terça-feira, 18 de agosto de 2015

Roteiro Paris com as crianças

Último post de Paris! Sim! Hora de fechar o ciclo!

Nosso roteiro para Paris com as crianças não é o melhor e nem é tão perfeito. Mas é nosso, foi ótimo e o possível com três com menos de três (e meio). Também não vou conseguir fazer um roteiro super detalhado, com milhões de dicas porque não consegui anotar muita coisa durante os passeios, mas dá pra compartilhar um pouco do que vimos e o que vivemos. Tivemos ótimas surpresas e poucas decepções pelo caminho, ainda bem. Confesso que escrever esse roteiro só me faz querer voltar para França de novo e viver tudo novamente. Mas, enquanto a gente não pode, sonha e escreve! Outra coisa, o melhor da viagem não foi apenas conhecer os principais pontos turísticos de Paris, mas viver Paris, explorar a cidade, descobrir novos caminhos, parar na padaria da esquina, no parquinho escondido na rua de trás e isso só indo e vivendo. Mas, enquanto a gente não vai viver, vem comigo:

Torre Eiffel + Parquinho Champ de Mars
Realmente existe uma coisa mágica em torno da Torre Eiffel, que não sei explicar. Esse foi nosso primeiro passeio e como não chegar em Paris e ir correndo pra lá? Fomos só no dia seguinte da nossa chegada, é verdade, mas foi nosso primeiro destino. Se você quiser ter a melhor visão da Torre vá de metrô e desça na estação Trocadero. Quando chegamos lá as três crianças estava dormindo, mas quando você sai da estação de metrô, vira a esquina e dá de cara com a Torre é demais. Meus olhos se encheram de lágrimas, não sei o que me deu, parece que não tinha aquele mar de gente tentando tirar foto, nem os imigrantes vendendo mini-torres, éramos só nós e ela.
Depois fomos descendo até chegar aos pés da Torre, comemos um sanduíche, as crianças acordaram e fomos andando mais no parque Champ de Mars, onde ficam vários parquinhos legais. Alguns brinquedos são pagos, mas o que domina são os parques equipados com os melhores escorregas e escaladas. A maioria deles frequentada por crianças francesas que moram na região. A única coisa ruim do passeio foi uma criança que tacou um carrinho de madeira na cabeça da Isabella e isso deu uma travada nelas, mas faz parte. Ficamos tanto tempo nesse parquinho que quando vimos já passava das 18h e era hora de ir pra casa.

Parquinho na Champ de Mars, bem perto da torrs

Champs Elisée + Arco do Triunfo
Acabamos indo na Champs em um dia que nossa programação era o Jardin Luxemburgo, mas estava chovendo. Descemos no Grand Palais e ficamos totalmente perdidos naquela confusão de chuva e para onde vamos. Compramos um guarda-chuva no metrô e fomos subindo a avenida.
Já contei aqui a nossa saga do banheiro na Champs que terminou com a Maria gritando “minha vagina tá doendo” enquanto eu corria com ela no colo. Fomos lá para ir especificamente na Dinsey Store e não me arrisquei em ir em nenhuma outra loja com os três, todo mundo cansado, imagina a loucura. Vale a pena ir na loja sim, tem muita coisa legal pra comprar, mesmo sendo em euro, e eu acho que fiquei mais empolgada que as meninas. Elas logo pegaram uma Anna e uma Elsa cada e já estavam prontas para irem embora, eu é que queria ver tudo kkkkkk. Então, depois de passar uma hora na loja, subimos a avenida toda até o Arco do Triunfo, tiramos foto, pegamos o metrô e fomos pra casa exaustos com uma conclusão: Champs Elisée mais ou menos.

Versailles
Para chegar em Versailles é preciso fazer uma combinação de metrô + trem, mas é uma viagem tranquila para fazer com as crianças e elas se divertiram bastante no caminho vendo as paradas e as casinhas fofas. Fomos para passar o dia todo, antes de ir passamos no mercado, na padaria e carregados de comida partimos. Chegando lá você fica meio louco com a quantidade de gente e tamanho da fila, mas calma! Hahahahaha O que aconteceu com a gente super mal informado sobre a situação turística foi o seguinte: o Marco já fechou a cara quando viu o tamanho da fila. A gente não tinha comprado ingresso então fui no centro de informações, mas antes todo mundo queria ir no banheiro então levei os três comigo e deixei o Marco sozinha pra ver se ele dava uma respirada. Cheguei lá uma fila enorme pro banheiro também. Eu com Francisco no mochilik, uma menina em cada mão, não pensei duas vezes: passei pela fila e entrei no banheiro sem olhar pra atrás. Depois tentei ir no balcão de informações mas com os três e uma pequena fila foi impossível. Vi que tinha uns auto-atendimentos então deixei eles com o Marco e fui comprar. Entrei na fila e mandei o Marco ir dar uma volta para ver se aquela era a fila do jardim mesmo. E não era! Ficamos uns 15 minutos na fila à toa. E ainda comprei o ingresso errado. Para comprar o ingresso pros jardins só vá direto pra lá. Então, morri em 30 euros nessa brincadeira de não saber. Não fomos no palácio porque é um passeio longo, não pode levar carrinho e acho que as meninas não iam curtir.
O Jardim de Versailles é maravilhoso e passamos o dia todo lá. Tomamos uma taça de vinho e as meninas um chocolate quente no restaurante. Depois fomos ver o lago e só escutei o choro da Bella de longe e o cabelo dela todo molhado e já sabia. Olhei pro Marco e perguntei: “ que aconteceu? Ela caiu no lago?”. E ele riu e fez sim com a cabeça. Ela escorregou no deck e o Marco conseguiu pegar ela pelas pernas mesmo segurando Francisco no colo. Não basta ser pai, tem que ser um pouco ninja. Para animar todo mundo tomamos um sorvete e Francisco aproveitou e experimentou um pela primeira vez também.
Resolvemos alugar umas bicicletas lá para conhecer o resto do Jardim que é enorme depois de ver que eles tinha reboque também. Mas demos mole mais uma vez e não levamos cadeado para entrar nas outras atrações. Mas já valeu. Amei Versailles e as meninas também. A volta foi super tranquila e rápida.

