domingo, 11 de maio de 2014

Todo dia é dia das mães

Na escola das meninas não teve comemoração dos Dias das mães. Lá eles não celebram datas comemorativas, especialmente as comercias, por uma questão de linha de pensamento e um mérito que eu não vou discutir aqui, mas eu não achei ruim. Acho que no meio de todas essas homenagens carregadas com rosas e desenhos, existe um realidade mascarada que a gente esquece. A vida real da mãe que está ali na luta todos os dias, e essa é muito mais perto do meu coração agora do que um simples cartão com um "eu te amo, mamãe". Ser mãe é um constante aprendizado e teste de amor, todos os dias. É claro que tem aqueles abraços apertados que fazem a gente sentir um frio bom na barriga, mas também existe a escolha diária de se entregar para um ser, no meu caso, seres, cada vez que você levanta da cama e o seu caminho começa a fazer parte do deles também. A sua vida ganha um novo significado, guiar, educar e amar. Amar incondicionalmente com garra, com força, que muitas vezes exige que você supere tudo, até você mesma, para poder usufruir deste amor.

Ontem, em uma das piores noites da minha vida como mãe, enquanto eu fazia carinho na cabeça da Bella no escuro do quarto delas, fiquei pensando no significado todo desse Dia das mães, e em como eu não estava me sentindo iluminada, mas derrotada pela rotina, tentando buscar ar no meio de uma confusão que às vezes parece não ter fim. Tudo o que eu queria era que a paz e felicidade reinasse, como todas as mães, mas o caos parecia insistir. No meu primeiro Dia das mães como mãe de três, cartões, mensagens e homenagens piegas não vão significar nada, porque mais uma vez eu precisei me superar. Como toda mãe, eu estou tentando desesperadamente. E no fim, pensei em todas as mudanças que a minha família tá passando nesse último mês e poxa, eu podia falar: eu tenho uma família e sabe o quê? Como sempre é só uma fase, e tudo dá certo no final.


Nesse Dia das mães, eu desejo não só pra mim, mas para todas as outras mães, que a gente se cobre menos, sofra menos (pelo amor de Dios) e aproveite mais, não queira que tudo seja perfeito, não fique se comparando com os outros, abrace um pouco o caos, aprenda a ceder, respire fundo quantas vezes for necessário no dia e perceba, por fim, a sorte de fazer parte dessa loucura toda chamada maternidade. *Foto Quitandoca

14 comentários:

  1. Tati, feliz todos os dias!!! As nossas opções (hoje, contraculturais!) fazem toda diferença em nossas vidas, na de nossos filhos e na de nossas famílias! Vale a pena. Com carinho, de uma mãe de quatro filhos que desfruta, dia a dia, das escolhas (que parecem loucas!) mas que são as melhores da vida: ser mãe. Fique com Deus. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto. Me identifiquei com cada linha. Ainda sou mãe apenas de uma, e isso exige superação quase que diária. Mas tento pensar o que você sempre diz: é só uma fase. E estou conhecendo o maior amor do mundo, não é clichê, é vivência. Vida pra nós. E que seja aproveitada, inclusive no caos!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente Tati feliz dia das mães e realmente mãe é pra ser celebrada,amada,respeitada todos os dias ,é ser mãe é se descobrir a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Ah ja estava com saudades super amo seus posts .

    ResponderExcluir
  5. Amei!! PERFEITO esse últimoparágrafo! Bjsssssssbjsss

    ResponderExcluir
  6. Acho que nada extremo é bom! Concordo que, todo esse mundo capitalista usa datas comemorativas para alavancar seus lucros, porém acho um pouco "demais" desmerecer o "dia das mães". Mais uma vez, concordo que todo dia é nosso dia mas o que há de errado em celebrar essa data? Não acho que pode-se generalizar e dizer "realidade mascarada, então vivemos uma realidade mascarada quando gastamos dinheiro, ganhamos presentes a partir do momento que comemoramos os aniversários dos nossos filhos? então a realidade mascarada seria ganhar presentes ou apenas simplesmente celebrar a vida? Afinal, tenho certeza que a maioria das mães valoriza muito mais uma declaração de amor de seu filho no coral do colégio, com o desenho mais puro do mundo - 'mãe desenhei seu cabelo cortado' - do que uma sandália nova.
    Como mãe, me senti um pouco ofendida com esse texto. De qualquer forma, Feliz diaS das Mães.
    Cada um com seu pensamento não é verdade? mas creio que nenhum pensamento é melhor que o outro. Não é porque eu comemoro o dia das mães que sou alienada e capitalista.

    ResponderExcluir
  7. Querida adoro comemorar o dia das mães!!! Recebi duas homenagens na escola das crianças que me emocionaram mais que todos os presentes que recebi!!! E não sofra tanto como mãe, relaxe e seja feliz!!!!

    ResponderExcluir
  8. Acabei de encontrar meu novo blog favorito!
    :)

    ResponderExcluir
  9. São 02:35 da manhã e como sempre encontro um alento nas suas palavras! Ser mãe é delicioso mais realmente uma entrega sem fim!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de descobrir o seu blog,me indentifiquei e me emocionei muito com o que vc escreveu!!!lindas palavras!

    ResponderExcluir
  11. Tati, lágrimas correram por aqui... Fazia tempo que não olhava o blog... E, para a minha grata surpresa, encontrei esse texto simples, mas que me tocou profundamente.
    Sou mãe de uma, mas me identifico com vc em várias situações cotidianas. É por isso que gosto tanto de vc (apesar de não conhecê-la pessoalmente) e desse blog.
    Um grande bj!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati! Acompanho o seu blog já tem um tempo, mas nunca comentei. Ainda não tenho filhos, mas a vontade de ser mãe bateu forte na minha porta desde o ano passado, foi assim que encontrei esse seu espaço. Só quero dizer que te admiro muito! Acho o máximo você escrever o que é ser mãe na real, contar as alegrias e dramas, que há caos, mas há também muito amor.
    O que me levou a comentar hoje é porque também me emocionei. Minha mãe faleceu quando eu tinha 10 anos, são quase 20 sem ela, e só eu sei como as comemorações na escola me doíam... Quando eu for mãe essa data irá doer menos, mas, por enquanto, fico sonhando com esse momento e me apaixonando pela maternidade ainda mais a cada post seu. Beijos

    ResponderExcluir