quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dois bebês de um ano e uma mãe confusa

Eu juro que hoje eu ia escrever um post lindo sobre como eu estou ensinando as meninas o prazer de ter livros por perto (porque ler agora é pura ilusão obviamente), para participar da blogagem coletiva da querida Carol do Varal de Passarinhos, mas devido a acontecimentos além do meu controle, hoje eu vou escrever sobre outra coisa. Estou triste e deprimida e espero que só por hoje. Minha conjuntivite piorou, em vez de melhorar. Então, tive que ir no médico e arrumar todo um esquema para alguém ficar com as meninas e eis que surge uma pergunta no ar: "como vai ser a festa?". Pensei em cancelar, mas tem gente vindo de fora para comemorar com a gente e todo um esquema armado que adiar está fora de cogitação. Vou resolver, mas o fato é que fiquei triste.

Sem título

Para falar a verdade, há alguns dias, o desânimo bateu em mim e parece que não quer sair, ainda que existem dois lindos motivos para celebrar todos os dias. Preciso dizer que me bateu uma leve depressão no dia seguinte do aniversário das meninas, acho que pelo fato da gente ter que ficar trancado em casa por causa da chuva e da conjuntivite, acho que pelas mudanças notáveis que estavam diante de mim, não sei, uma agonia inexplicável, a coisa de começar todo um novo ciclo, uma nova rotina, todo uma nova configuração aqui em casa e isso me deixou confusa. Alia-se tudo ao cansaço de estar cuidando de duas bebês com dedicação total e completa há um ano e aí que essa receita de bolo desandou.

Maria e Isabella estão cada vez mais espertas, aos poucos deixando de ser bebês e se tornando crianças. Estão cheias de vontades, super vocais e aí começam as birras, a luta pra dormir de novo (apesar delas ainda dormirem a noite toda), os gritos etc. E elas eram tão calminhas que eu estranho um pouco esse comportamento. Elas também mudaram com a comida. Eu era feliz e não sabia, minha gente! Pense em duas meninas que aceitavam tudo e agora o jogo da paciência voltou. Fecham a boca, dizem "não" com a cabeça, comem bem menos. Está tudo diferente e estou sentindo muito isso. É claro que em compensação existe novidades maravilhosas como os carinhos, a fala, os chamegos  a nova forma de se expressar e a formação de uma pequena pessoa ali na sua frente.

Sem título Adultas comendo biscoito polvilho

Estou tentando digerir tudo isso e tentando mandar embora essa onda "down" que baixou em mim. Confesso (sentiram que o blog é meu confessionário, né?) que outro dia um pensamento ruim passou pela minha cabeça, uma coisa que fiquei me sentindo ainda mais mal só de ter pensado: "será que elas não vão aprender melhor a comer, a se desenvolver na creche? Será que eu estou fazendo mal pras duas?". Lá estava eu querendo colocar a minha responsabilidade que eu peguei com unhas e dentes pra mim em outro meio. E isso não foi nunca o que eu quis. Eu fiz uma escolha e me orgulho dela. O que estava acontecendo então? É claro que o cansaço está falando mais alto comigo esses dias. Acho que todas as mães passam por isso, as resolveram ficar em casa e as que saem pra trabalhar, uma hora ou outra o caminho escolhido é colocado em questão. Por isso é preciso ter força para continuar a dar o mesmo passo e continuar a ir em frente. Basta olhar pro lado e ver esses dois sorrisos olhando pra mim e me chamando de "mama" pra ver que o resultado é impagável e vale cada segundo. Sim, teremos festa. Meus convidados vão receber um e-mail explicativo sobre a situação. O oftamologista me disse que é uma conjuntivite de contato, então terei que ficar afastada das crianças e dos convidados. E, o que me deixa mais triste, das meninas também, nada de beijos nessas pequenas, por enquanto. Mas tudo bem, ainda temos a vida inteira pela frente.

