sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A espera de um bebê

Eu já escrevi isso aqui no blog, mas preciso ser repetitiva: essa gravidez tem sido transformadora pra mim. Assim como o nascimento das meninas, mas no caso delas de uma forma muito menos consciente, esta foi uma oportunidade de superar medos, rever conceitos, superar e me descobrir de novo. Nem acabou ainda e já sinto falta, mas tenho certeza que o bebê vai continuar me ensinando muito, assim como as irmãs. Pois bem, chegaram as últimas semanas da gravidez e com ela veio a ansiedade. O desejo de ver o bebê bateu forte, claro, é quase fisiológico e completamente normal sentir isso. Mas como lidar com isso? Na minha primeira gravidez não senti isso porque as meninas nasceram com 34 semanas, então foi algo totalmente novo.


Isso xadrex é minha barriga ;)

No começo da semana, eu comecei a sentir contrações ritmadas, 10 em 10 minutos.  Pensei: "eba, será que o bebê já vem?". Mas sabia que provavelmente eram os tais dos pródomos. Mandei mensagem pro médico, doula, avisei marido e ainda liguei pro meu pai pra ele comprar uma última coisa da lista que estavam faltando. Meninas estavam dormindo, então, fui arrumar as gavetas da cômoda do bebê para não ficar pensando no assunto. Depois elas acordaram, recebemos uma visita e no fim da tarde as contrações já tinham passado. Ahhhhhhh. Mas o ciclo da ansiedade já tinha se instalado. Família ficou em polvorosa e eu e o Marco ficamos com aquele pensamento: será que é amanhã? Podia, mas também pode ser na semana que vem ou na outra ainda. Não há controle,  minha gente! Mas não interessa, a ansiedade bateu forte e tinha vindo pra ficar.

Então, teve que rolar um processo. Não queria fazer mais nada, manter compromissos, fazer coisas, só esperar o bebê. e isso não estava dando certo Conversei com a minha doula e com o Marco e, comecei a ver as coisas de modo diferente. A primeira coisa foi perceber que são raríssimos os casos em que o bebê nasce com menos de 40 semanas (leia-se: de parto normal). Me apeguei, de novo, ao lema "vivendo um dia de cada vez", fui fazer uma sessão de acupuntura para melhorar as dores no ciático e marcar um encontro com os amiguinhos das meninas. Coloquei na minha cabeça um novo prazo, perto da minha lua, e se não tiver chego até lá, crio um novo prazo. E, milagrosamente, parei de acordar e pensar: "será que vai ser hoje?". Fui fazendo essas pequenas coisas e consegui me libertar. Pode parecer simples mas não é, pode parecer difícil, mas é totalmente possível. E lá fui eu aprendendo mais uma vez.

7 comentários:

  1. Estou vivendo exatamente a mesma coisa, e como é difícil né? Amigas de menos tempo já pariram e eu continuo aqui. Minha barriga é a maior de todas as conhecidas, e continua crescendo, e aqui. Pródromos e pródromos, dia, tarde e noite. E tudo continua aqui.... são nossos filhos nos ensinando a ter paciência ainda dentro de nossa barriga!! :D (obs: mas iremos sobreviver!!!)

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati! Vai curtindo a barriga e as mexidas do bebê. Minha filha nasceu de 38 e 5 dias, parto normal e quase sem pródromos. Foi tudo muito rápido. Depois do parto senti uma falta da barriga. A hora vai chegar linda e arrebatadora. É só esperar. Por mim podia esperar até 42 semanas feliz da vida. Bjos e uma linda hora

    ResponderExcluir
  3. Estava aqui no meu cantinho vendo e revendo este blog que eu ADORO e relembrando as minhas duas gravidez que pr mim também forão tranformadoras, nunca consegui chegar até a tal das 40 semanas, começei a ter contrações muito cedo; A primeira atravéz de muuuuitooo repouso consegui chegar até 37 semanas, na segunda tudo ficou mais tenso, tinha acabado de completar 33 semanas, quando o Théo resolveu nascer, fui muito complicado mas graças a Deus ele foi bem forte, nasceu com muita saúde cheio de energia hoje com dois aninhos ninguém diz que nasceu prématuro; Aproveita bem esses ultimos instantes que devem ser bem cansadivos mas que são muito importante pr nossos filhotes...

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, no final da gravidez a ansiedade é grande mesmo, mas já falta pouco, daqui a nada o bebé estará nos teus braços. Eu que ainda estou com 22 semanas de gestação já estou ansiosa, imagina, rsrs, ainda falta um bocado para mim e eu nem devo pensar na tal da ansiedade, mas no teu caso, é normal estar ansiossa, afinal, falta pouquíssimo para ele ou ela nascer. Que corra tudo bem. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tati, sonhei que o bebê tinha nascido! uma menininha cabeludinha linda, no sonho maria estava toda carinhosa com você e bella arredia, estranhando a situação hehe

    ResponderExcluir
  6. Todos os dias fico pensando se teu bebê já chegou! Ainda bem que tem o insta pra matar um pouquinho nossa ansiedade! rsrs! Imagino como deve ser essa espera pelo bebezico! Estou bem no comecinho da gravidez mas às vezes bate essa vontade louca de ver logo meu baby, então imagino muuuuuuito bem como vc tá agora! rsrs! Boa hora pra tu, Tati! Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Tati, minha data prevista pro parto é dia 12/03, daqui a uma semana - será que nossos babies nascerão no mesmo dia? Tenho acompanhado teu blog pra tentar distrair um pouco a cabeça, porque a ansiedade aqui também está a mil por hora, e olha que é meu segundo bebê. Uma boa hora pra gente e que nossos bebês venham com muita saúde (e no tempo deles - mas que seja logo! =cP)

    ResponderExcluir