terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Contrações de treinamento - o quê, onde, quando, como?

Outro dia postei no instagram (@familiamoderna) perguntando pra todo mundo quem gostava ou não gostava, sentia, sabia, ou queria saber sobre contrações de treinamento e recebi dezenas de respostas diferentes, obviamente. Tinha gente que gostava (como eu), outras que não gostavam e até aquelas que nunca tinham sentido. Eis que resolvi escrever um post sobre isso já que ficam dúvidas e questionamentos no ar quando o assunto são as contrações. Mas a única forma que eu posso comentar sobre isso é contar a minha experiência, afinal, não sou médica nem especialista, mas sou grávida e estou sentindo várias por dia. Também tenho estudo muito sobre o assunto, adorando descobrir e ver o meu corpo trabalhar para o parto. Então, vamos lá:

O quê - O útero contrai e a barriga fica dura. Pode acontecer em diferentes horas do dia e diversas formas. Pode ser quando a bexiga está cheia, você levanta ou muda de posição muito rápido, caminha, anda, respira, basicamente isso. E, sim, elas são normais e não precisam de remédio. Segundo Michel Odent, no livro Renascimento do Parto: "O útero é um músculo e não um receptáculo inerte. As contrações exercitam e fortalecem os músculos uterinos e podem propiciar o estímulo que o bebê necessita". Então, vamos ver pelo lado positivo: seu corpo está se preparando pro parto. Geralmente, essas contrações são espaçadas, ou seja, não são regulares (acontecem de 5 em 5 minutos, por exemplo), elas vão aparecendo ao longo do dia. E já no final da gravidez elas podem se tornar doloridas, seguidas de uma cólica muito parecida com a menstrual. Agora, se elas forem muito perto uma da outras, de 3 a 5 minutos, por exemplo, e mais doloridas, avise para seu médico e repouso!

Eu tive dois episódios de contrações mais fortes. A última na semana passada. As contrações não estavam regulares, mas vinham bem perto uma da outra e eram bem doloridas. Repouso e muita água na hora, fui examinada e nada de dilatação. Ufa. Confesso que fiquei com medo de um parto pré-maturo e por isso estou seguindo as recomendações médicas, mais repouso, menos afazeres doméstico (leia-se lavar várias pias de louça por dia e passar vassoura constantemente ou pegar as meninas no colo, o que me deixa de coração apertado, de fato). Dei uma parada e no mesmo dia melhorou. Ufa! Mas não estou tomando remédio algum, apenas descanso.


Pés pra cima e conhecimento: duas bases para uma gravidez tranquila

Onde - Obviamente, no útero, ué! Eu acho engraçado é que dá pra gente não só sentir o útero contraindo, mas se você sentir a sua barriga ficar dura e colocar as duas mãos (uma de cada lado) na parte baixa da barriga vai sentir o útero contraindo, literalmente fazendo força e é basicamente isso, minha gente. Sinta seu corpo, deixe a contração vir, tudo faz parte de uma ciência mágica e natural que vai te preparar para receber seu bebê, ponto final. Entre os especialistas humanizados, inclusive o Michel Odent, muito se discute sobre como os médicos hoje em dia dão remédios para "parar" essas contrações que fazem parte do processo e servem para ajudar você a dar a luz ao seu bebê, nada mais que isso.

Quando - As mulheres começam a sentir essas contrações de treinamento a partir das 20 semanas de gestação. Muitas sentem apenas no final, outras sequer percebem que estão sentindo contrações.A partir das 30 semanas eu comecei a sentir bastante e elas ficaram mais doloridas.

Como - É claro que se elas ficarem muito doloridas e perto uma da outra, é sinal de que você precisa de repouso, dar uma parada agora resquisitada pelo seu corpo. Mas pense como uma forma de escutar o corpo e deixar o bebê se preparar. Como saber se uma contração é verdadeira e outra de treinamento? Como dizem os médicos, "você vai saber", ou seja elas vão ser bem doloridas.

