segunda-feira, 10 de junho de 2013

Receitinha - Pão de Manjericão

Eu já tinha acordado hoje pensando em compartilhar aqui uma receita para quem vai ficar em casa e quer fazer um jantar romântico no dias dos namorados, mas como eu fico acumulando fotos e receitinhas resolvi postar logo uma das minhas receitas favoritas. Quem sabe eu consigo postar outra receita até amanhã? Eu nunca tinha feito um pão em casa até conhecer o pão de manjericão e, pronto, viciei. Sabe aquela receita fácil e com um resultado maravilhoso? É essa. Eu achei vi pela primeira vez no extinto blog Rainhas do Lar, depois fiz quando escrevia pro Água no Feijão e agora fiz uma versão pras meninas e resolvi compartilhar aqui. Aí vai:

IMG_5240 Pão verdinho pronto pra servir

IMG_5253 Quase um bolo. Também já fiz com rúcula e ficou ótimo

Bata no liquidificador 3 ovos inteiros, 2 copos d'água, 1 copo de azeite de oliva, 3 colheres de açúcar, 1 cebola roxa pequena cortada em quatro (usei a cebola branca, mas só coloquei 1/2), 1 dente de alho, sal a gosto, 1 envelope de fermento biológico (um envelope corresponde a 3 tabletes) e um buquê de manjericão fresco inteiro lavado e sem os talos. Tem que tirar todas as folhinhas do manjericão com muito amor, carinho e paciência, viu gente? Mas vale a pena! Bata tudo e reserve.

Em uma tigela grande coloque 5 xícaras e meia de farinha de trigo. Abra um buraco no meio e jogue a mistura líquida aos poucos. Se achar que ficou muito líquido, coloque um pouco mais de farinha de trigo. A massa deve ficar cremosa, mas não pesada.

Unte duas formas de bolo inglês ou uma forma retangular pequena e alta. Derrame a massa e descansar por 1 hora e não esqueça de pré-aquecer o forno um pouco antes de colocar.

IMG_5237

A sugestão é rechear o pão com gorgonzola, mas por causa das meninas não coloquei. O jeito foi usar um creme de gorgonzola que achei no mercado para compensar. Mas quem quiser rechear é só preencher 1/3 da forma com a massa e derrame queijo gorgonzola picado. Agora nada de economizar, minha gente, é para colocar bastante! Derrame o resto da massa, deixe descansar e depois pro forno.

Quando o cheiro de manjericão invadir a casa, está pronto!
Ainda estou tentando achar outra receita de pão tão fácil quanto essa.

Maria e Isabella aprovaram o pão e comeram hoje cedo com tomatinho. 
Sem título

E ontem à noite a gente comeu com vinho e queijo pra ver o último episódio da temporada de Games of Thrones.
Sem título
Tá no instagram? Segue a gente @familiamoderna

8 comentários:

  1. Oi Tati essa receita é realmente muito boa. Fica um delicia com capim santo, quando der experimenta. A Katia testou num curso que deu em Cabo Verde quando eu estava lá e ficou muito bom.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, Tati. Parece fácil. Vou testar.
    Beijos, Silvia Pacheco.

    ResponderExcluir
  3. Tati, já tentou com cheiro verde??? Será q dá certo? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou testar com mangericao, nunca tinha pensado e todo mundo aqui em casa adora! Ja fiz a mesma receita de cake com azeitonas e bacon, fica otimo tbm. Pros pequenos eu substituo por peito de peru em cubinhos e fica muito bom tbm. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!!!!! Vou tentar fazer!!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, adorei a receita. Imagino já o cheiro de manjericão tomando conta da casa! Hummmmm

    Acompanho sempre o blog, adoro mas não tenho muito tempo de comentar! Muito fofa suas filhas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Hum vou fazer, aqui o dificil é achar manjericão rrsrs, pensei em trocar a fariha de trigo por itegral e colocar tofu, sera q da certo

    ResponderExcluir
  8. Fiz essa receita e foi um sucesso! Fácil, prática e sofisticada! Amo!

    ResponderExcluir