Sem título Minhas companheiras

9 comentários:

  1. Tati, nao fica chateada nao...olha, a Malu tb ta bem chatinha pra comer em casa, escolhe o que quer, fecha a boca e so quer comer sozinha. Eu sempre pergunto na escolinha e elas juram que ela come super bem. Na consulta de 12 meses ela caiu um pouco na curva (era sempre 50% de peso e foi pra 25%). Eu li que e normal nessa idade, juro que nao vou me preocupar (facil falar,mas a gente se preocupa). Meu mantra e que se elas tao com fome vao comer.Mas concordo contigo que e beeeem frustrante. Quanto a conjuntivite, coloca uns oculos e se joga! Vai passar e se Deus quiser nao vai contaminar ninguem. Mas olha, nao descarta a ideia de escolinha meio periodo. Ah eu sou a favor da socializacao. No caso delas, sao duas, eventualmente elas aprendem q uma tem que esperar a sua vez ne? Nao sei,mas e sempre positivo de repente um meio periodo! Eu dava tudo pra poder ter esse sistema aqui em casa.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Florzinha, conheço bem os altos e baixos dessa situação. Uma coisa te garanto: vai passar! ;) Enquanto isso, respire, reze, e peça apoio. Nenhuma vergonha em se cercar de apoio. E mais! As respostas, por mais seguras que estejamos, não são para sempre. Porque a vida lança novas perguntas... Então, não se apegue demais a decisões. Se precisar reacomodar situações, liberte-se e faça novas escolhas. :) Vc tem sido uma heroína, mais que admirável. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal isso Dani Guima. Adorei!! Exatamente isso que penso!!

      Excluir
  3. Tati querida
    Isso é normal, são os altos e baixos da maternidade rs. Eu vivo isso há dois anos, assim como você cuido sozinha da Maria Sofia, sem empregada ou diarista... Além de cuidar dela ainda cuido dos serviços da casa... Esse ano pensei em coloca-la na escola um período, estou decidindo rs, mas confesso que o meu coração aperta muito rs... Com relação a comida a MS comia super bem até um ano, depois disso começou as fases, as vezes come outras não... No fim tudo dará certo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Você não está sozinha nessa jornada, pode ter certeza.
    Hoje a Rafaela deu uma mordida no Nicolas, fiquei sem chão, não foi nada demais ele chorou pouco, mas devo estar errando em alguma coisa, não é possível.
    Liguei até para a prima da minha mãe que é pediatra, ela me disse para repreender na hora e ficar séria, foi o que eu tinha feito, mas será que um bebê que acaba de fazer 11 meses vai entender??
    Concordo com as meninas as vezes é preciso ter uma ajuda, pedir ajuda...
    Tudo ficará bem.
    Beijos nas três.
    Thalita, mãe dos gêmeos Nicolas e Rafaela.

    ResponderExcluir
  5. Lendo todos comentários acima e tbm o seu Post me fez um bem enorme por saber que nao é só comigo e coincidência ou nao foi exatamente qd Samuel completou 1 ano... Te entendo tati! Fica em paz que vai dar tudo certo! Torcendo sempre por vcs!!! Bjsss Ju

    ResponderExcluir
  6. bem, vc falou e eu concordo. não gosto de generalizar, mas acho que TODA mãe passa por momentos assim.
    e nem acho que todo blog glamuriza a maternidade não, como ouço falar por aí. acho que cada vez mais as mães estão se permitindo ser sinceras.
    mas é o que eu sempre digo: a mãe do vizinho é sempre mais verde que a nossa. então, sempre a gente tem a impressão de que é mais fácil com os outros. e agora eu falo por mim, porque sempre parece pra mim que sua maternidade a dois é uma coisa linda e maravilhosa. e quando vou ver... epa! parece a minha!

    agora, não sei qual é a mágica que acontece quando eles completam 1 ano. parece que melhoram em várias coisas e em outras.. não é que em outras eles pioram, mas eles mudam, crescem, aprendem a expressar suas próprias vontades.
    benjamin demorou a recusar comida, mas começou a fazer isso recentemente. é péssimo.

