sexta-feira, 9 de março de 2012

A dor e a delícia de ser mãe - a saga continua

Os primeiros três meses têm sido um desafio. Cada dia é uma aventura, o encontro com o desconhecido, a intensidade que chega e não quer ir embora. Quando a gente acha que tá tirando de letra, a página vira. Eu não sei como foi com vocês, mas ninguém me contou que os primeiros meses eram tão intensos. Sim, é um amor que não acaba mais, uma descoberta maravilhosa de um novo ser, porém é um desafio constante e um trabalho sem fim.Cada hora é uma coisa diferente.

IMG_7012

Agora, eu me descobri como uma mãe de coração partido. As meninas começaram a ficar incomodadas de uns dias para cá e não era mais cólica. Acontecia sempre depois das mamadas, especialmente quando elas tomavam o complemento. Desconfiamos de refluxo. Elas choravam, faziam cara feia e tinham dificuldade para arrotar a cada mamada. A Isabella sofria mais. Fomos no pediatra e ele passou uma ecografia para as duas, mas só consegui marcar para o fim do mês. No mesmo dia, elas pioraram. Choraram muito, Isabella vomitou duas vezes e a Maria uma vez. Foi uma madrugada intensa.

No dia seguinte, nenhuma melhora. Isabella não queria comer. Nada de peito ou mamadeira. Elas começavam a chorar muito quando chegavam perto do peito, não era rejeição, e sim de dor.  E acho que, para piorar, mudamos o leite artificial delas, o médico indicou o de soja e elas não se adaptaram. As duas ficaram tão inquietas que eu e o Marco não demos conta sozinhos. Meus pais dormiram aqui em casa ontem e hoje devem fazer o mesmo. Liguei para o médico e ele passou um remédio. E depois outro. Desde então, estamos sofrendo com isso. Elas deram uma melhorada hoje, mas todo o processo é sofrível. Dá um aperto no peito ver as meninas assim. A melhor hora do dia para elas, que é o mamar, ficou difícil. Já chorei com elas, rezei e estou fazendo de tudo para que elas melhorem. E sei que isso vai passar.

O processo não acaba nunca. Primeiro veio a cólica. Resolvemos, as meninas ficaram mais aliviadas e seguimos com a nossa rotina. Eu tava achando que estava bombando na amamentação, que tinha diploma de master, aquela coisa toda, e o que acontece? Tudo muda de uma hora para outra. Há quase uma semana meu bico rachou e fez uma ferida daquelas! Saiu sangue e eu travei. Corri para internet, anunciei no facebook e consegui uma pancada de dicas.

A primeira coisa que eu tentei era obviamente errada: insisti em dar o peito ferido. Saiu tanto sangue que eu fiquei com ânsia de vômito e olha que eu não tenho a mínima frescura com essas coisas. Pobre Maria parecia uma vampira. Chorei, chorei e chorei. E já tinha sentenciado o fim da minha amamentação. Como iria conseguir alimentar as meninas sem um dos seios? O problema, ou melhor, a vantagem é que não dá para desistir tão fácil assim do negócio, o leite ainda tá ali e o peito pede para ser consumido.


Peguei todas aquelas informações que me passaram e tomei como regra as que eu achava que seriam melhor para mim. Resolvi deixar a ferida cicatrizar por 24 horas. As meninas só mamavam em um seio, 10 minutos cada, e depois tomavam a mamadeira. Foi uma loucura. Achei que elas iam querer lagar o peito depois dessa, mas não! Elas ainda estão mamando firme e forte!

Passei o óleo dersani na ferida e no outro bico para prevenir e usei a conchinha de amamentação para não abafar o seio, segundo me aconselharam. Tirei leite do seio ferido, mas mesmo assim ele ficava cheio e o bico ficou sempre úmido de leite, o que foi o melhor remedio para a ferida. O leite materno cura tudo.

No dia seguinte, usei um protetor de bico para amamentar e deu certo. Mas, o outro seio depois de ser muito usado ficou rachado também, é claro. Dei um tempo nele, mas não mais do que mamada. A Isabella não gostou muito do protetor de bico e acabei descartando. No fim, elas estavam mamando bem de novo e os seios estavam menos doloridos. Agora, eu sempre esfrego um pouco de leite depois de cada mamada e estou usando uma pomada de lanolina que uma amiga me deu. E no mais, não quero saber mais de drama na amamentação.

IMG_7098
Sempre juntas e de mãos dadas

É isso. Estamos na luta e a saga continua. E para falar a verdade, apesar do desafio constante, não consigo mais me imaginar fazendo outra coisa a não ser ficar do lado delas. É tão bom cuidar delas. Sinto que amadureci tanto em tampouco tempo e a sensação é boa. E tenho certeza que esta fase vai passar rápido e dias melhores virão.  Amanhã as duas completam 2 meses. Tudo o que eu quero é bolo, guaraná e paz.

