domingo, 22 de janeiro de 2012

Primeiros dias - hospital

Minha gente, voltei! Tenho tanta coisa para escrever e não sei nem por onde começar. Os nossos primeiros dias foram maravilhosos, cansativos, uma caos e a mais pura felicidade. Como aconteceu muita coisa vou tentar escrever por partes. Aqui vai a primeira, que vamos chamar de os "dias no hospital"

IMG_6219
Isabella e Maria

Eram 10h30 da manhã quando, a passos lentos, eu caminhei alguns metros, peguei o elevador e cheguei na UTI Neonatal. Eu esqueci da dor da cicatriz e do desconforto no momento que entrei naquela sala branca cheia de pequenos bebes. Era o nosso segundo encontro, depois da cesárea, e eu estava contando as horas. Foram quase 12 horas. Olhei pro Marco e ele estava com os olhos cheios d'agua quando viu as meninas naqueles bercinhos de acrílico. Eu só conseguia sorrir, estava tão feliz! Segurei as duas, tentei dar o peito e, pronto, horário de visita acabado. Senti uma paz indescritível, elas eram tão calminhas, e aquilo transbordava.

IMG_6001
Primeiro encontro com Isabella

IMG_5992
Pequenas

IMG_5983
Maria relax total

IMG_5988
Bella ainda com a sonda

Aquela fase de ficar na incubadora e longe da gente, ainda bem, passou rápido. As meninas ficaram na UTI porque nasceram pre-maturas, mas não tiveram dificuldades para respirar e nada mais. Precisavam apenas se alimentar e ganhar peso. Maria foi para o quarto no dia seguinte. Passamos a noite com ela e não escutamos um chorinho, apenas dos bebês vizinhos.

Eu tentei dar o peito e ela também tomava o complemento. Depois foi a vez da Isabella chegar. Quando ligaram para avisar que ela estava subindo, eu e o Marco ficamos com um frio na barriga. Ali começava o resto das nossas vidas, duas bebês e nós dois. Bateu aquele medinho também. Aliás, esse sentimento voltou muitas vezes durante a nossa estadia no hospital.

IMG_6092
Maria com o pai

Foi quase uma semana de internação e pouca orientação. Elas perderam peso no primeiro dia e precisavam ganhar tudo de novo para poder ir para casa. As enfermeiras ajudavam pouco e só deixavam a gente mais confuso e inseguro. Cada uma tinha uma ideia, uma opinião diferente, mas nunca deixavam transparecer qual era a certa. E a cada pergunta que eu recebia delas, sentia que tinha feito alguma coisa errada. Eu queria levar minhas filhas pra casa desesperadamente e tive algumas crises de choro por causa disso. A pior foi um dia logo cedo quando não consegui dar de mamar para nenhuma das duas, elas não pegavam o peito. Chorei igual uma louca no banheiro. Não sabia que amamentar era tão difícil e tudo o que eu queria era alimentar minhas pequenas.

Até que finalmente, resolvi pedir ajuda e fiz no plantão certo. Uma enfermeira, que já tinham me indicado, me ajudou a achar a posição certa para colocá-las no peito e depois disso elas não paravam mais. Além disso, elas eram pequenas e tinham pouca força para sugar. Era preciso paciência, o que é tudo na maternidade. Fomos liberados depois que elas ganharam peso e já estavam conseguindo mamar bem. Maria foi para casa com 1990 kg e Isabella com 1920 kg.

IMG_6256
Juntinhas

Quando finalmente saímos do hospital, a coisa toda mudou de novo e tem sido assim desde então. Cada dia é de um jeito e, por sorte, cada vez mais a gente se resolve. Aguardem o próximo post sobre a adaptação na vida doméstica.

IMG_6266
Saída do hospital

A verdade é que não existe manual, aula, palestra ou Dr. De Lamare que possa preparar qualquer pessoa para este momento. Tudo o que nos resta é vivê-lo e aprender com ele. Sem medo de errar e aproveitando cada suspiro!

