sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As chances de gêmeos

Eu nunca imaginei que seria  mãe de gêmeos. Tá, pode ser que lá na infância, quando eu tinha uns 8 ou 10 anos, eu tenha escutado a Xuxa falar que queria gêmeos, e de repente virou moda entre as meninas querer gêmeos. Mas, depois, eu esqueci do assunto até pensar em ficar grávida.

Antes do mesmo do teste dar positivo, o Marco vivia falando "tomara que sejam gêmeos". Minha cunhada viu uma vez no tarô que alguém da família teria gêmeos e na viagem da Itália uma prima do meu sogro também me falou a mesma coisa. Mas eu nunca achei que ia de fato acontecer, né? Quais eram as chances?

Bem, fui tentar descobrir. Desde que descobrimos a gravidez de dois, ou melhor, duas, muita gente veio me falar que sonhava em ter gêmeos. E teve até comentário aqui de que "ah, eu não tenho chances". Pois, tem sim! Qualquer um tem chance! De 1 a 100, mas tem!

Sarah Jessica Parker Twins
As gêmeas fofas da deusa e diva Sarah Jessica Parker

A gestação de gêmeos é o mais puro acaso, força do destino, tinha que ser, como Deus quis, não importa no que você acredite. A ciência ainda não conseguiu descobrir o que causa a gravidez de dois, especialmente, quando se trata de idênticos. O que faz um óvulo fecundado se dividir em dois? Ninguém sabe! Não é muito louco? Bem, vamos aos fatos e mitos:

Genética: Todo mundo pergunta: "e tem gêmeos na sua família?". Mas o fator genético influencia cerca de 30% dos casos. E apenas o lado da mãe pode influenciar e mais no caso de gêmeos fraterno. As mulheres de um família podem carregar o gene de uma hiper ovulação. Não acho que seja meu caso também. Descobri recentemente que a minha bisavó, avó da minha mãe, teve gêmeos. Infelizmente, como era la pelos anos 20, eles não sobreviveram. Porém, mais ningúem da família foi mãe de dois. Então, não sei se pode influenciar. Eu acho que a gente foi sortudo mesmo e pronto.


Idade: Mulheres com mais de 35 anos tem mais chances de ter múltiplos, porque tem mais hormônios para dar um up na ovulação. Eu não comprei muito essa não. Aparentemente, os Mas não é a partir dessa idade que as nossas chances de engravidar diminuiem? Eu tenho 29, minh gente, só queria dizer isso.

Sobrepeso: Se você estiver acima do peso as suas chances são maiores. Pasmem! Segundo os cientistas, mulheres com o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, que já é considerado obeso, pode ser mãe de mais de um. Eu nunca tinha ouvido falar nessa! Tudo bem que eu estava acima do peso, mas nem tanto, né? Acho que essa estátisca vale mais para as americanas e europeias.

O número de gêmeos também aumentou em 60% desde os anos 80 por causa do avanço das técnicas de fertilização.

Pois é, minha gente, viu? Qualquer mulher pode ficar grávida gêmeos, é só pensar positivo, se alimentar bem, fazer exercício e contar com a sorte. E quem tem pavor da ideia, cuidado, pode acontecer com qualquer um. Rá!

Fonte: Askbaby.com

16 comentários:

  1. Sempre achei um máximo gêmeos, mas agora que estou grávida só de uma, não consigo imaginar uma gestação gemelar!
    E obrigada pelo comentário, viu?
    Beijos moça!!! Aliás, moças!

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaaa!!!

    Tenho chancesss!! Meu sonho, meu sonho, meu sonho!!! :)

    Pensamento positivo!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Q barato!! Eu tb sou do tive que acho que nao tenho chances, mas falo que seria bacana se acontecesse na 2a. ou na 3a. gestação. Imagina só? rs... Sempre quis familia grande.. acho o maximo. Porem.. se viessem 2 logo de cara, o maridao certamente já iria querer parar por ai...

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu não imaginava que poderia acontecer comigo, mas estava super afim de ter uma família grande, filharada e tal. Inclusive a gente queria um atrás do outro. Acho que a falta de medo e o pensamento positivo ajudaram.

    ResponderExcluir
  5. já tô mais animadinha rssss!!!!!

