quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sobre ser mãe, empreender, escolher, família e um convite

Quem acompanha o blog ou o @familiamoderna no instagram viu que desde o ano passado eu tenho feito bolos. Muitos bolos. E disso nasceu a Komboleria. Era pra ser uma coisa pequena. Depois que o Marco passou a trabalhar seis horas nossa renda familiar caiu bastante e eu estava pensando em um jeito de ajudar um pouco e ganhar um dinheiro a mais. Eu fazia bolo aqui em casa quase toda a semana e ficava inventando receita com o legume ou fruta, que tinha na geladeira. E o melhor: as pessoas gostavam! Então, pensei: “hum, em Brasília não tem uma opção de lugar para comprar um bolo diferente e saudável, que não fosse carregado de açúcar e manteiga”. Pronto, vou fazer bolo pra fora. Coisa pequena, uma encomenda aqui e outra ali, quem sabe em uns dois anos não virava um negócio.

Na mesma época, o meu irmão estava querendo mudar de rumos. Ele tinha comprado uma Kombi e numa dessas conversas depois de um almoço em família, nem me lembro mais quem disse: “a gente podia vender os bolos na kombi”. Aí começamos a viajar num plano de negócio muito louco. Mas, como nada na minha família fica apenas na ideia, a coisa começou a tomar forma de verdade. As encomendas começaram a aumentar e em pouco tempo me vi colocando a minha geladeira na sala para um forno industrial caber na minha cozinha. Desde do começo, a minha ideia era fazer alguma coisa em casa, que eu pudesse ficar com as crianças e sempre perto delas. No papel é lindo e ideal, na vida prática nem tanto. A minha casa ficou um caos, as meninas sempre impacientes, eu só amamentava o Francisco e já colocava ele no tapete pra brincar e ia fazer os bolos. Por outro lado, o negócio estava crescendo e ficava cada vez mais conhecido. Nesse processo todo, eu e meu irmão sofremos com o orçamento restrito, com as incertezas de abrir o negócio. Passamos por altos e baixos todos os dias, muita vontade de desistir várias vezes. Empreender não é fácil mesmo.

Passei meses me questionando enquanto íamos trabalhando. Até que chegou um ponto onde ou gente colocava pra frente ou desistia. Pensei muito e cheguei à conclusão de que com três filhos não dava pra me entregar do jeito que um novo negócio precisava. Não tinha sido essa a minha escolha quando tive filhos e todo esse processo de "faz ou não faz" estava me deixando triste. Eu, confesso, me via atrasando o meu irmão e o desenvolvimento da Komboleria. E me vi no dilema que muitas mães modernas passam, de trabalhar ou ficar em casa, terceirizar ou não a criação do filho e se existia o ideal. Será que era isso que eu queria mesmo? Afinal, o que eu queria fazer? Bem, descobri que para isso não há solução pronta. E se cada pessoa segue seu destino e eu estava percebendo, mais uma vez qual era o meu.

Até que no fim do ano passado, meu irmão resolveu ir além do foodtruck e abrir um espaço gastronômico. E eu vi que não ia conseguir acompanhar, Agora, a família inteira, meu pai, minha mãe e minha cunhada, estão super empenhados pra ver o negócio prosperar. Uma loja para vender os bolos, mas também para servir de encontros criativos, por isso no segundo andar vão acontecer vários cursos por lá. Eu percebi que não posso participar ativamente do processo, mas vou continuar na consultoria de receitas e na agenda dos cursos E vamos ver onde o vento nos leva.
  

Untitled Francisco na loja

Agora vem o convite. No sábado é a inauguração da loja, finalmente, e adoraria ver todo mundo lá! Vai ter muito bolo, foodtrucks, pula-pula pras crianças e diversão para as famílias modernas. Nos vemos lá?
11001257_10200510619765934_506483461_o(1)

5 comentários:

  1. Que demais! Com certeza é uma família iluminada! Já deu certo! prosperidade e luz pra vcs! estarei sempre acompanhando e me inspirando, quem sabe um dia tomo coragem de encarar a vida com essa leveza. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Tati.... Eu achei o blog na gravidez... Sumi e reapareci bem desesperada quando eles tinham uns 5 ou 6 meses te enchendo o saco pra saber quando tu ficaste sozinha com as gurias pela primeira vez... Lembro que logo me respondesse e eu virei seguidora do insta... Vi o Fran-Chico crescer e chegar... E a idéia dos bolos nascer... E desde quando cheguei por aqui penso em fazer algo em casa pra ajudar no orçamento.... Sempre pensei em costurar... Coisa que gosto... Mas eu ainda não consigo achar tempo pra fazer isso com eles... E eles já vão fazer 2 anos... Te admiro!!! Sabrina Petermann

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é ver um sonho começar pequeno e tomar conta da gente! Fico muito feliz em ver mulheres como você, super empreendedoras e cheia de ideias legais. Acompanho o seu blog tem um tempo, mas não imaginava que você tinha relação com o komboleria (sinal que tem tempo que não leio!). Fui no evento de inauguração e amei o espaço. Também tenho uma empresa aqui no CA e nossa região é bem carente desses lugares legais e gostosos. Podíamos marcar um encontro para nos conhecermos e pensar numa parceria bem bacana. O que acha? Vou te enviar um e-mail! Beijos, Tâmara Roli, NutriChef

    ResponderExcluir
  4. oiee!!
    ai..sabe que até me confortou ....pq esse sentimento tb tava me invadindo avassaladoramente!
    ainda mais que eu, tive que voltar a trabalhar fora...e a atenção pros meninos e marido, cadê?!
    eles sentindo falta e eu me sentindo um lixo. ate que realmente parei e pensei e me conscientizei que não é este o momento, eu nao tenho como me dedicar a um inicio de negocio da forma como seria. os pedidos vao crescendo e o tempo diminuindo e com eles pequenos bem mais complicados ne.
    to so na parte administrativa e fazendo conforme meu tempo meu artesanato, pra feiras e tal, sem compromisso de datas.
    mas fiquei mega feliz de ver a inauguração do espaço, demais tati!
    vais poder estar por perto, fazendo o que der e melhor, em família!
    parabens!
    saudades daqui!
    beijoooossss

    ResponderExcluir
  5. Cheguei ao blog através de uma dica de receita. Aí descubro a komboleria no meio. Já sigo vcs faz tempo. Q surpresa agradável. Brasília eh super carente de lugares assim. Estou na torcida que de certo. Tenho uma filha de três anos e um grande desafio eh ter tempo p cozinhar de forma saudável. Qualquer dia apareço p fazer um curso. Vcs são criativos demais. Parabéns.

    ResponderExcluir