13 comentários:

  1. é isso mesmo, Tati! E que bom que já estão em casa! Desejo tudo de melhor para essa linda família! Bjs

    ResponderExcluir
  2. ah, eu também chorei bastante quando a amamentação não engatou como eu pensava. a enfermeira vinha e dizia que estava tudo ok, mas eu sabia que não estava. já tinha pedido a meu marido para procurar com urgência a liga do leite, banco de leite, qualquer ajuda. mas logo encontrei uma profissional que me ajudou com as posições...e o resto você já sabe, deu tudo certo : )

    ResponderExcluir
  3. Tati! Chorei lendo teu post!
    O início da amamentação é complicado mesmo! Tem que saber encaixar bem o seio bem dentro da boquinha deles e esperar quando eles abrem aqueeele bocão e "pluft!" hehehe...

    Espero que esteja te saindo bem e qualquer dica que precisar, conta comigo! Mesmo de longe, as vezes conseguimos ajudar umas as outras!

    Beijos!
    Bru

    ResponderExcluir
  4. =_) maravilhoso amiga! Fiquei emocionada! sem medo de errar! Fotos lindas! Especialmente a delas de narizinho grudado! amei!

    ResponderExcluir
  5. Ai chorei, de emoção claro...muito lindo. Essa é minha família moderna preferida
    Bjs Dri

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre leio seu blog e raramente comento, pq acabo entrando sempre na corrida. Porém hoje eu tirei um tempo para escrever dizendo que fico muito feliz que deu tudo certo e a família de vcs é linda! Saúde pras meninas e muito amor pra todos vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tati, que emoção! Texto, fotos, tudo muito lindo! Lendo o seu texto relembrei o turbilhão de emoções que é o nascimento, os primeiros dias (e meses) em casa... Faz toda a diferença você estar bem assistida por um obstetra e pediatra.
    Quanto a amamentação o segredo é a "pega" mesmo; o bebê tem que pegar na auréola, e não no bico. Você está passando alguma pomada para não dar rachadura no bico? Na minha opinião a melhor é a Lansinoh - http://www.comprasemmiami.com/pomada-lansinoh-creme-para-rachadura-seios-p-263.html. Na dúvida, tente uma profissional para ir na sua casa e te ajudar nesse processo. Eu dei o peito até os 6 meses, mas em seguida complementava com mamadeira.
    Suas filhotas são lindas, lembram o Miguelito quando nasceu, que saudades!
    Beijo e fiquem com Deus,
    Roberta "Mimi", mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  8. Chorei aqui ;)Muito emocionante! Parabéns as meninas são lindas!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Mta SAÚDE e AMOR pros quatro!
    Pq na verdade qdo temos essas duas coisas todo o resto se encaixa perfeitamente.
    Essa foto da família tá linda. Perfeita.
    Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  10. Tati, procure uma doula pós parto aí pertinho de vc, pra te ajudar com a amamentação. Não deixe passar o tempo... No site da rede Parto do Principio www.partodoprincipio.com.br vc encontra os grupos de apoio da sua cidade. Entre em contato com eles e peça a indicação de uma doula pós-parto. eles vão conseguir te ajudar. Ela vai na tua casa, focada somente em vc e nas meninas pra ajudá-las com a amamentação e ensiná-las a pega direitinho.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tati! Tenho acompanhado seu blog há cerca de um ou dois meses, e me emocionei muito com o nascimento das meninas. Vi agorinha as fotos que a Glau fez, e tô aqui me acabando em lágrimas, ela conseguiu transmitir toda a emoção deste momento tão sublime. E as meninas, são lindas!!!! Adorei o olharzinho esperto que as duas têm. Também espero meu filhote, que chega no início de abril, e pude aproveitar muitas das suas dicas, mesmo tendo uma gestação de feto único, menino. Parabéns pelas meninas, que Deus continue enchendo o lar da família moderna de bênçãos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! É tão bom saber que no fim quem sabe mesmo somos nós, os pais!!! Em breve passarei pela mesma experiência, meus pequenos feijões ainda crescem discretamente, mas em janeiro/2015 nascerão para o mundo!!!
    Tbm sou de Brasília, e conheci seu blog a poucos dias, estou encantada, lendo tudo, desde o início. Meu marido tbm se amou de cara e estamos apaixonados pela sua linda família!!! E vamos que vamos à luta em dobro hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Thaísa! Aproveite muito a experiência que é bom demais. Feliz que vocês tenham gostado do blog. Beijos

      Excluir