quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mulher de fases

É fato que a vida do bebê e, consequentemente, dos pais, é feita de fases. A gente aprende muito e sofre com elas, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Eu vejo que até os meus dias com as meninas têm suas fases. Em alguns momentos está tudo lindo, elas brincando quietinhas, de repente sai um abraço entre as duas, alguém faz um carinho em mim, elas "conversando" e eu sem entender nada. De vez em quando,eu choro um pouquinho de felicidade, de gratidão por estar vivendo aquilo. Ah, a vida é bela e doce. Melhor ainda, a vida é Bella e Maria. Mas, cinco minutos depois.... alguém rouba o brinquedo de alguém, alguém tentar tirar alguma coisa e não consegue, alguém fica frustrada por um motivo que você não consegue entender. E tem choro e é o caos. Uma verdadeira montanha-russa, assim é a maternidade (aliás, já disse isso aqui).

IMG_5274 Minha visão de hoje. Estava na cozinha fazendo almoço e percebo silêncio, ou seja, nunca um bom sinal. Mas quando entro na sala correndo, cada uma brincando no seu canto. Paz por alguns minutos. Às vezes, elas também precisam de um momento sozinhas

Nesses momentos de glória, no entanto, eu penso nas fases. Primeiro, em como a fase de bebê era fácil e eu não sabia. Mas, peraí, essa fase é fácil também. Mas, por que todas também são tão difíceis, gente? Viu? Não tem sentido. E o que me resta: aproveitar muito aqui e agora. Porque uma coisa é certa: a fase de bebê não volta mais e o que nos resta são as lembranças daqueles dias de loucura. Eu estava querendo que a próxima fase chegasse logo, que elas falassem, começassem a me entender melhor, tirar chupeta, vitamina (aka nosso leite) na hora de acordar e na hora de dormir, ir pra caminha, etc. E eu digo: pra que? Essas fases todas vão chegar e agora também é tão bom.

IMG_5278 Maria brincando de boneca. Cadê, minha bebê?

IMG_5285  
O mundo é todo delas, e eu só assisto

Essa fase tá boa demais e daqui a pouco a gente vai mudar, então relaxei. Vou aproveitar que elas estão na fase de acordar e ficar de preguiça no berço, que é uma delícia. Acordam umas 8h, vou lá dou "bom dia", troco todo mundo, dou a vitamina de banana, coloco uns brinquedos no berço e elas ficam lá até umas 9h. Enquanto isso, eu vou no banheiro, adianto almoço e tomo meu café com calma. Soneca é sagrado pra elas e, por isso, a gente não consegue sair muito na hora do almoço, por exemplo, e se elas dormem fora de casa é todo um processo. Então, pra que ficar lutando contra isso? É só uma fase. À noite, dá 19h e parece que dispara um relógio. Elas começam a se aninhar, reclamam, às vezes deitam no chão, chega ao ponto da gente falar: "vamos dormir?" e corre todo mundo pro quarto. Pode? Fase boa, gente!

IMG_5299IMG_5300 Bella em dois atos, mesmo minuto 

Acho que é importante insistir nas coisas, cada fase tem suas funções, e é preciso colocar limites e métodos em prática, mas sentar e apreciar também vale a pena. Todos os dias eu acordo e penso: "que aventura me aguarda hoje com as meninas?". Todos os dias eu olho pras duas e penso: "como eu posso ser tão sortuda?" e um tanto de amor me invade que eu nem sei explicar. E que venham mais, os desafios e as delícias.

4 comentários:

  1. oi, só não podia deixar de te dizer como me identifico com você e sua forma de ver a maternidade e de se relacionar com ela.... sempre me emociono, me alegro com você e suas pequenas.
    OBRIGADA
    :)

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia mesmo ver eles brincando, adoro observar meu pequeno concentrado em alguma atividade, não vejo a hora de ver mais dois pela sala descobrindo tudo.... terei 3 meninos brincando, sei que tem dias que vão me levar a loucura, mas sei que será maravilhoso!!!!
    Obrigada pela dica dos kits de berço!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que toda mãe tem essa ansiedade interior e passar logo pras proximas fases rsrs Hoje eu percebo o quanto eu curto melhor Alice e Arthur pq ja tive uma primeira experiencia e sei que racionalmente pensando sera a ultima vez e que vai passar tudo muito rapido e logo eles vao estar indo pra escola aprendendo a escrever o nome, falando pelos cotovelos e se manifestando de todas as formas. Aproveita bastante pq elas ainda são bebes sim e novas aventuras vao logo chegar sem vc perceber. Por mais que estejamos em casa com eles, acompanhando tudo de camarote fica aquela sensação de que não foi suficiente...

    ResponderExcluir