segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Receitinha - Biscoitinho de nata

Manhã sem nada pra fazer, crianças entediadas e agora toda vez que isso acontece eu tento pensar numa atividade rápida, sem ser muito cansativa (porque se não começa rolar um chororô de sono antes de ir pra escola) e, por isso, ultimamente, nossas atividades favoritas envolvem desenho, pintura ou cozinhar. É bolo, pão e, hoje, foi biscoito. Achei a receita da minha infância, aquele biscoitinho que quando a gente morde chega sente o gosto das manhãs livres e cheias de brincadeiras que viveu: o biscoitinho de nata que a minha mãe fazia. Estava há séculos querendo fazer esse biscoito, antes mesmo de ter as meninas, mas nunca encontrava nata. Até que outro dia achei no mercado vendida em um pote entre as ricotas e queijos cottages da vida. Há um ano e meio atrás, cortamos o leite e derivados das meninas por conta da alergia, mas agora estamos voltando a dar uma coisa ou outra pra elas, com o aval da pediatra. Então, elas puderam não só fazer, como comer o biscoito. Foi uma farra (mas nem fez tanta sujeira assim uhu!)


Fizemos ainda de pijama. Detalhe


Eis que eu descobri porque esse biscoito rolava tanto lá em casa, além de levar pouco açúcar e ingredientes, é super fácil de fazer. Anotem aí.

Biscoito de Nata

Ingredientes
1 ovo
1 copo de nata
3 colheres de sopa de açúcar (usei o demerara)
2 colheres (sobremesa) de fermento
3 xícaras de trigo.

Modo de preparo
No caderno de receitas da minha mãe está escrito apenas isso: enrole e ponha pra assar. Oi? Hahahahaha Adorei, né mãe?


Deduzi que era pra misturar tudo, obviamente, mas fiz o seguinte: misturei primeiro o ovo, a nata (usei a medida de um copo de boteco), 3 colheres de açúcar com uma colher, depois coloquei o trigo e o fermento. Amassei um pouco com a mão, abri a massa na mesa da sala com um rolo e usei uns cortadores do Star Wars para diversão garantida com as meninas.

Depois é só ir pro forno rapidinho. 200°.

Untitled
Biscoitos prontos para irem pro lanche da escola junto com bolinho de arroz e tomatinho.

*os cortadores comprei no Ebay, é só colocar cookie cutter star wars que aparecem vários vendedores. Escolhe um top seller de se joga ;)

5 comentários:

  1. Oi,que maravilha,além de passar um momento fazendo algum com a família,ainda incentiva a elas gostarem de cozinhar no futuro. Amei a receita,super fácil da maneira que eu gosto. Só fiquei na dúvida aonde eu compro a nata,nunca vi vendendo,posso trocar a nata por uma coalhada mais firme? Rsrsrs.Bjss.

    ResponderExcluir
  2. aaah, eh a Juuuh, acho que comentei no email do marido kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Amei! Anotei e vou fazer!
    Beijos, saudades de vocês...

    ResponderExcluir
  4. ai gente, tem coisa mais gostosa que uns bicoitinhos assim pro café da tarde?! eu amo, adorei a receitinha!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    https://www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir