quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Gêmeos e gereciamento de conflitos

Uma semana antes das meninas completarem dois anos eu comecei a escrever um post sobre o tal "dos terríveis dois" e como ele não era o bicho de sete cabeças que todo mundo pintava. Rá, rá, rá, rá. Dois dias depois de escrever esse texto, que ainda está nos meus rascunhos, elas começaram a brigar, chorar, se jogar no chão por tudo. Oi? Cadê as meninas tranquilas que estavam aqui? Eis que surge aquilo que nós, mães everywhere, chamamos de "fase". O pior eram as brigas entre elas, e aí acho que entramos em algo bem específico para quem tem gêmeos porque é preciso administrar isso, mas resolvi escrever sobre como lidar com isso, já que todos nós, pais de um, dois ou três, temos que saber ensinar nossos filhos a digerir suas frustrações e direcionar seus desejos. O que meio que já entregou a conclusão do texto, mas acho que é basicamente isso, não precisamos gritar, castigar, punir, esses momentos de birra, (não que eu nunca tenho feito nenhuma das anteriores na hora do aperto), mas ensinar a criança a achar um caminho, canalizar suas emoções. Eu sei, tudo muito lindo assim escrito, então vamos pra prática.

Os melhores abraços são esses com força, gente!

Eu acho que essas fases tem suas fases. Explico: primeiro a criança aparece com um comportamento diferente e surgem os choros, muitas vezes inexplicáveis, e as tais das birras. Aí vem a sua reação em relação à isso, que quase sempre é de desespero, você perde a paciência, não sabe o que fazer, começa a digerir aquilo, tenta achar explicação, etc. É quase um túnel escuro onde você fica procurando a luz e não acha. Depois, o comportamento continua, mas você muda (ou pelo menos deveria) respira, começa a ter paciência, não grita porque quer mostrar pra criança que aquela não é a forma de lidar com a situação (leia-se: se você grita, ela também vai gritar, oras, o mesmo acontece com se você bate, ela também vai achar que pode bater), tira o foco da situação, explica, conversa (mas explicações simples e diretas do tipo: "não pode bater na sua irmã porque machuca e ela fica triste"). Eu realmente não sei se é a fase que passa ou se é você que aprende a lidar com ela e, finalmente, ensina alguma coisa para seu filho. O fato é que tudo se ajeita, especialmente, quando a gente respira e consegue administrar a novidade. Tá aí um resumo bem claro de uma das facetas da maternidade. Ponto. Aqui em casa, sinto que já está passando.

Bem, vamos então aos conflitos. Elas começaram a brigar por brinquedo acho que com uns 9/10 meses, e na época alguém me deu um ótimo conselho: "deixe elas se resolverem". E foi o que eu fiz, só fazia alguma intervenção quando alguém puxava o cabelo ou coisa do tipo. E era enfática no "não pode". Depois passou. Eu também li sobre isso no Montessori e segui a coisa de que a criança nessa fase não precisa dividir, a regra é "quem pegou o brinquedo foi ela, espera a sua vez" e dava certo. Agora, depois de tanto tempo, a briga pelo brinquedo voltou de novo. Minha primeira reação àquela "novidade" foi intervir, brigar, etc, ainda respeitando aquela coisa de "quem está com o brinquedo é ela". Depois eu lembrei: "deixe as duas resolverem". Não é que deu certo? Outra coisa: se você coloca muito foco no conflito, na briga, a criança acha que está atraindo ainda mais atenção pra ela. É muito louco, mas no momento que eu deixei as duas se entenderem, elas pararam. Pararam até de empurrar, e serem mais violentas com a outra. Foi incrível! Por isso, minha gente, respirem, se inspirem e gerencie conflitos sem subestimar a capacidade dos pequenos de aprender e lidar com a situação tendo você como guia, afinal é esse o papel. Essas fases e muitas outras vão existir, não adianta ignorar e achar que vai passar, ela só passa quando fazemos o que de fato deveríamos: ensinar.


4 comentários:

  1. Elas mordem? O que fazer? A minha morde mas parece que é de carinho!! Estranho ,né.? Mas quase nunca por ciúmes ou raiva! Help me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas moderam poucas vezes, eu reprimo na hora e digo que é errado, dói, machuca, essas coisas. Aqui elas gostam de puxar os cabelos. Mas já passou um pouco essa fase, amém! ;)

      Excluir
  2. Estou passando por uma fase terrível de birras por aqui... Minha filha com 1 ano e 7 e parece que já está nos terrible 2!!!!!!!!!! o maior problema aqui em casa é que ela não aceita que eu faça qualquer outra coisa que não seja dar atenção a ela. Ou seja: xixi, banho, lavar louça, qualquer coisa que eu faça ela abre o berreiro, quer ver, quer ficar em cima da pia... Sei que é culpa minha, pois como ela é levinha, muitas vezes eu faço as coisas com ela no colo e ponto, mas definitivamente isso precisa melhorar! Ela se joga no chão, agarra minhas pernas... Afff difícil! Mas é isso que vc disse, temos que ensiná-los tudo, até mesmo a canalizar as frustrações. Ela vai aprender e eu tenho que ter muita paciência! Obrigada por compartilhar essas coisas todas! : ) Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é difícil essas fases de colo, ainda que não há nada que fazer a não ser dar o colo. O que você pode tentar fazer é envolvê-la nas atividades. Quando for lavar louça deixar ela brincar com as coisas que estão na gaveta ou tirar os potes do armário, dar uma esponja na mão dela e pedir pra ajudar, levar ela pra tomar banho junto com você como uma atividade divertida, quando for fazer xixi deixar ela ver e explicar tudo o que acontece, etc. Aqui em casa isso dá muito certo e é assim que eu faço as coisas, envolvendo as duas comigo. E quando elas estão carentes, tento suprir isso, porque sei que é uma fase e vai passar ;)

      Excluir