terça-feira, 4 de agosto de 2015

Um, dois, três: difícil, mas nem tanto

Outro dia tínhamos um almoço marcado num bar perto da nossa casa, mas milagrosamente os três resolveram dormir na mesma hora. A Maria acordou primeiro e como já estávamos atrasados resolvi ir com ela a pé, e o Marco iria depois de carro com o Chico e Bella quando eles acordassem. Era uma oportunidade também de ter um tempo sozinha com a Maria, então fomos caminhando e conversando até lá, e foi ótimo. Durante o trajeto não conseguia não pensar "meu Deus um só é fácil demais, do que as pessoas reclamam?!". 

Depois quando chegamos lá minha sensação era de que estava faltando alguma coisa e eu toda hora olhava pra ver se o Marco estava chegando. Minha amiga e outra amiga dela que estavam lá perceberam e apontaram isso de que “eu nem sabia o que fazer”, o que era verdade. Então, eu comentei o quanto eu achava estranho ter um filho só pra cuidar e aí uma delas disse “mas, eu acho que um filho só é muito mais difícil que três”. Confesso que na mesma hora me bateu um daqueles alertas de filme que a pessoa faz a cara de “What?”. “É claro que não, gente, obviamente três dá muito mais trabalho que um”. Fiquei quase ofendida. As duas, cada uma mãe de um, minha amiga grávida do segundo, e eu “como assim?”.  E aí elas explicaram que o queriam dizer não era do trabalho manual, mas do emocional. E sim, nisso me identifiquei e entendi bem. Durante dias fiquei pensando sobre essa questão do que dá mais trabalho, conversei com o marido, conversei com uma amiga e a verdade é que cansei de pensar sobre o que é mais difícil ou não. Na verdade, cansei desse papo de que filho é difícil, preciso confessar. Por que reclamamos tanto?



Acho que ter filho é difícil, dá trabalho, seja ele mental ou físico. E é isso. Ter filho, seja um, dois, três ou quatro, dez, vinte, é trabalhoso. Pronto. Aceite, vire a página. Não sinto que eu faça mais do que uma mãe que tem um só ou sofra mais ou menos. Isso não é uma competição. Eu quis ter três e agora vivo as dor e delícias disso. O que eu acho é que para a nossa geração que foi criada para estudar, “ser alguém na vida”, descobrir o mundo, é muito mais difícil encarar esse trabalho doméstico, abrir mão de si a favor do outro, parar de pensar em si pelo outro.

Se for pra dizer que ter mais filhos é "mais fácil " vou dizer que acho que uma das vantagens de ter mais de um filho é que a gente não foca muito nas situações complicadas, não mantém a energia em um lugar só. É claro que eu nunca tive a experiência de ter um só filho, mas muitas vezes me coloco nessa situação. Com as meninas, por exemplo, se algum dia uma não queria comer a papinha, eu insistia, tentava, mas se não comesse, tudo bem, porque sabia que no dia seguinte ela iria comer melhor. Foi mais fácil de me desprender de rótulos porque sabia que a personalidade delas, assim como o humor, mudava muito. Até hoje eu não fico muito nessa de “a Maria é assim, a Isabella é assado” porque sei que elas mudam muito e não quero criar profecias auto realizadoras. Com mais de um muitas vezes a gente tem que pensar rápido, abrir mão de certas coisas a favor do conjunto da obra, por exemplo.

Outro dia a Bella fez um escândalo porque perdeu uma pá de parquinho e a gente ia na casa de uma amiga delas brincar. Fiquei um tempo procurando o brinquedo e tentando acalmá-la enquanto o Francisco e a Maria esperavam. Expliquei, peguei no colo, perdi a paciência, consolei, fiz tudo. Até que olhei pro relógio e já estávamos super atrasados e perdendo tempo de parquinho, Maria e Francisco loucos pra sair. Não deu outra: peguei ela no colo e fomos pro carro. Assim que ela sentou na cadeira parou de chorar, problema resolvido e lá fomos nós. Fiquei pensando se fosse só com ela. Talvez tivesse resolvido o problema da mesma forma, porém iria me questionar muito mais, pensar muito mais, me cobrar muito mais. Talvez. Como eu disse, nunca passei por essa experiência. 