    Amei o post informativo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. - Muito bom!
    Tenho casos de Gêmeos na Familia, meu avô Materno era Gêmeo com sua irmã e minha tia teve Gêmeos.
    Espero ter Filhos Gêmeos.. :)

    ResponderExcluir
  7. meus avós materno teve gêmeos e os avos paterno do meu marido também quais as chances de eu ser mãe de gêmeos

    ResponderExcluir
  8. MEU marido tem avô gêmeos e 2 primas que são gêmeas idênticas, tenho possibilidade de ter?
    Na minha família não tenho.
    (meu marido tem mais 2 irmão homens e ele é o mais velho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, como diz no texto, a tendência de ter gêmeos tem que vir da família da mãe, já que o que acontece é uma hiperovulação. Mas no caso de idênticos não há explicação científica sobre.

      Excluir
  9. Tenho gemeos dw 10 meses sao um casal sao a maior alegria da casa amo muito e tbm tenho uma princesa de 6anos

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post, explico sempre para meu noivo que nossas chances estão na vontade de Deus, e ele briga comigo na teria da família que pula uma geração, pois minha sogra é gêmea de seu irmão. Logico se acontece o milagre ficaria feliz demais da conta, mas como não tenho casos do meu lado, acredito que as chances sejam menor, mas lendo aqui penso que agora as chances são as mesmas hahahahaah Em pensamento positivo =)

    ResponderExcluir
  11. Minha avó materna era gêmea idêntica da tia da minha mãe e desde sempre todos colocaram na mente que alguém teria gêmeos , a família já alcançou os bisnetos e nada , senti dor da ovulação dos dois lados e me disseram que tenho chances de gêmeos. Seria bom mas não gosto de família enorme então pararia por aqui . 6 semanas

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho chace pois minha vó por parte de pai era gêmea a minha bisa avô por parte de pai teve gêmeas então eu tenho probabilidade

    ResponderExcluir
  13. Minha sogra é gêmea será que tenho possibilidade de ter gêmeos

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse comentário eu creio que vou ser mãe de gêmeos e vai ser um casal. Quando falo isso minha família falam que eu sou louca, mais não eu tenho esse desejo no meu coração e vou conseguir! Eu tenho 38 anos sou mãe de um rapaz de 14 anos e estou tentando ser mãe outra vez, até porque o meu companheiro não é o pai do meu filho. Em 2014 para minha felicidade descobrir que estava grávida já com 4 meses, nossa pulei de alegria , aí fui na médica pra fazer o pré natal quando fiz a ultra vaginal veio a notícia de que não tinha o feto o meu útero estava grande com todos os sintomas de gravidez e uma camada branca dentro como se fosse cacho de uva, pois é isso mesmo! A médica descobriu que era gravidez de mola hidatiforme. Fui internada para fazer o procedimento de curetagem. Nossa sofri muito, todos os meus sonhos foram frustrado, enfim fiquei fazendo o tratamento um, graças a Deus! Não precisei passar por quimioterapia. Pois bem! Passou 1 ano já estava tudo bem, a médica me liberou para tentar engravidar de novo, já recuperada psicologicamente, fui tentar. Aí em 2015 mês de março descobrir que estava grávida, a gente! Que felicidade curti cada detalhe estava radiante mega feliz, porque na hora que fui marca para fazer o pré natal e a minha médica passou para fazer o exame de ultra vaginal, lá tava o bebê lindo, foi passado os meses até os 4 meses , fui na médica aí ela passou outra ultra vaginal de rotina né! Aí fui mega feliz, apesar de que eu estava com um sangramento liguei para minha dotora ela mandou eu ficar de repouso, porque no dia seguinte eu iria fazer o exame, enfim fui fazer aí entrei no consultório o médico mandou eu deitar e mexe daqui mexe dali, aí eu falei dotor queria ouvir o coração do meu bebê? Ele me disse friamente! Vc não vai ouvir nunca o seu bebê está morto dentro de vc! Ah minhas amigas fui ao inferno de novo! O médico me deu o encaminhamento para ir me internar no hospital para retirar e fazer o mesmo processo de curetagem. Meu Deus! Chorei muito. Fui fazer um exame para saber o porque aconteceu de eu ter perdido duas vezes uma gravidez frustrada. Aí fiz histerescopia dentro do útero, deu que eu estou com endometriose dentro do útero . tomei duas cartelas de antibióticos. Vou na médica para mostrar o lauda da biopsia e ver o que ela vai dizer. Por isso minhas amigas que eu falo que vou engravidar de gêmeos, eu creio e pesso muito a Deus! É o povo fala que eu sou maluca. Isso é um pouco da minha história! Assim que eu engravidar eu aviso vcs. Se vocês lembrarem de mim e claro. Rsrs Bjs ficam com Deus! Desistir de sonhar nunca.

    ResponderExcluir