Estou louca para enfeitar as meninas!

A barriga continua a crescer. Tenho umas dores de veado, de vez em quando, e ela pesa bastante. Mas, aquela coisa, já me acostumei. Para quem está grávida de gêmeos, fica a dica: invista nas calcinhas de gestante que tem apoio para a barriga. Nem as enormes que eu comprei, estão me servido mais. E o apoio é essencial quando o negócio pesa.

Tenho aprendido muitas crendices sobre estes momentos finais da gravidez com a minha mãe e, como ela mesma diz, não custa nada acreditar na tradição. Veja alguns:

- A mulher incha (monstruosamente) três vezes antes de entrar em trabalho de parto. Comigo já aconteceu uma vez na semana passada, fiquei com o pé em formato de bola. E olha, que o inchaço não me pegou na gravidez não, quase não aconteceu, é mais agora no final mesmo. Então, ainda precisamos inchar mais duas vezes! Uhu!

- Contagem da lua. Não sei se funciona com gêmeos, mas "não custa nada acreditar na tradição". O cálculo é o seguinte: você olha no calendário lunar a data da sua última menstruação e conta 10 dias. Veja a lua que estiver vigente dentro desses dias e comece a contar 9 luas assim que outra igual aparecer no calendário. No meu caso foi a minguante. Vai ter virada de lua no dia 01 (sim, depois de amanhã!) e no dia 30 de janeiro. Tudo indica que eu vou conseguir chegar até o fim do mês. Será?

- A barriga abaixa três dedos até o parto. A minha está com um dedo e meio. O meu umbigo já mudou de posição, então fico com medinho. Confesso, que fico medindo a altura da barriga todo dia! Afe!

IMG_5900
Ok, esse medida não vale. Estou praticamente empurrando a barriga!

- Na hora de lavar a roupa dos bebês nada de torcer para secar, se não o bebê vai ter cólica! Essa é um crendice da minha avó e que a minha mãe resolveu não contrariar. Haja roupinha pingando no varal! Vamos ver se dá certo.

foto(5)

*Sobre a lavagem das roupinhas: estou usando o sabão neutro líquido da Olá, é fácil achar nos supermercados. As toalhas, fraldas de pano, os lençois e as milhões de mantinhas que as meninas têm lavei na máquina no modo delicado/bebê. As roupinhas a minha mãe tá lavando na mão mesmo. Mas não precisa esfregar, minha gente! E, como foi dito, torcer nem pensar! É melhor prevenir do que remediar, né?

E vocês? Alguma outra dica para o final da gravidez? Já conheciam algumas dessas crendices? Depois volto aqui para contar como foi no nosso Ano-Novo em pleno repouso! Feliz 2012 para todos!

5 comentários:

  1. Oi Tati!!!
    Tá Linda com esse barrigão!Então,comigo o negócio da lua deu certinho,mas meu filhote foi muito apressado,rsrsr.Quando completei 32 semanas,que coincidiu com a mesma Lua que engravidei,entrei em TP,mas conseguí segurá-lo por mais 1 mês,com muuitoooo repouso e Ultragestan,daí que de novo na viradada lua,com 36 semanas a bolsa estourou e ele nasceu!Nasceu rápido de Parto Normal,com contrações sem dores!!E ntãi se o PN for sua opção vai em frente,não é o bicho que todas pintam não!!
    Bjussss,té!

    ResponderExcluir
  2. Tati, é muito bom passar por aqui e saber que as coisas estão ótimas...
    Feliz 2012 para a família moderna do coração

    Bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati! Me falaram desse negócio de torcer as roupinhas, mas olha... torço TODAS e minha filha nunca teve uma única cóliquinha sequer.. rsrs
    Eu uso o sabão Ola bebê tb, mas ultimamente tenho comprado um chamado Vida Macia, que tem um cheirinho maravilhoso de bebê e é ótimo! As roupas ficam maciazinhas...
    Eu comprei a maquininha Eggo da Brastemp, de 1kg, pra poder lavar as roupinhas todo dia. assim não preciso ficar esperando acumular pra encher uma máquina e tb acabamos gastando menos água, pois sempre q eu lavo alguma coisa dela na máquina grande, antes dou um ciclo nela vazia, com sabão e água sanitária pra desinfetar tudo... Tendo a maquininha só pras coisas dela, ficou mais fácil e eu acabo achando q fica mais higiênico tb...

    ResponderExcluir
  4. Menina, não conhecia nenhuma dessas!!!! Minha barriga sempre ficou muito baixa, no final todo da gravidez. As pessoas me olhavam e falavam que tava para nascer, de tão baixa. A do inchaço, não rolou tb, mas eu tb não entrei em PN espontâneo, então não conta. Foto linda do varal e do barrigão. Mãe é mesmo tudo de bom. A minha foi maravilhosa na gravidez tb!!!

    ResponderExcluir