Além das contrações de treinamento, ainda exista mais um termo que serve como um aviso final para o trabalho de parto, os pródomos são contrações irregulares mais constantes que vem e vão e são o início do trabalho de parto, podem durar dias ou horas apenas.

Minha experiência 1 e 2  - Não é preciso ter medo das contrações, mas pensar justamente por esse lado positivo, é seu corpo em treinamento. Acho que tudo depende da confiança da mãe, a informação que você tem e, claro, da equipe que te acompanha no pré-natal. Outro dia eu estava na fila dos Correios e uma outra gestante que estava do meu lado começou a contar pra todo mundo da fila que tinha sentindo contrações e estava tomando remédios para parar "Um horror, se eu sentir qualquer outra, meu médico disse que eu tenho que ir correndo pro hospital". Eu não disse nada, apenas consenti, mas fiquei pensando que pena que o médico dela não explicou a situação e trata um fenômeno natural como preocupante. Não sei da situação real dela, mas vejo isso acontecendo com muita gente. Médicos que tratam a gravidez como uma doença e não como algo real. Eu digo isso porque na gravidez das meninas senti contrações, o que eu descrevia pra minha médica como "barriga dura" e ela sequer me explicava o que era aquilo, só que era preocupante, "Corre pro consultório agora", me enchia de remédios e nóias na cabeça de uma mãe de primeira viagem, tive até uma internação, que olhando pra atrás acho que foi totalmente desnecessária. É claro que eram duas, mas acho que poderia ser tratado de outra forma. Como eu disse, eu agora tive dois episódios de contrações fortes, muito mais do que na época das meninas, e tratei de forma completamente diferente e fui tratada por quem me atende também. Informem-se porque a melhor coisa de ser uma família moderna nos tempos modernos é ter acesso ao conhecimento e poder fazer escolhas conscientes.

E vocês? Já sentiram as contrações de treinamento? Gostam ou não gostam? Nunca sentiram. Compartilhem também.

42 comentários:

  1. Sinto bastante, nas mesmas condições que descreveu. Se fizer muito esforço ou a bexiga estiver cheia. Mas nunca cheguei a comentar com meu médico, mesmo porque com o acompanhamento tenho visto minhas meninas evoluirem bem,então achava que eram elas tentando encontrar uma posição melhor aqui dentro,rsrs. Mas fico feliz e grata pelos esclarecimentos. Adoro seu espaço aqui e leio tudo que posso sobre gemelares :-) Suas experiências tem me ajudado muito a acalmar a ansiedade. Renata, esperando Manuela e Geovana, 31 semanas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando eu estava grávida comecei a sentir as contrações de treinamento mais ou menos com 28 semanas, só que eu não sabia o que eram! Achava que era a minha filha se mexendo! hehe Eu adorava, como sempre adorei curtir cada mexida e chute. Cheguei até a fazer um filme da barriga se mexendo, super legal!! Aí um dia fui na médica e senti e ela disse "opa, uma contração!" e aí que eu realmente descobri o que era.
    Eu amei tanto ficar grávida, acho que fui uma privilegiada, pois quase não tive incomodos, então às vezes eu fico louca para engravidar de novo, só que aí me lembro que vem um bebê depois, né, então me seguro um pouco! hehehehe

    E quanto a pegar as meninas no colo, deve ser difícil pra caramba dizer não! A minha filha é uma viciada em colo... Com 1 ano e 7 e mesmo assim toda hora ela fala "qué mamãe" e aí já viu, né... colo!! Minha sorte que ela é leve, mas fico pensando se eu engravidar de novo que complicado que vai ser! Haja coluna!

    bjs Tati

    ResponderExcluir
  3. Ah, Tati, só uma coisa que é legal falar também é que no começo da gravidez as contrações podem ser mesmo um risco, né? Qualquer coisa mais forte, aí é bom ligar pro médico...
    E eu tive muita cólica no comecinho da gravidez, ficava super assustada... mas graças a Deus, não era nada, super normal segundo minha médica amada e querida! bjs de novo, Tati

    ResponderExcluir
  4. Eu senti sim, mas não sabia que eram contrações de treinamento. E não sentia dor nenhuma, apenas que a barriga endurecia e parecia estar fazendo força. Incomodava um pouco, mas não pq tinha qualquer dor, era um incômodo como aqueles qdo o bebê começa a chutar e coloca o pé nas costelas da gente.