8 comentários:

  1. Tati! Eh tão bom ler seus textos! Me vejo descrita quase quatro anos atras!! O João Pedro ficou 21 dias na UTI e eu sentia que matava um leao por dia, só queria levar ele pra casa logo, tão pequeninho!! Mas em casa, nossa, eu enlouqueci. O peito ele pegou bem, pq passou fome no hospital, né? Mas de repente começaram as cólicas. Eram tão terríveis que chorávamos os dois juntos. Quando eu achei que melhorava, vinha a prisão de ventre (ele chegou a ficar sete dias sem fazer NADA). Resolvi, mas Ai começaram os episódios de sangue no coco e a maratona de médicos e exames até descobrir a alergia alimentar severa. Tive que cortar 500 itens da minha dieta por eliminação para saber a que era a alergia e era lactose, soja e ovo. Cada dia me sentia uma mãe incapaz, mas no final deu tudo certo. Minha dica é: pode ser alergia a soja e não refluxo. Vocês vão fazer a eco na Montserrat? Ela eh a melhor! E, se conseguirem, marca uma consulta com a Dra Daniela Salles, ela eh a gastropediatra do Jao e salvou nossa vida dos motiliuns e afins!!!

    ResponderExcluir
  2. Tão lindas e kda vez mais mais idênticas né!
    Amo lêr sua experiência....amo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. O amiga, to aqui torcendo por vcs. Quando meu bico rachou usei casca de mamao e foi um SANTO remedio. Ajudou demais a cicatrizar. vc poe a casca de mamao do lado laranja no bico, por uns 20 minutos, 3 vezes ao dia.
    No mais, tarsop tb teve pessima reacao ao leite de soja. Nao seria o caso de tentar cortar de vez o complemento??? boa sorte amiga!!!! Jaja todo mundo vai rir das noites confusas do comeco e tudo estara em ordem. Beijo enorme! Parabens para as duas princesas!!! Ah! E vc pode comecar ja a fazer a Shantala! Alivia as colicas! Se quiser posso ir ai te ensinar! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    eu achei intenso não só os três primeiros meses, mas o primeiro ano. A Rute teve refluxo e tomou medicação até o 7º mês; o Miguel acordava muito à noite... enfim, cada um com uma dificuldade e trabalho, sempre muito trabalho!
    Sim, eu os amo profundamente, são a melhor coisa que já me aconteceu, mas dizer que é fácil cuidar de filhos, não é! A não ser que você terceriza tudo, o que não é meu caso, e pelo jeito também não é o seu. Não sou contra ajuda, mas cuidado, educação e amor verdadeiro tem que vir dos pais.
    Boa sorte nas descobertas diárias com suas filhas!
    Ahhh, quanto ao seio, seguem minhas experiências que deram certo (dentro muitas que você já leu):
    - depois de cada mamada, passe Lansinoh no seio - é o melhor que existe no mercado, e não é fácil de achar e barato. Não tire para amamentar a criança, pois o creme protege MUITO para que o seio não rache.
    - use dentro de casa aqueles protetores de seio de silicone, para o bico respirar. Deixe os protetores absorventes apenas para quando sair de casa.
    - um segredão é a "pega" certa da criança. Nada de pegar só no bico, isso racha e sangra mesmo; a criança tem que pegar em quase toda a auréola.
    - em um dia você dá o seio esquerdo para uma, e o direito para a outra; no outro dia inverte. Cada criança suga de um jeito, e uma pode "forçar" mais que a outra.
    - quando sai leite do peito primeiro vem a água, depois a proteína, depois a gordura, e isso leva em média 20 minutos. Ou seja, se você dá 10 minutos de peito para uma, e do mesmo peito dá 10 minutos para a outra, você dará mais água para uma, e mais gordura para a outra.
    É isso...
    Beijo e bom domingo...
    Rô, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  5. Lucas acabou de completar 3 meses e de presente veio o refluxo de torma intensa e quase incontrolavel. Essa semana que passou foi complicada. Ele chorava, alias, berrava de dor após a mamada... mesmo com remedio 4 dias se passaram sem nenhuma melhora.. corri 2x no pronto atendimento, ate exame de sangue e urina ele fez pra descartar qualquer possibilidade de uma infeccao ou alergia a proteina de vaca. Gracas a deus o exame nao apontou nada. Continuamos com o medicamento sem prazo para terminar... e as crises diminuiram, mas os dias ainda estao intensos.. hoje mesmo tivemos uma crise de dor e muito choro por aqui...

    Quem foi que disse que seria facil?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  6. é Tati, fácil não é mesmo!! Sempre digo que ser mãe é muito mais maravilhoso do que eu supunha, mas também é bem mais difícil que eu imaginava. É uma jornada sem fim, mas ainda que venham dias díficeis, nada é maior do que o amor e a alegria de ter esses tesouros para cuidar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lansinoh é o melhor remédio e não precisa retirar antes de amamentar! :) Boa sorte, logo essa fase passa mas a gente nunca para de sofrer por eles! rs

    ResponderExcluir
  8. Meninas, obrigada pela força e pelas dicas! Estamos na luta. A palavra agora é paciência

    ResponderExcluir