terça-feira, 31 de março de 2015

Receitinha - Bolo de chocolate de arroz cozido sem glúten e delicioso

Ontem, estava em casa com uma vontade de fazer um bolo, já que as meninas estão meio doentes ainda e resolvi não mandar pra escola, mas percebi que não tinha nenhuma espécie de farinha no meu armário. E agora? Lembrei que outro dia encontrei no instagram uma receita de bolo sem glúten feita com arroz integral cozido. Procurei, fiz umas adaptações e, em meia hora, o bolo estava no forno. O resultado foi um bolo delicioso! A receita original é do blog Intolerantes na Cozinha, que aliás tem receitas excelentes, mas consegui fiz algumas adaptações para facilitar ainda mais a nossa vida corrida com filhos. Do jeito que eu fiz é só bater tudo no liquidificador e colocar na forma. Sabe aquele arroz que sobra do seu almoço e você não sabe o que fazer com ele? Então, esqueça o mexidão, ele pode se transformar em bolo! Essa receita é fácil e vai mudar a vida de muita dona de casa! Anotem:





Bolo de chocolate de arroz cozido sem glúten e delicioso

Ingredientes:
1 1/2 xíc de arroz cozido
1/2 xíc de amido de milho (maisena)


1/3 xíc de farinha de linhaça (mas pode substituir por quinoa ou aveia)
3 colheres bem cheias de chocolate em pó
3 ovos
1/2 xíc de azeite de oliva ou óleo
1/2 xíc de leite ou leite de coco
1 xíc de açúcar demerara
1 colher de fermento químico

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Eu não tinha leite de coco em casa, então usei leite mesmo. Bata por uns cinco minutos até ficar bem homogêneo. Eu usei o arroz que eu fiz no almoço temperado com sal e alho mesmo e não ficou com gosto residual algum, mas acho que tem que bater bem porque alguns grãos ficaram percepítveis no bolo.

Pré-aqueça o forno a 200° e unte uma forma pequena de 22 cm com óleo e polvilhe com chocolate em pó. Misture o fermento no resto da massa e coloque na forma.

Calda de chocolate simples 

2 colheres de açúcar demerara
4 colheres de chocolate em pó
8 colheres de água ou leite

Misture tudo numa frigideira até disolver o chocolate por completo, Depois leve ao fogo baixo até ferver e engrossar.






2 comentários:

  1. Eita, mas deve ter ficado uma delícia! Flor, uma dica para o caso de não ter sobra de arroz em casa: Se você deixar o arroz cru dentro de uma vasilha com água (o suficiente para cobrir o arroz) dentro da geladeira de uma dia para outro ele fica como cozido. Vi em uma receita de bolo de arroz, testei e funciona mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. Sou celíaca e estou deixando o Brasil. Achei bem interessante a receita pois arroz é facil De achar, diferente de fecula de batata e mandioca, farinha de arroz, goma xantana. O bolo ficou seco por ser só de arroz ou não? Ficou fofinho? Farelento ou não? Desculpa as perguntas chatinhas. Claro que testarei antes de ir, mas nada como a experiência.

    ResponderExcluir