    ResponderExcluir
  5. As minhas não foram doloridas, nem as de treinamento nem as de verdade; entrei nos tais pródomos e nem sabia. Só descobri que estava dilatada (5cm) na consulta de rotina com a GO. É aí que entra a necessidade de informação (as consultas da GO eram vapt vupt, ela nunca me explicou realmente o que eu poderia sentir ou não) e o conhecimento do próprio corpo. Para a próxima gravidez, planejo procurar outro médico, que ofereça um atendimento mais cuidadoso e dedicado. E digo mais: uma amiga está na terceira gravidez e nem sabia que as contrações de treinamento existiam.

    ResponderExcluir
  6. eu sinto sempre que faço muito esforço, caminhar, faxina, etc... eu não gosto pq as minhas são sempre doloridas e a sensção de barriga dura piora minha falta de ar, mas sei que eh normal, deito e tomo agua que logo passa. bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho problema respiratório e as vezes as minhas vem bem doloridas aí já viu, procuro beber água e ir ao banheiro pra melhorar

      Excluir
  7. Oi, Tati! eu to de 24 semanas e até agora não senti. Aliás, já senti a minha Sementinha mexer, mas as vezes fico na dúvida se meu intestino que tá trabalhando estranho ou se é a Sementinha mesmo. Primeira gravidez é tudo novo, a maioria das mamães sentem muito medo. Eu aqui to lendo bastante e me informando. Moro nos Estados Unidos, mas de férias no Brasil fui num GO (só rotina mesmo) e ele me disse que tinha pena de mim porque lá eu terei PN e que está "comprovado" que cesárea é SEMPRE melhor pro bebê. Tive que discutir com ele em pleno consultório! Mas quem não tem informação acredita, é claro! Afinal ele é um médico... um médico que dá informações erradas às suas pacientes. Uma pena!
    Beijo,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, q absurdo... Fique super tranquila quanto ao PN!! Não é um bicho de 7 cabeças! eu tive um que foi excelente e pra te dizer a verdade, eu sinto muita saudade só de relembrar como foram aqueles momentos! quase não senti dor! Tati, xará da blogueira

      Excluir
    2. Tomara que o meu seja assim também, minha primeira menina Júlia 36 semanas.

      Excluir
    3. Oi estou com 39 semanas, e sinto a barriga dura e forçando pra baixo, e as vezes acontece com tanta força que parece que ela vai sair...rsrs
      Mas não tenho dor!

      Excluir
  8. Ainda bem que eu tenho um médico super bacana, senti dois dias seguidos com muita dor, até pra ficar sentada, liguei pro meu médico, fui lá, e ele me explicou tudo, e disse que só com repouso isso iria passar. Eu sinto essas contrações todos os dias, e ele disse que elas vão aumentar de freqüência e dor a medida que for ficando mais perto do parto, então, só posso fazer uma coisa, deitar e relaxar. Acho meio absurdo os médicos tratarem tudo o o que é natural como algo patológico ou perigoso. Adorei que o meu obstetra explicou direitinho que o movimento que o bebê tá fazendo pra encontrar a saída faz com que essas contrações ocorram, e à medida que ele for encaixando vai doer, porque ele tá forçando a bacia afastar pra dar passagem… enfim, só é complicado porque to com 33 semanas e ainda to trabalhando, e às vezes a adrenalina dos casos aumenta a intensidade, então vou tirar a licença já já, e eu achava que ia segurar até parir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha encaixou com 28 semanas, fiquei com medo de ter prematuro, cada mexida que ela dá lá em baixo sinto uma dor, agora estou com 36 semanas, quando começo a sentir já
      procuro relaxar beber uma água ir ao banheiro , como é a primeira gestação cada dor é um medo

