terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Momentos finais

Eu não gosto de guardar segredos, por isso, vamos escancarar logo. As coisas estão andando rápido para a família moderna! Eu não queria criar mais expectativa e ansiedade em torno da gravidez, mas se não fosse para dividir a minha vida, eu não teria feito um blog, certo? Então aí vai: estou entrando em trabalho de parto! Sim, as meninas podem estar aqui até o fim da semana. Ontem, fui na médica e já estou com dois centímetros de dilatação. Sentia muita dor no períneo e estava incomodada, sabia que era alguma coisa, só não imaginava já estar tão perto. Com 34 semanas, estou bem tranquila e sei que vai dar tudo certo.

IMG_5125

A má notícia é que uma das meninas continua sentanda e isso era algo que eu não queria ouvir. Conversei com a médica e ela foi bem direta: você está disposta a ter um parto normal e uma cesária? Fiquei sem saber o que responder. O parto normal sempre foi meu sonho e cada vez mais vejo ele ir embora. O pior é que está tudo certo, provavelmente eu entraria em um trabalho de parto rápido, mas com uma das bebês viradas, a coisa dificulta e muito. Ela pode não virar na hora do parto e é bem provável que tenhamos que fazer uma cesária de emergência. A minha médica descartou um parto pélvico (com o bebê sentado) e eu entendo as razões dela. Estou confusa em relação à isso e confesso talvez eu tenha colocado um peso nas minhas costas que não deveria.

O que fazer então? A resposta óbvia para quase todos que estão ao meu lado é: pra que arriscar? Faça logo uma cesária. Eu sei que eu criei uma barreira com isso e até cheguei a pensar que uma cirurgia seria sinônimo de fracasso. A verdade é que não depende de mim, ninguém tem o controle da situação. São elas quem comandam o show! É difícil tomar uma decisão no meio desta loucura toda e estava decidida a deixar a natureza agir, conforme deveria ser. E sei que uma intervenção também não é o fim do mundo, só não é do jeito que eu imaginei e desejei. E agora?

Eu saí da médica confusa e chorei um pouco na volta pra casa. Ainda dei uma pesquisada na internet para ver se existiam casos de parto como este e não achei muita informação. Será que eu estava sendo egoísta? Será que estava pensando só no meu sonho de ter um parto natural? Conversei com o meu marido e ainda sim a confusão continuava. Senti contrações à noite e acordei às 4 da manhã e não consegui dormir mais. Rezei um terço e na minha conversa com Deus não consegui uma resposta e não acalmei o coração.

Fomos no médico fazer um ultrassom hoje de manhã e está tudo ótimo com as meninas. As duas estão com o mesmo peso (o que é maravilhoso para gêmeos idênticos que dividem a placenta), 2 kg, e elas estão bem saudáveis. Não sabemos ainda o que vai acontecer, estou bem tranquila, o que tiver que ser, vai ser. Se eu conseguir aguentar mais uma semana ótimo, se não elas devem vir ao mundo bem. Como? Eu ainda não sei. Vou deixar as coisas acontecerem.

Daqui a pouco vamos na médica para mais uma consulta e para saber se a minha diltação mudou. E acho que para mais uma sessão de consulta sobre as possibilidades de parto. Aguardem as cenas dos próximos capítulos. E pensamento positivo para nós quatro!

17 comentários:

  1. Flor boa sorte e independente de como for o paro vai dar tudo bem. A minha acupunturista disse que existe pontos que faze o bebê virar, mas não sei como seria no parto gemelar. Mas acho que vale a pena dar uma pesquisada. No mais, boa sorte. Depois e depois nos conte tudo o que aconteceu. Um beijo, Jú.

    ResponderExcluir
  2. Vibrações positivas a mil. Bjão. Paulo Lima

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Independente da forma com a qual as moças resolvam chegar ao mundo que venham cheia de saúde e para te trazer toda a alegria e satisfação do mundo ok!
    Estamos aqui eu e a minha pequena torcendo muito por vocês!!! Afinal tenho acompanhado a sua gestação desde de o começo da minha... e jajá somos nós!!! Que papai do céu as proteja hoje e sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tati minha linda, você tem muita força!
    Estou aqui orando e mandando muita energia positiva para que tudo seja lindo!
    Fique com Deus!
    =*********

    ResponderExcluir
  6. Tati, não tem nenhuma mandiga antinga que diz que o bebê vira. Sei lá...acumpuntura, massagem, posição...
    http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=525
    Lógico que tudo isso depende da orientação da sua médica e suas possibilidades físicas.
    Um beijo grande pra família toda!!!

    ResponderExcluir
  7. Tati, a gente não se conhece e seu blog foi indicado por uma amiga-irmã que tenho no DF. Também estou grávida, com 32 semanas e li atentamente seu post. É meu sonho ter parto natural também, mas estou com bastante sobrepeso e a maioria dos obstetras porque passei foram bem desanimadores quanto as reais possibilidades.
    Eu seguirei com fé até o último momento e desejo que você tenha uma boa hora, que suas lindas cheguem com saúde e que toda essa tensão seja suavizada quando você e seu esposo segurá-las pela primeira vez!
    Boa sorte, garota! Deus seja contigo!

