quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mãe de dois + dois - Erika Berbert

Vamos começar o texto corrigindo o título, a Erika não é mãe de dois, mas de quatro! Ela descobriu durante a terceira gravidez que estava grávida de gêmeos e a família aumentou muito mais do que esperado. São as maravilhosas supresas da vida, que essa mãe moderna tirou de letra! Hoje, ela se divide para cuidar da Lara (4 anos), Lucas (2 anos e 9 meses) e da Ana e do Davi (8 meses).

Conheci a Erika, virtualmente, depois que um amigo meu da faculdade, o Bruno, comentou que a cunhada dele tinha tido gêmeos. Fui logo entrar em contato com ela em busca de dicas e descobri que ela é nutricionista e tem um blog sobre maternidade, o Menu do Bebê http://menudobebe.blogspot.com/

Confira a entrevista com ela aqui:

5
Erika e os quatro

1
"é tanta gente em casa que precisamos de uma placa de sinalização dos quartos"

Quando e como você descobriu que estava esperando gêmeos?
Foi logo depois do aniversário de 3 anos da minha filha mais velha, a Lara. Ainda tem o Lucas,
apenas 1 ano e meio mais novo que ela. Ou seja, quando eu descobri que estava grávida pela
3ª vez, já tínhamos duas crianças bem novinhas, de fraldas ainda. Imaginem o choque quando
soubemos que ERAM DOIS! As pessoas me perguntavam se eu estava feliz e eu lembro que
pensava: “eu TAMBÉM estou feliz, mas também estou preocupada, com medo, quase em pânico.”
Afinal, quem é mãe sabe o trabalho e a responsabilidade que é criar um filho. Mas todos esses
receios foram no começo... com o passar dos meses e com a barriga crescendo, a alegria e
expectativa foram tomando conta da casa e hoje nem sei imaginar como seria a vida sem um dos 4
sapecas que iluminam a minha vida.

9
São dois!

10
Erika com seis meses de gravidez e com a turma toda!

Carregar dois é um desafio, como foi a sua gravidez e a preparação para o nascimento?
Infelizmente, não consegui me exercitar com regularidade como fiz na doce espera dos outros
filhos. Acho que todas as grávidas que têm liberação médica para se exercitar deveriam procurar
fazer alguma atividade física. Nas outras duas gravidezes, eu fiz ioga e natação para gestantes (não
era hidroginástica, era natação mesmo) e foi excelente. Os exercícios respiratórios que aprendi nas
aulas me ajudaram bastante na hora do parto (Lara e Lucas nasceram de parto normal).

Como você é nutricionista, preciso perguntar, quais as melhores dicas de alimentação
para as futuras mamães?

Sempre digo às mamães que a gravidez é um excelente período para melhorar ou mudar maus
hábitos alimentares. Quem fuma, está disposta a parar. Quem gosta de bebida alcoólica, passa
a não tomar. Então, que tal fazer um esforço também na alimentação? Afinal, comer de maneira
adequada é importante para a mulher e para o bebê que está sendo gerado.

Cada gestante tem hábitos alimentares e necessidades nutricionais particulares; por isso, uma
consulta com um nutricionista é o melhor caminho para se informar sobre como transformar a dieta
em melhor aliada da saúde.

No blog que escrevo sobre amamentação e alimentação infantil, tem muita informação sobre a importância das fibras, de se beber bastante água e muitas outras dicas sobre nutrição. Mas, sem dúvidas, o melhor mesmo é receber orientações específicas, principalmente se você tem algum problema de saúde, como pressão alta, diabetes ou obesidade. Então, se for possível, agende uma consulta com um nutricionista!

Como foi seu parto e a chegada deles?

O parto aconteceu na 37ª semana de gestação e correu tudo muito bem. Ficou uma pontinha de
frustração por não ter sido parto normal como os anteriores, mas não dá para interferir no que não
está ao nosso alcance. O importante é que minha dupla preciosa chegou ao mundo tão bem que
em dois dias já estávamos em casa.

6Até o terceiro mês, a Ana e o Davi dormiam no mesmo berço, bem juntinhos

Qual foi a melhor dica que você recebeu desde que descobriu que ia ser mãe?

Adoro dicas e, por isso, acho o máximo conversar e trocar experiências com outras mães. Muitos conselhos, uns até bem simples, podem melhorar a rotina e tornar tudo mais fácil. Enfim, ouvi e apliquei muita coisa bacana que ouvi da vovó, tias, primas e amigas, mas nada foi tão importante quanto o conselho que segui do meu pediatra quando eu estava grávida pela 2ª vez: ENSINE A SUA FILHA A DORMIR SOZINHA. Na época, minha filha de 1 ano só dormia mamando ou sendo embalada no carrinho, um processo que podia demorar 5 minutos ou mais de uma hora! Quando minha princesa, enfim, aprendeu a dormir sozinha, posso dizer que minha qualidade de vida mudou. E com os outros também foi assim: hora de dormir, é hora de ir para o berço ou caminha. Fazendo isso, eu consigo ter uma folguinha à noite, um precioso momento para descansar, tomar um banho decente, ver TV, escrever no blog... como é bom um tempinho livre! Depois que oquarteto dorme, é o momento também que tenho para conversar com calma com meu marido e, como nossos filhos vão para cama relativamente cedo, a gente ainda consegue sair de vez em quando para um programinha a dois ou com os amigos.

2
No chá de bebê, varal de roupinhas azul e rosa.

8
"Quando descobrimos que era um casal, demos esses bonequinhos gêmeos para nossa filha. um sucesso!"

Muito se opinia e se discute sobre a amamentação de gêmeos, como foi essa experiência para você?
Foi e tem sido MA-RA-VI-LHO-SA. Ana e Davi mamaram exclusivamente no peito até 5 meses
e meio. Começaram a comer e, prestes a completar 8 meses, seguem mamando bastante, pelo
menos 3 vezes ao dia. Quando estava na reta final da gravidez, li bastante sobre casos bem sucedidos de amamentação de gêmeos e resolvi que tentaria também. Assim, não comprei de antemão esterilizador, mamadeira, leite em pó, nada disso, só sutiã de amamentar. Estipulei metas bem razoáveis, assim: quando eles nasceram, me programei para tentar o aleitamento materno exclusivo por uma semana. No 5º dia, já bem cansada com as noites mal dormidas, eu pensava “são só mais 2 dias”. Aí completou a semana e estiquei mentalmente o prazo para um mês. Mais uma vez quando estava prestes a desistir, pensava sozinha “é só mais um pouco, vale a pena, vamos lá”. E aí passou o 1º mês e eles mamando, ganhando peso, tudo indo bem. E assim continuaram só no peito até mais de 5 meses. Muito bom! No início, mamavam quase sempre ao mesmo tempo e depois do 3º mês cada um na sua vez.

4
Amamentar é o melhor que há

Sei, no entanto, como é o outro lado. A amamentação do meu segundo filho não foi bem-sucedida
e, por isso, vivo escrevendo no “Menu do bebê” sobre as possíveis dificuldades que a lactante pode
encontrar. A pega correta é fundamental para a amamentação dar certo. Vale a pena se informar,
vale a pena tentar amamentar!

Qual o seu conselho para as mães modernas de dois?

Hum, pergunta difícil de responder. É que cada mãe, cada família tem sua rotina e o que é bom para mim pode não ser para outra pessoa. Amo com todas as minhas forças meus filhos e o meu papel de mãe, mas a tarefa não é fácil! Era difícil quando eu tinha só uma filha. Era difícil quando eu tinha dois e continua sendo difícil com o quarteto. Conselhos e dicas são (quase) sempre muito bem-vindos, mas ninguém conhece melhor o filho que a mãe. Assim, acho que devemos acreditar sempre no nosso discernimento, na nossa capacidade de cuidar do maior tesouro que podemos ter nessa vida. Boa sorte para todas nós!


3
"Primeira viagem da nossa GRANDE família: uma semana em Foz do Iguaçu"

5 comentários:

  1. Que lindoooo esse relato e que jeito lindo de ver a maternidade fiquei emocionada

    beijos a vcs todos

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa entrevista! Acho que um ponto fundamental aqui é que dá trabalho ter uma família grande, principalmente nesses tempos modernos, mas vale muito a pena! E ainda dá tempo sim pra curtir alguns momentos a dois! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Tati, parabéns! Adorei a placa dos quartos :)

    ResponderExcluir
  4. Menina! Eu conheço ela!! É a Kekety! =) ahahahah. Que engraçado! beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Tati, essa sua ideia muito bacana de entrevistar mamães de gêmeos me inspirou para publicar também relatos de outras mães no meu blog. O assunto, no entanto, será amamentação. Hoje foi o 1o post; em breve, mais um relato de amamentação bem-sucedida de gêmeos. bjs

    ResponderExcluir