      Excluir
  9. Ola....estou c 38 semanas e as contraçoes d treino vem todos os dia...bastante dolorosas!!! sei q ainda não eh TP...pois sou mãe d degunda viagem e enfermeira! Rs.....fica mais fácil de distingui-las!!!! Meu primeiro filho nascer d PN e essa tbm será ! Mto bom....doi bastante...mas eh o natural!
    parabéns aos posts
    Elke

    ResponderExcluir
  10. Estou com 38s e 5d com contrações irregulares, pontadas no pé da barriga e cólicas não muito fortes mas que causam a sensação de que o bebê está saindo. Isso é normal pra idade gestacional ou pode ser início do TP? É minha terceira gestação mais to preocupada pois nas anteriores não senti isso, apenas vontade de fazer xixi e pernas travadas na primeira e na segunda apenas perdia líquido.

    ResponderExcluir
  11. Vc disse no texto que é comum sentir à partir de 20 semanas, mas todo mundo fala que é preocupante antes de 32... Agora fiquei na dúvida! Estou pra fazer 28 semanas e senti varias vezes no mesmo dia, bem doloridas, e descansar não adiantou nada, nem mudar de posição. Só sei que a barriga fica dura, o osso da pelve dói, as costas doem, a barriga toda dói, e minhas coxas doem como na menstruação. Será que eu devo me preocupar? Tomei remédio pra dor, mas nada fazia efeito. Não liguei pro médico pq já fui pra emergência com dor nas costas antes, e ele me passou Tramal pros casos extremos, e disse que eu só deveria voltar pro hospital se tivesse perda de líquido ou sangue, e nenhum dos dois aconteceu...

    ResponderExcluir
  12. Por favor me ajudem! estou de 14 semanas e quando fico muito tempo deitada sinto minha barriga ficar dura.. geralmente só de um lado.. fica tipo um calombinho duro.. será que já posso estar tendo estas contrações de treinamento? mas acho muito cedo.. :( falei hj para o GO na consulta e ele disse que é normal.. será gente? sou mamãe de primeira viagem estou com muito medo.. Bjs a todas vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perfeitamente normal. Esse "calombinho" é justamento o bebê.

      Excluir
  13. Gente eu senti essas contraçoes apenas dois dias, estava com 18 semanas. Será que eram contraçoes mesmo ou eu confundi.

    ResponderExcluir
  14. eu estou sentindo isso agora e sempre achei que era o bebe empurrando a barriga agora da mais vezes e doi tmbm muita falta de ar eu preferia não ter essas dores

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o post....é perfeitamente normal, apenas contrações de treinamento,a menos que estas venham seguidas de outras coisas...como sangramento,perda de líquido e etc...estou com 38 semanas e as minhas estão mais intensas. Beijos a todas

    ResponderExcluir
  16. é verdade muitas maes d primeira, e ate segunda viagem tomam remedio para as contraçoes diminuirem, mas isso tbm o medico deve explicar q devemos´passar po elas(contraçoes)
    Eu estou de 36 semanas , semana passada já começou a mudar, a dor é mais forte, as vezes colicas. Respira fundo e muda de posiçao, é o jeito!
    Bom parto pra todas. bjoss

    ResponderExcluir
  17. Ola meu nome e jaqueline estou com 38 s. E 6 dias hoje comessei a senrir minha barriga ficar dura e doer. So q uma atras da outra essas dores sera que e norma

    ResponderExcluir
  18. Oi estou com 38 semanas 5 dia e faz uma semana q estou com colicas e contraçoes fui p hospital mais me mandaram p casa e tomar buscopanduo estava sem dilataçao meu parto é p dia 17 tamara q consiga chegar ate la confio q Deus estar no controle boa sorte p todas q estao a espera entrega teu caminho ao Senhor confia nele e o mais Ele fará bjs