Sim, ter filhos é difícil, não importa quantos. Acho que o que temos que nos perguntar é por que é tão difícil? Se a gente parar e se entregar um pouco consegue descomplicar. O segredo acho que é esse: o trabalho não precisa ser uma questão, por que não podemos ou conseguimos criar os filhos de forma natural? Pensem nisso.  

10 comentários:

  1. É isso, Tati! Fomos criados pra trabalhar fora e "ser alguém na vida". De repente algumas de nós percebe que "ser alguém na vida" pode ser dentro de casa, fazendo bolo e reparando em como nossas crianças são maravilhosas e crescem rápido. Um viva à quem percebe isso e consegue sentir prazer nesses pequenos e deliciosos detalhes cotidianos! Um beijo procê por esses textos inspiradores. Sou sua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Marina. Otimo texto.Por isso antes de ter o segundo e quem sabe o terceiro me preparei pra trabalhar em casa e poder cuidar de perto dos filhos e da casa pelo menos enquanto forem pequenos.😊

      Excluir
  2. Demais e muito verdadeiro.As pessoas hoje conversam (a maioria das mães...) como se competissem qual está mais cansada ou tem mais trabalho.Ter filhos é tão mais que ficar achando tudo complicado não é?muitos beijos em sua linda família! Gabi

    ResponderExcluir
  3. Pra mim o grande problema de ter 2 são as brigas, um tem 6 anos e o outro quase 3 e eles brigam mto, raramente conseguem brincar juntos, isso cansa mto emocionalmente... mas acredito q logo vai passar essa fase e eles vão se entender...

    ResponderExcluir
  4. Vc e seus posts deixando a minha vida mais leve... sempre.!

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isso Tati! Por alguma razão precisamos mostrar para a gente mesmo e para o mundo que nossa vida não mudou, que damos conta de tudo, dormimos bem e somos suuuper desencanadas. E quer saber? É mentira!!! Muda tudo mesmo, nao tem experiência que se aproxime... E se a gente relaxar, se entregar e curtir e entender cada fase, certamente vai ficar mais fácil!! Vamos tentando! Bj Tati

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tati. Não importa se são 1, 2, 3, ou tantos forem..... ter filhos dar trabalho. Estava pensando quase agora, antigamente as mulheres tinham tantos filhos e tinham nada de neurose que nos temos. Acho que a culpa é da nossa própria sociedade que impõe que devemos ser perfeitas e dar tudo que eles querem e pedem. Usavam roupas usadas que passavam de geração em geração, usavam fraldas de pano, amamentavam e senão conseguiam era leite de vaca mesmo. Era uma maternidade mais leve, hoje é muita cobrança.
    Depois de 7 anos decidi ter o meu terceirinho, e posso afirmar que é muito mais fácil.... aderi as fraldas de pano moderna e quando tenho que usar descartável em ambientes que vão questionar muito a minha escolha (so pra evitar a fadiga rsrs) vejo o quanto elas podem ser praticas para nós mães porém desconfortáveis para eles. Amo meus bebes e não trocaria minha vida de mãe por nada nesta Terra. Tenho um de 11 anos, 7 anos e um de 4 meses. Parabéns pela sua leveza e que possamos ter uma maternidade assim.... Leve

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati,eu tenho 2 filhos com diferença de 5 anos,hoje ela tem 20 anos e ele 15 anos. Eu quis ter assim com diferença de idade porque achei que seria mais fácil cuidar de cada um,idades diferentes,interesses diferentes,mas mesmo assim quando tinham 5 e 10 anos e ainda mais velhos brigavam muito. Mas filhos dá trabalho de qualquer jeito,acho que o que cansa mais são as birras e malcriações. E mesmo com 20 e 15 anos de vez em quando nos deixam de cabelo mais branco rsrsrs. Bjss.

    ResponderExcluir
  8. Menina, estou en-can-ta-da com seu blog! É incrível como você escreve... Me identifiquei demais com esse post. Parabéns! Não abandone nunca esse blog.

    ResponderExcluir