No trem a caminho do castelo

Chegada e oencontro com a multidão

Lanchinho perto do lago

Imitando a Bela

Nossas bicicletas

Pausa para ver os animais

Notre Dame/Sena + Pompidou + Marais
Passamos nesses quatro lugares pelo menos duas vezes porque viajar com criança é assim, às vezes o reteiro muda no meio de caminho. Primeiro fomos conhecer o Centre George Pompidou mas ficamos só na parte de fora, o que já vale muito a pena, porque vamos confessar não queria pagar caro para entrar e eles não curtirem nada. As meninas adoraram correr pelas esculturas e aproveitamos e almoçamos um sanduíche por ali mesmo em um dia parisiense bem frio para o mês de maio. Nos perdemos nas ruas lá perto e fiquei super frustada porque queria comer uma éclair de uma confeitaria e tinha esquecido o mapa em casa. Mas encontramos com o cuidador da nossa casa da Airbnb lá e ele acabou não só levando a gente na loja como mostrando todo o bairro de Marais pra nós. Ele é lindo e cheio de lojas, restaurantes e docerias fofas. Conseguimos ir em algumas e comemos um doce delicioso no meio do caminho. No fim do passeio já estávamos em Notre Dame.
Também não entramos na Notre Dame, mas ficamos nas redondezas. Bem do lado da igreja tem um parquinho pequeno, comemos nossa éclair lá, e depois passeamos pelas margens do Sena. De lá andamos até Hotel De Ville que é a prefeitura de Paris, andamos de carrousel e fomos numa super loja de departamente que fica lá perto e que agora não lembro o nome que vale muito a pena. Não só pelo banheiro, mas pelos cinco andares de loja com tudo lindo! Compramos só um brinquedo pras crianças, no entanto. Isso é viajar com orçamento apertado hahahahaha

Complexo aquático do Pompidou. É claro que elas enfiaram a mão nessa água fria várias vezes

Em uma confeitaria no Marais

Parquinho do lado da Notre Dame

Nos jardins entre Notre Dame e o Sena

Parada no Hotel de Ville

Meninas amaram os cadeados, queriam abrir todos!

Jardim Tulliers
Outro lugar que acabamos indo duas vezes. Na primeira vez, chegamos e fizemos um piquenique, mas choveu e tivemos que ir embora. Como achei o lugar maravilhoso, quis voltar. Na segunda vez, comemos em um restaurante lá e foi ótimo também.
O parque está cheio de parquinhos e espaços verdes lindos, além disso fica perto de uma orla linda do Sena e do Museu D’Orsay, que também não entramos só passamos por lá, está na minha lista da próxima visita.
Tem um parte de pula-pula e outra de brinquedos lindos para as crianças. Detalhe que as meninas quiseram subir no mais alto, no meio do caminho a Bella desistiu e ficou chorando horrores. Parou o parquinho inteiro e a fila no brinquedo pra eu subir e tirar ela de lá, faz parte.
Ah, atenção para os piqueniques. Não é todo lugar que é permitido estender a tolha. Mas todo o parque tem bancos lindos para sentar, o mais famoso deles (cadeira verde que está por todos os lados) já se tornou marca do parque e se espreguiçar à vontade.

Descansando na beira do lago

Maria achou uma poça de lama para o meu desespero

No parquinho do parque

La Villette
A La Villette é um complexo com museus e lá tem a cidade da ciência, das crianças e da música. Tem um museu grande de ciência com a famosa Géode, que na verdade é uma sala de cinema, e uma parte com parquinhos bem legais, mas pra gente foi meio que uma decepção. Quando fomos estava um vento frio de lascar, o lugar era longe e meio esquisito e ficamos meio que sem saber o que fazer. Chegamos no meio das excursões dos colégios, e logo depois do almoço os parquinhos ficaram mais vazios e as meninas aproveitaram um pouco, no meio do caminho, quando fomos no parquinho mais legal, choveu e resolvemos ir pra casa. Mas acho que vale a pena sim, especialmente, pros maiores que puderem ir nos museus.

Aclimmation
O Jardim da Aclimmation foi uma das melhores surpresas da viagem. Coloquei no roteiro mas não tinha ideia do que íamos encontrar. O parque é um pouco afastado, fica ao lado do famoso bosque de Bois de Boulogne, mas tem uma estrutura sensacional para crianças. Pagamos 50 euros pelo ingresso para nós cinco e tenho certeza que elas se divertiram tanto quanto se fôssemos pra Disney. O lugar é enorme, cheio de parquinhos e brinquedos, tem animais soltos pelo local como coelhos e pavões, e a cada caminhada era uma descoberta. Fomos numa segunda e estava bem vazio e só fomos embora na hora que o parque fechou. Recomendo mil vezes.

Trenzinho e água que sai do chão? Pense em duas meninas felizes!

Parquinho nível máximo, No chão nada de areia: serragem

Nosso carrinho duplo em local especial no trem

Brinquedos de parque

Francisco, o sentador de bancos

Aguardem agora o post da nossa aventura em Montpellier