    ResponderExcluir
  19. Não é bem assim também, cada caso e um caso, eu comecei a ter com 20 semanas, acha ser normal, com 22 semanas comentei com o meu médico. Ao fazer o exame de toque percebeu meu colo amolecido, se forçar consegue chegar na bolsa. Repouso e remédio para parar as contrações, se deixar elas vão afinando.cada vez mais o colo e o parto prematuro irá acontecer. Então, é sempre bom conversar e confiar no seu go, nem todas as mulheres são iguais :)

    ResponderExcluir
  20. Eu tbm senti essa contrações. ....estava trabalhando e fico muito tempo em pé por horas, mas pela manhã logo que cheguei a empresa depois que tomei o café da manhã, minha bebê começou a se mexer bastante e durante o intervalo do café até o almoço ela ficou bem agitada....até brinquei e falei hoje vc tá que tá hein nem em Rsrsrsrsrs, mas depois do almoço comecei a sentir um desconforto a barriga endurecendo muito e constante aí veio as colicas forte e dor nas costas. .....fui parar no hospital mas graças aDeus estava tudo bem......mas que eu fiquei assustada eu fiquei. ..achei que minha florzinh queira nascer antes da hora.....Estou de 28 semanas que é sete meses Bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu tive também, mas no começo achava que era normal, achava que era minha bebê, pois ela mexe muito, só identifiquei que era um problema com 24 semanas, senti uma dor nas costas horrível e a dor descia para as pernas, fiquei de repouso, pois tive um sangramento em seguida e as contrações não paravam, eram sequências. Fiz exames e estava tudo ok com a placenta e com a bebê, porém estava com uma infecção de urina altíssima, agora estou tratando a infecção e tomando remédio para diminuir as contrações, hoje fazem 18 dias q estou de repouso e a 2 dias ja estou me movimentando mais, mas segui todas as recomendações do meu médico. Cada caso é um caso, contrações de treinamento são normais desde que seus exames tenham indicado isso, infecção urinária causa partos prematuros. Cuidado.Tenham cuidado com isso. Agora estou mais tranquila, mas agradeço a Deus por ter sido muito bem atendida na emergência. Beijos. Boa sorte a todas, que seus bebês venham com muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As contrações de treinamento não causam dor e nem sangramento, apenas a barriga fica dura por alguns segundos e geralmente mudando de posição, tomando água ou indo ao banheiro, interrompem às contrações. Em casos sérios, como contrações devido a uma infecção urinária, com certeza deve-se ir ao médico imediatamente, ainda mais sabendo que a infecção urinária aumenta as chances de um parto prematuro.

      Excluir
  22. Ola gente estou de 28 semanas e estou sentindo muitas dores bem fortes na barriga e nas costas as vezes ate nas pernas minha barriga fika bem dura e sinto komo se estivesse fazendo força isso ocorre por varias vezes por dia isso começou a uns quatro dias e conforme a barriga enduresse a dor na barriga fika mais fortr e ate agora houve so um pinguinho de sangue na calsinha....algumas d vcs ja sentiram a msm coisa ??ou sabem me dizer o q signigica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor se. vc mudar a atividade fizer um repouso e melhorar podem ser de treinamento
      conforme o trabalhar do utero pd ter um leve sanguinho d alg veinha q se rompe ou apos rekacoes ou esforcos fisicos
      mas se for daquels q pingam no vaso e molham a calcinha ai vai ao ps avaliar oq pd ser alguma outra coisa se ele vier acomoanhado de um corrimento. q parece clara de ovo ou catarro pode ser o tampao mucoso nesse caso indicaria q houve dilatacao (meu caso) mas va no medico p ficar tranquika e descanse muito eu comecei assim la pras 24 semanas tive qutro sangramento perda do tampao e dilatacao no meu caso entraram c medicacao p madurar o pulmao do bebe agr tenho td isso mas so volto qd a bolsa estourar rars bjs boa sorte

      Excluir
  23. Estou de 33 semanas e tenho contrações a umas 4 semanas, porem semana passada cheguei ao hospital com contrações de 5/5min e apenas 1cm de dilatação , me fizeram injeções de corticóide, me receitatam dactil ob e progestan, mesmo assim contínuo com dor nas costas e cólica, alguem já passou por isso? O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To assim tb 33semanas e repouso absoluto tem dois meses. ja q sinto contrcaoagora perdi o tampao e to dilatada rs tomei corticoide e to aqui na esoera. do Joao
      anciosissima. tomo esses remedios desde a. 24 semana se n me engano