    ResponderExcluir
  8. Independente de como elas vão chegar, tudo vai dar certo, pensa positivo pois tudo dará certo. Ansiosa pra ver o rostinho das meninas sem nome rsrs

    Beijão Tati!!

    ResponderExcluir
  9. Tati,vai com fé em Deus que o melhor Ele fará para vcs 3 no parto. Se for cesárea abra o coração, o importante é que tudo corra de forma segura e tranquila e vc guarde este momento como o mais lindo da família moderna. Então, uma boa hora p vcs! bjs

    ResponderExcluir
  10. Tati, fique em paz, tudo vai dar certo. Na verdade tudo esta perfeito, é uma questão de detalhes.
    Estou torcendo e rezando por vocês.
    Beijo grande
    Dri

    ResponderExcluir
  11. Tö muito na torcida! Vai dá tudo certo e será conforme planejado por Deus!

    ResponderExcluir
  12. Tati, eu passei por essa mesma dúvida! Passei toda a minha gravidez me preparando para o parto normal, inclusive com o total apoio da minha obstetra (ela até parecia mais animada do que eu, dá para acreditar?). Quando estava com 34 semanas, também tive dilatação e fui internada para ter os bebês! Malas prontas, exercícios respiratórios repetidos à exaustão, cabeçinhas dos bebês para baixo, tudo certo para ser parto normal. A dilatação não evoluiu e a médica me sugeriu voltar para casa. Só voltei para o hospital novamente muitos dias depois, já com 37 semanas. Foi muito bom para os bebês mais uns dias na barriga, mas Davi mudou de posição (como ele fez isso com tão pouco espaço na barriga eu não sei!) e o ecografista desaconselhou categoricamente o parto normal. Minha obstetra me explicou que o parto de Ana (que estava mais embaixo) provavelmente seria muito tranquilo, mas não dava para garantir que Davi encaixaria depois, podia ser que ele virasse ainda mais. Fui com uma dorzinha no coração para o centro cirúrgico e saí de lá com a cicatriz da cesareana, mas me sentindo a mulher mais feliz do mundo por ter dado à luz a dois bebês saudáveis e já muito, muito amados.
    Estou na torcida por você!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Querida! a sua aflição faz parte deste momento tão especial, o qual estou passando também. Sonho com um parto normal, mas acredito que o mais importante aconteceu com você: o sinal de que elas estão prontas e querendo nascer. No seu caso, não teve hora e nem data marcadas, o que daí sim seria muito chato. Se uma das belezuras está sentada e a probabilidade de o parto normal ser pequena, confie na sua médica e faça o que for mais seguro para você e para as meninas. Bjo grande e tenha uma boa hora. Que a nossa Senhora do Bom Parto as proteja. Que assim seja!!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Lu, elas estao prontas e anunciaram que está na hora, isso que importa! Não se culpe se não conseguir o normal, o importante é nascerem saudáveis e na hora certa! Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Não se culpe por nada!
    São os desvios da rota da vida, mas um desvio que não quer dizer que se perdeu!!
    Muita força pra vc, pro marido e saúde para as meninas que logo estarão com vc!!!!

    Fica com Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Q blog lindooooooooooooooo, apaixonei! E vi q cheguei numa hora linda e importante pra vc, a de ser mãe e de "GÊMEAS", meu grande sonho.
    Que Deus lhe dê uma boa hora viu???
    To aki torcendo, e confesso: louca pra saber os nomezinhos e vê a primeira foto, já q percebi q vc adora fts.
    Um bj no coração e to linkando!
    bjss

    ResponderExcluir
  17. Tati, olha só... depois que a primeira bebê sair, vai ter MUITO espaço no seu útero e ela pode virar facilmente. Inclusive o médico pode dar uma ajudinha, caso ela não vire, com uma versão cefálica externa. Como o seu útero ainda vai estar bem flácido, é fácil de mudar a posição da bebê.
    Não deixe de deixar o trabalho de parto evoluir. É importante para massagear e fortalecer o pulmão delas!
    E se vc quiser mesmo o seu parto normal, sim, assuma o risco e tenha um parto normal primeiro. Depois, vcs veem se será preciso uma cesárea. Vc vai ter duas bebês pra cuidar, se conseguir evitar a cirurgia, vai ser mais fácil pra vc! Dê espaço pra segunda bebê virar!! Vc tem grandes chances que ela vire!!!
    E dando a oportunidade de parto normal pra pelo menos uma delas, sendo prematura, vc vai ajudar a fortalecer o organismo, facilita a saída dos líqudios de dentro do corpinho dela através da passagem pelo canal de parto...

    Se fosse comigo, eu, eu, eu, diria SIM, estou preparada para um parto normal e uma cesárea, caso seja necessária!

    bjs e boa sorte

    ResponderExcluir