    quanto a pedir ajuda, acho válido, mas acho que a gente sempre tem que rever nossas motivações, convicções, ideais e voltar a ponderá-los ou para retomar aquilo que nos levou a adotar certas posturas ou para analisarmos se aquilo se adequa à nossa realidade atual.
    por exemplo, eu não me arrependo nem um pouco de até hoje não levar o benjamin à escola. claro que volta e meia penso no assunto, mas quando coloco tudo na balança, estou extremamente feliz por continuar sem empregada, babá, diarista ou sem escola.
    e com já disse que nem tudo dá para generalizar, na escolinha a gente ganha umas coisas e perde outras. já pensou que de repente poderiam ser suas duas menininhas doentes do dia da festa?
    então aproveita para ficar de longe e curtir a festa, ao invés de enlouquecer e não ver nada do que acontece (como sempre rola comigo).

    depois eu discurso pra você uma longa teoria que tenho a respeito dos conflitos que temos com nossos pequenos (e, especialmente, como eles nos afetam), porque já me estendi muito mais do que gostaria.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Querida, primeiro quero deixar registrado que fiquei muito emocionada ao saber que pretendias participar da nossa BC, de coração, obrigada!
    Segundo que gostaria de lhe dizer, SE PERMITA, se permita a ficar desencorajada, a ter dúvidas, a pensar duas vezes, a ficar cansada...
    Realmente passar 1 ano exclusivamente mãe, cansa, não de brincadeira, de verdade, cansa, eu já mencionei sobre isso na minha vida várias vezes, não acho que ao dizer isso dizemos que amamos menos, nada disso, ao dizer isso afirmamos antes de mais nada que somos humanas, além de mães, porque o mundo acredita mesmo que mãe é um ser de outro mundo, mas não somos, somos daqui e como os daqui cansamos.
    Estou nesse mesmo barco que o seu a dois anos, UAU, tem dias que me sinto fraca, triste, em outros tenho absoluta certeza de estar fazendo o certo. Como atriz voava as tranças por ai e dificilmente passava um final de semana sem viajar a trabalho, de repente estou em casa, pode vir, final de semana e dia de semana, no geral, estou aqui, em casa.
    Dai que o que nos passa é isso, ficamos cansadas sim, com isso vem nossos medos e nossos receios.
    Sou sincera em dizer, este ano eles irão para a escola, com 2 ano completos, depois de sofrer, um pouco, estou certa de que é o melhor a fazer AGORA, meio período, crianças para brincar e um pouco de respiro para mim. Estou certa disso, mas tem dias que choro pensando fazer a coisa errada. Mas se não fizer chorarei pensando estar acertando, enfim... Humana, é isso que somos!
    Logo isso tudo passa, seus sentimentos se acalmarão e com isso elas ficarão mais calmas também, estamos com eles 24 horas, eles sentem o que sentimos, agitam se agitamos... Acalme-se que elas ficarão calmas.
    Ahhh, conversamos mais depois que tiver passado a festa, tenho certeza de que metade disso tudo terá passado =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Querida Tati, sei que falo por todas nós; já disse isso antes e repetirei sempre que for necessário, você é uma pessoa incrivelmente maravilhosa, que nos inspira diariamente!
    Tenho certeza de que você está seguindo o caminho mais certo de todos, o do seu coração, é só olhar para estas duas belíssimas e queridas crianças, cada dia mais lindas, saudáveis e espertas!
    Saiba que pode contar conosco para o que precisar, seja para "se confessar" ou para desabafar suas frustrações (tão comuns à nós, mães) e tenha a mais absoluta certeza de que estaremos sempre aqui, jamais para julgá-la e sim para sempre ajudá-la, ora dando conselhos, ora trocando nossas experiências!!!
    Um abraço bem apertado e não se esqueça, conte conosco, sempre!!!
    Beijos
    Noelle

    ResponderExcluir