segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maria e Isabella - 8 meses

Todos os dias eu acordo pronta para curtir o dia de duas bebês e não tem coisa melhor no mundo! Cada mês é uma novidade, uma nova descoberta, a entrega da personalidade de duas meninas idênticas, inseparáveis e tão diferentes.

 8 meses Estou curtindo muito os oitos meses e ainda que falte pouco tempo para chegarmos nos 9 meses, ainda dá pra fazer este post! Com oito meses, Maria e Isabella:

- Estão livres leves e soltas. O mundo delas ultrapassou a barreira do tapete de eva que ficava na sala para o resto do apartamento. Deixamos elas circularem dentro dos limites e explorarem bem o ambiente. É claro que, de vez em quando, a gente olha pro lado e tem alguém lambendo a roda do carrinho, o pé da cadeira, ou mesmo o chão de madeira. Faz parte. Estou achando até mais tranquilo agora, elas brincam bastante, se empolgam com uma nova descoberta e a gente não precisa ficar em cima o tempo todo, mas a atenção é mesmo constante. Grade de proteção já está instalada na porta da cozinha.

IMG_1019 Maria

IMG_1035 Bella

IMG_1069 
A dupla

- Está cada vez mais díficil tirar uma foto das duas juntas! Elas não param. Ah, e sim! Os tombos também chegaram. Algumas vezes, elas caem e nem percebem, não reclamam. Mas outras, choram. A gente vai lá, pega no colo e conforta. Outro dia li em um livro que a gente não deve falar "não foi nada, bebê, não doeu" porque a criança não vai poder perceber o que é dor e o que a faz sofrer, e isso pode influenciar a sua forma de lidar com os problemas do tipo no futuro. Achei que faz sentindo, portanto, estou colocando em prática. Consolo as duas com um real "tudo bem, doeu, mas vai passar".

IMG_1060 Antes do tombo

- Comem super bem. Não reclamam mais para comer a papinha, a não ser quando estão com muita fome. A última mamadeira do dia é que ainda oscila por aqui, às vezes elas tomam, e outras não. Mas a gente está tentando introduzir novos sabores pras duas, especialmente, as frutas. Elas experimentaram pêssego, morango, abacate nas últimas semanas e adoraram!

- A rotina está bem definida e flui. Quando a gente não consegue fazer tudo, fazemos algumas mudanças e elas aceitam bem. Só muda um pouco o horário de dormir, mas nada fora do comum. Geralmente é assim: elas acordam às 6h30, 7h, mamam e brincam. Umas 8h30, 9h, tomam um suco e dormem. A soneca dura no máximo uma hora. A gente sai para passear um pouco na quadra e umas 11h é hora de almoçar. Sempre uma papinha salgada e uma sobremesa.

Elas dormem umas 12h30 e ficam até umas 14h. Umas 14h30, elas tomam uma vitamina (leite com uma banana e/ou um mamão, e uma colher de mucilon de arroz). Depois brincam, brincam, bricam. Tiram mais uma soneca lá pelas 16h. Jantam umas 17h30, brincam, tomam banho e dormem umas 19h30, 20h. E aí vai nosso dia. Eu ainda acho que elas dormem pouco depois do almoço e poderiam cortar a soneca do fim da tarde, e isso acontece algumas vezes, mas deixo elas livres.

- O "não" chegou. Estamos começando a colocar limites e mostrar o que pode e não pode. Sem ficar repetindo o "não" toda hora, porque eu acho que perde o efeito se a repetição for excessiva.

- Elas estão engatinhando por todos os lado, mas nada de levantar. E dente? O que é isso mesmo? Nada, por enquanto, mas a gente também não tá com pressa não.

IMG_1097
 Azul e Vermelho

IMG_1106 "Mãe, dá pra falar pra Bella parar de comer meu tênis?"

IMG_1110

2 comentários:

  1. Agora fiquei confuso. Elas são iguais, mas achei a Bella mais parecida com vc e a Maria com o Marco. Hehehe!

    ResponderExcluir
  2. Elas estão lindas.. Parabéns, Tati! Ah, e adorei o modelito das duas! Beijocas

    ResponderExcluir