      Excluir
  24. Sinto essas contrações não estão espaçadas como dizem e dores estou preocupada alguém mi da uma luz

    ResponderExcluir
  25. Bom meninas em se tratando de gestacao, nem tudo e normal
    contracoes antes da 37 semana pode ser sim indicios de um trabalho de parto prematuro
    entao fiquem atentas a outros fatores tambem
    la pra 22 semanas comecei sentir muitas colicas e minha medica disse q era normal. eu bati o pe e disse q nao pq minha primeira gestacao foi de risco e oerdi na segunda.
    ela me receitou utrogestam e pediu repouso relativo, dai p frente comecei ter leves sangramentos e as contracoes nao param
    ai veio. a perda do tampao mucoso,dilatacao e mais sangramentos, ja internei duas vezes e tomei corticoide
    Sera q vai demorar muito p nascer rs
    33semanas agora
    o. q eu qr passar p vcs e q ng melhor q vcs msm p saber se e normal ou nao fiquem atentas a qq sinal afinal. e a vida do bebe d vcs q ta em. jogo nao deixem q te digam o. q e ou nao normal qd esriverem na duvida troquem informacies busquem opinioes difwrentes e observem seus corpos
    bjsss

    ResponderExcluir
  26. Eu estou gravida de gemeos e estou com 28 semanas e sinto as contraçoes e muito gostoso adoro

    ResponderExcluir
  27. to com sete meses sinto direto meu uteró contrai essa e minha segunda gestação na primeira só sentir ja com nove meses mas eu não mim assusto faço repouso ai passar e tenho confiado em Deus.



    ResponderExcluir
  28. Nem tudo é tão simples como a dona do Blog quer fazer parecer...Me desculpe! Se as contrações de treinamento forem ritmadas, mesmo sem dor, elas podem SIM afinar o colo do útero e causar um parto prematuro! Por isso, é importante SIM procurar um bom médico, para INIBIR as contrações. Não é simplesmente deixar rolar... Só não é preocupante se não forem ritmadas ou se forem próximas ao parto. Fora isso, são motivo de atenção e cuidado!

    ResponderExcluir
  29. Nossa muito bom eu estou passando por isso estava com muito medo já e minha segunda gravidez na primeira não tive quando sentir a dor já foi contrações mesmo mas nessa to tendo muita do contrações ja estava com medo

    ResponderExcluir
  30. Realmente não é tão simples quanto parece e cada caso é um caso. O correto é ter acompanhamento médico e esclarecer todas as dúvidas. Apenas o profissional que conhece seu caso e te acompanha no pré natal poderá dizer se vc pode ou não "relaxar".

    ResponderExcluir
  31. MS.
    Boa tarde, a todas!
    Sou mãe de primeira viagem estou com 22 semanas e estou sentindo minha barriga ficar muito dura que sinto falta de ar, só que lendo todos os relatos de contratação de treinamento, falam que só um lado fica dura, mas eu fico com a barriga toda dura.
    Já falei com a GO, elas falam que é normal,tratei um pequena infecção urinária mas continua, fico com muito medo pois já tive 3 sangramento, mas com o colo do útero fechado e tudo bem com o meu bebê. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  32. Nossa eu sinto a barriga ficar dura varias vezes por dia.. Tipo de 10 a 15 vezes e ja ta bem dolorido com intervalos de 15 minuto e ... Estou de 30 semanas e estou bem preoculpada ... Isso é normal?

    ResponderExcluir
  33. Nossa eu sinto a barriga ficar dura varias vezes por dia.. Tipo de 10 a 15 vezes e ja ta bem dolorido com intervalos de 15 minuto e ... Estou de 30 semanas e estou bem preoculpada ... Isso é normal?

    ResponderExcluir