domingo, 10 de julho de 2011

Trabalho de parto

Quando o teste de gravidez deu positivo eu comecei uma jornada que nunca pensei que teria que enfrentar: encontrar um obstetra. Eu tinha uma médica ginecologista, mas sabia que ela não era muito pró-parto normal, e ainda era particular, então tive que correr atrás de um novo doutor/a.

IMG_1663
Eu na maternidade e em um dos melhores colos da minha vida, com poucos dias de vida.

Como eu estava com cólicas terríveis, fiquei preocupada e queria achar alguém logo, para ficar tranquila e fazer uma ecografia. E tinha um outro porém: conseguir um obstetra que fizesse parto normal. Começou aí um tal de liga aqui, liga ali, faz drama para a secretária, coloca o nome do médico no google, pega referência com outras mães. Até a Maria Fernanda, super amiga e mãe, entrou em ação para me ajudar. Procuramos muito, cheguei a ligar para uns 20 médicos. Só dois aceitavam plano de saúde para as consultas. Parto normal nesse mundo, minha gente, só pagando!

Fui em um médico na última quinta-feira. Ele aceitava o plano e eu estava depositando todas as minhas esperanças na coisa do pró-parto normal. Mas, saí do consultório revoltada. Ele chegou dizendo que fazia parto normal, mas que cobrava por fora. "Tudo bem", eu disse para mim mesma, "vamos lá". Mas, depois a coisa ficou pior. Ele começou a colocar defeito em tudo, nos anestesistas, da trabalheira que ele teria que ter se eu fizesse um parto normal, que eu poderia ter complicações, que ele provavelmente teria que usar um fórcepis, que era um estresse para o bebê e muitas outras coisas que não cabem nessa página. Eu absorvi aquilo aos poucos, sem saber o que dizer. E no final, ele admitiu: "eu não gosto de fazer parto normal".

Fiquei pasma com todo essa situação. Como o plano de sáude que não paga suficiente para os médicos fazerem um procedimento simples, saúdavel e recomendado pela Organização Mundial de Saúde? E pelos médicos que não querem perder tempo e preferem a cirurgia no lugar de um método natural. Eu não tenho nada contra quem queria fazer uma cesária, é decisão de cada uma. Eu só quero o direito de tentar fazer um parto normal. Só isso. Eu nunca achei que eu iria ter esse discurso, mas as coisas mudam de fato quando a gente carrega alguém. Dar à luz é algo natural.

Bem, desabafei. Agora continuo na busca por um médico/a que fazem parto normal e estou disposta a pagar por isso. Para quem não sabe, o procedimento em Brasília sai, em média, R$ 5 mil. Consegui uma consulta para sexta que vem com a obstetra de uma amiga. Vamos ver como vai ser. Depois conto por aqui. Fiquei imaginando com foi para outras mães esse processo. Como é a história de vocês? Compartilhem.

4 comentários:

  1. É, nesse quesito maternidade, a preguiça impera e o natural vira o anormal: parto normal, amamentação, alimentação só depois dos 6 meses e etc. Hoje, so faz parto normal quem opta pela rede pública, ou quem arruma um médico realmente pró parto normal. Esses que falam "vamos ver na hora", sempre te empurram uma cesárea goela abaixo.Dane-se o que é melhor pro bebê e pra mãe. Mas que bom que você é consciente! Boa sorte amiga!

    ResponderExcluir
  2. Eu não casei ainda, mas pretendo ter filho daqui há 3 ou 4 anos. E quero muito parto normal. E pelo que vi na minha cidade, os obstetras não querem fazer. Eles querem vc anestesiada, sem grito, chegou, cortou, tirou o bebê e se pudessem, chamavam outro para fechar, sério!

    é obvio que normal é melhor, estimula a produção de leite, vc se recupera mais rápido, e conheço quem teve normal e cesárea.

    Normal: Dói muito, mas na hora que nasce, vc já se alivia e horas depois, já senta de perna cruzada.

    Normal com anestesia: Não sente quase nada, toma injeção de força, e depois que a anestesia passa, umas horas depois, tmbm já estará bem.

    Cesárea: Fica mais de 24 horas sem poder falar, sentar. Não consegue fazer absolutamente nada. Depois de 24 horas, consegue com muito esforço e pessoas ajudando e a amamentação fica chatinha tmbm!

    O que escrevi, foi opinião de 3 mamães que conheço!

    Espero que você consiga ter normal, é melhor para você e seu filho.
    P.s. As duas que fizeram normal aqui em Teresina, foi com obstetras mulheres, não sei se tem difereça, mas fica a dica!

    Boa sorte mamãe e bebê!

    ResponderExcluir
  3. Já passei por aqui uma vez falando o quanto eu curto o blog. Gostei muito do post! Lembrando: tenho uma bb de 2 anos :D Desde o começo da gestação eu tinha certeza que queria ter minha bb de parto normal. Na época era estagiária e não tinha condições de ter um plano de saúde. Por isso tive que “optar” pela rede pública. O fato é que correu tudo bem, e hoje vejo que foi o melhor para nós (mamãe e filhinha). E aconteceu exatamente o que me disseram - mesmo algumas amigas confessando depois que mentiram à respeito da dor para eu não ficar com medo:
    - Vc vai sentir mta dor? Vai. Mas são cólicas. Sabe aquelas mentruais? Elas.
    - Qd o bb sair vc não vai sentir mais nada. Vai ser como se tivessem tirado a dor com a mão.

    E foi assim... Pelo menos pra mim. E espero que com vc tbem seja :D
    Ah, fiz dieta e hidro durante a gravidez, acho que isso ajudou bastante
    Boa sorte na saga. Vai dar tudo certo ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Tati, acabei de descobrir o seu blog pelo Potencial Gestante e estou amando, estou eu aqui com os olhos cheio de lagrimas de tanta emoção depois de ver o seu ultra com os dois bbzinhos, que coisa mais linda, estou grávidinha de 36s e 2d, e sei como esses dias são importantes rsrsr!!! Quando vi o seu ultra lembrei da primeira vez que vi o meu pequeno, posso imaginar a surpresa linda que é descobrir que agora vc virou "casinha" para dois! Bom, deixa eu chegar no assunto rsrsr, moro em Londres e vim p/ cá p/ ter o meu bb aqui, estou em SP agora, minha médica é uma graça, não troco ela por nada neste mundo e ela faz SIM parto normal, natural ou humanizado, ela adora o que faz, se vc quiser algum contato dela te passo com o maior prazer, estou deixando o meu email, qualquer coisa pode entrar em contato!! Grande beijos em vcs 3, de nós 2 Mari e Luis Gustavo
    marianatella@gmail.com

    ResponderExcluir