quinta-feira, 27 de agosto de 2015

18 meses com ele

O que dizer sobre este menino que há 540 dias está do nosso lado e nos transformou tanto? Existe tanta coisa que eu posso dizer sobre ele. Que é um menino sorridente, simpático, alegre, danando, falante, precoce. Sim. Mas é muito mais que isso. Você chegou para transformar ainda mais o que eu tenho dentro de mim, me fez me cobrar menos, me libertar mais, me trouxe redenção. Parece que você sempre esteve com a gente e quando eu vejo você brincando com a Maria e a Bella cheio de abraços e beijos meu coração parece que desmancha no chão de tanto amor e felicidade. Não vejo a hora de descobrir o que mais você vai me mostrar.

Foto espontânea feita pelos queridos amigos da Panoptes Fotografia


Com 18 meses, FranChico ou Franchisco (como é chamado pelas irmãs):

- Fala muito! Fala quase tudo! É impressionante, especialmente, sem querer comparar mas já comparando, fala muito mais do que as meninas na mesma idade. Acorda de manhã e quando vê as meninas já diz "bom dia, Maria. Bom dia, Béia". E fala palavras e frases não por repetição, mas porque escutou a gente dizer.
- É ultra simpático, o que nos faz pensar em quem ele puxou na nossa família, sinceramente. Fala e sorri pra todo mundo. 
- É solto e se sente em casa na escola das meninas. Todo mundo sabe quem ele é, cumprimenta, brinca, pega no colo. Amo o fato dele ser tão feliz naquela uma hora que passamos ali todos os dias. 
- Ama incondicionalmente o avô. Me troca por ele fácil, fácil.
- Adora brincar com a guitarra e os cabos do amplificador do pai, passa uns bons minutos conectando e desconectando tudo. É musical e adora colocar o fone de ouvido e dançar.
- Quer fazer tudo o que as irmãs fazem. Tudo. Outro dia estava fazendo um bolo de tarde e ele puxou o banquinho (que fica na cozinha pras meninas subirem e me ajudarem a cozinhar) subiu, pegou a colher e disse "mistura". E lá foi ele misturar. Essa semana inventou que quer fazer xixi no vaso, já foi algumas vezes e fez direitinho (mas não estou com pressa desse desfralde não, vamos ver no que dá). 
- De vez em quando testa nossa paciência e chora alto. E nós reaprendemos a ensinar quando ainda não somos bem compreendidos, e apanhamos um pouco com isso. Às vezes, esquecemos que ele é um bebê e precisamos nos lembrar constantemente disso.
- Chupa o dedo. Ok, admiti. É verdade que ele não coloca o dedo na boca o tempo todo, só quando tá com sono e isso virou meio que o nosso sinal de "quero mamar", mas agora ele está aprendendo a pedir então vamos caminhando para o desenvolvimento natural da coisa, sem neuras. Mas precisei desapegar muito nessa.
- Seus objetos favoritos no momento: aspirador, vassoura, pedal de guitarra, livro do Bibo ou do porquinho. Que fique constado: adora a Anna e a Elsa. Sempre que vê aponta e sabe diferenciar uma da outra, ainda que nunca tenha visto Frozen na vida. 
- Mama no peito, acorda de noite pra mamar (às vezes muito, às pouco), come de tudo, não assiste TV, sobe em tudo, cai bastante, testa limites, todas essas coisas que bebês fazem ou deveriam ou não fazer.

3 comentários:

  1. Geeeente ele ta lindo demais, acompanho pelo instagram e já imaginava que eu fosse bem esperto mesmo, mas só de ver você narrando essas coisas, é bom demais. Parabéns Tati.
    P.S.: gargalhamos aqui em casa com aquele post do picolé no Insta.

    ResponderExcluir
  2. Helena tb chupava o dedo, pelos MESMOS MOTIVOS e eu tive que desapegar, MUITO. No entanto, tb tem cada vez menos chupa o dedo...sei lá, simplesmente percebi que ela quase não o coloca na boca...nem sei quando aconteceu, mas esta deixando o dedo para lá....parece que quando a gente resolve não se preocupar tudo entra nos eixos..... Parabéns pelo seu menino, ele está incrível

    Ps.: Helena está com 1 e 9 e não fala 1/3 do que o Francisco fala hahahahahahha

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,ele está lindo e como passa rápido o tempo! Já com 18 meses? É muito bom ter criança pequena em casa. Bjss.

    ResponderExcluir