segunda-feira, 30 de março de 2015

Amar é ...

Todo dia a gente acorda, dá o peito, faz café, corta fruta, busca o pão, faz tapioca, faz suco. Troca de roupa, troca a fralda, vamos fazer xixi? Lavo o rosto, negocia a escolha da roupa, veste o sapato, sai pra passear, faz almoço, serve almoço, dá banho, penteia o cabelo, escova os dentes, arruma mochila, prepara lancheira, leva na escola, dá o peito, brinca, busca na escola, dá banho, coloca a roupa, lê um livro, coloca pra dormir, acorda de madrugada várias vezes, para depois começar tudo de novo. Quando a gente se dedica totalmente aos filhos, o cuidado e o dia a dia podem ser exaustivos.  Faça todas essas atividades três vezes durante todos os dias, então. Eu tenho me pegado pensando muito sobre isso nesta semana, em como a gente não pensa nessa trabalheira antes de ter filho. O que a gente pensa, aliás, que eu não consigo nem me lembrar? Uma amiga me contou que quando a filha dela nasceu ela pensou: “mas, peraí, eu vou ter que dar banho nela todo dia?” hahahahaha Acho que isso resume bem o que uma mãe de primeira viagem sente no pós-parto. É uma ruptura que acontece entre o “eu” e a agora “mãe”. É quando a gente percebe que nada mais será o mesmo, que agora sim precisamos nutrir e cuidar. E isso, é amar.


Sim, é uma trabalheira sem fim. Mas sabe o que é o melhor? É que ela entra na sua vida e vai fazendo parte dela sem você perceber. Eu quase nunca lembro que tenho que fazer tudo isso, eu simplesmente faço. Quando eu resolvi ter filhos eu fiz uma escolha. Deixei de ser eu para me encontrar por completo e continuo em processo porque eles me ensinam todos os dias. E isso, é amar.

Um beijo pro meu pai e pra minha mãe que tiveram todos esse cuidado
por mim durante anos! E viva a família!

E que venha mais uma semana de amor para nós

2 comentários:

  1. Oi, Tati! Acho que essa é uma definição perfeita de amor. Dá trabalho mas enche a vida de alegria e faz cada minuto (mesmo aqueles que dá vontade de sentar e chorar) valer a pena.
    Beijo e boa semana, cheia de amor

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir