A estreante é a Carol Passuelo, mãe dos gêmos Leonardo e Rafael, que escreve no blog Vinhos, Viagens, uma vida em comum e dois bebês, http://vinhosviagenseumavidacomum.blogspot.com/
Lá, ela conta como é o dia a dia e os dilemas de uma maternidade em dose dupla. Conheça mais um pouco da história dela aqui.

Os três
Quando e como você descobriu que estava esperando gêmeos?
Descobri no segundo ultrassom, com 8 semanas (fiz um para confirmar a gestação, com 5 semanas). Meu marido sempre falou que teríamos gêmeos, muito antes de eu estar grávida, mas eu nunca dei bola. No ultrassom, ele perguntou para a médica: "você já sabe que são dois?" e eu pensei: "ih, lá vem ele com esse papinho de novo..." A resposta da médica: "acabei de ver que são dois!" Não acreditei! Eu e meu marido tínhamos combinado de só contar da gravidez depois da 12ª semana, mas não aguentamos, saímos contando pra todo mundo!
Carregar dois é um desafio, como foi a sua gravidez e a preparação para o nascimento?
Minha gravidez foi muito tranquila. Continuei trabalhando normalmente, e até ia de trem para o escritórios, às vezes. Engordei pouco mais de 10kgs. Me alimentava muitíssimo bem e não precisei tomar nenhuma vitamina. Viajei várias vezes a trabalho até o sétimo mês, me sentia disposta, cheia de energia. Entrei de licença maternidade com 36 semanas, por opção. Eles nasceram na 38ª semana.

Amor de irmão
Como foi seu parto e a chegada deles?
Meu parto foi muito tranquilo. Fiz cesárea eletiva, apesar de meu obstetra ter feito alguns partos normais de gêmeos e me incentivar para isso. Amamentei na primeira hora de vida deles, meu marido deu banho, foi muito legal. Os primeiros dias foram bem intensos, muita aprendizagem e adaptação!
Muito se opinia e se discute sobre a amamentação de gêmeos, como foi essa experiência para você?
Minha experiência foi muito ruim. Amamentei muito pouco e eles sempre tomaram complemento. Vejo que faltou experiência e informação no meu caso, se tivesse lido e aprendido mais, talvez tivesse conseguido por mais tempo, mesmo complementando as mamadas.

Primeira mamada
Qual foi a melhor dica que você recebeu desde que descobriu que ia ser mãe?
Pedir ajuda e não tentar fazer as coisas sozinha. A dinâmica com gêmeos é bem diferente da dinâmica da mãe que tem apenas um bebê. A demanda nos primeiros dias (e semanas e meses) é muito intensa e realmente é necessário ter ajuda. Seja do marido, da mãe, de uma empregada ou babá, o ideal é dividir e delegar as tarefas o máximo possível.
Qual o seu conselho para as mães modernas de dois?
Para as mães de gêmeos é: força na peruca! Realmente não é fácil, mas não é impossível. É preciso organização, rotina, ajuda e muita paciência. Os primeiros momentos que são mais difíceis, depois quando eles começam a crescer e ser mais independentes tudo fica mais fácil e delicioso. Hoje os meus tem 1 ano e (quase) 5 meses e estão em uma fase maravilhosa!
Tati, eu fiquei tão feliz quando ontem abri o seu blog. Eu estou quase no mesmo barco, tentando engravidar, só tem que ver se meus ovários policisticos vão ajudar. Parabéns pra vocês quatro!
ResponderExcluirE vou cotinuar lendo tudo o que vc posta aqui. Beijos
É, imagino que se o começo é complicado, mas depois de crescidinhos, deve ser uma delícia!
ResponderExcluir