quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Praga de Mãe - Bianca e Giancarlo

Fazer as crianças se comportarem em eventos sociais, restaurantes, lanchonetes fast food e estádios lotados é um desafio, minha gente! Mas, para tudo na vida há solução. Eu tenho a sorte de conhecer um verdadeiro gentleman de quatro anos que não apenas sabe se comportar em situações como esta, como adora participar do programa dos pais. Por isso, o super conselho na Praga de Mãe hoje é da Bianca, minha concunhada!

O Giancarlo, filho dela e meu sobrinho, é tão sociável que esteve na nossa super viagem no interior da Sicília pela segunda vez e antes passeou por Paris e pela Eurodisney! E foi maravilhoso viajar com ele. Para saber como a Bianca consegue ter uma criança tão aventureira, veja as dicas dela aqui:

DSC00609
Companheiros de aventura desde cedo!

19042009-DSC_0306
Eta risada boa!

nósbyBruna
Família unida

Como fazer o filho ser mais participativo na vida social dos pais?

Acho que tem que começar desde cedo, respeitando os limites e a rotina da criança. Queríamos que o Giancarlo fosse um companheirão, então sempre levamos ele para todos os lugares. Sempre com comida, muda de roupa extra, água, suco e brinquedos na sacola, é claro. Se o compromisso era à noite sempre levava a mamadeira. E no meio da reunião, ele já dormiu muito na cama de amigos nossos.

Quais suas dicas para fazerem se comportar em lugares como restaurantes?
As idas aos restaurante tiveram três fases distintas:
1) Quando ele era bebê foi ótimo, eu sempre leva papinha, água e brinquedinhos para distrair.

2) Depois vem a fase mais díficil. Ele já andava e não queria ficar sentado, então a gente nunca comia junto. O marido comia primeiro, enquanto eu dava comida pro Giancarlo, e depois ele levava o Giancarlo para brincar, enquanto eu comia. Mas insistíamos na ideia de ir à restaurantes para o Giancarlo aprender a se comportar e se socializar. Restaurantes com brinquedos ou brinquedoteca são ótimos, mas, quando não tem, é bom levar livrinhos de atividades, lápis de cor, massinha e brinquedos de montar como Lego e Mega Blocks que também são super válidos.
3) Agora, com 4 anos ele já sabe o que quer, escolhe seu prato e o que vai beber e, se deixar, o restaurante! A regra dos brinquedos ainda é vale, mas ele agora já entende o "tem que esperar a mamãe e o papai acabarem de comer." Mantenho a mesma regra em casa, então ele, naturalmente, aprendeu a se comportar.

27112009082
No restaurante mexicano, o favorito da família

E as viagens? Qual o seu conselho para as mães que viajam com os pequenos?
Na primeira viagem que fizemos levei quase tudo! Viagem internacional? Levei literalmente tudo! Especialmente o leite que ele tomava, o berço de acampamento (que é uma mão na roda) e o carrinho. Hoje já é bem mais tranquilo. Mas a dica de um milhão de dólares é: sempre leve um brinquedo, ou fralda ou pano, que ele costuma dormir, a ambientação fica mais fácil e ele se sente mais seguro.

DSC00741
Uma passagem pelo Rio de Janeiro aos 8 meses

Agora fomos na Eurodisney, foi mega cansativo, mas excelente! Vários amigos estranharam porque dissemos que ficaríamos 3 dias lá (todos acharam tempo demais), mas foi perfeito. Conhecemos o ritmo do Giancarlo, então, fazíamos uns 5 brinquedos por dia, no máximo, sendo um sempre de passeio para ele poder descansar do estímulo excessivo.

DSC00290
No brinquedo do Toy Story

DSC00210
O Tico e o Teco falam francês, tá?

Almoçávamos pelo Parque mas sempre que sentíamos ele muito cansado, e ele ainda não tinha desmaiado na cadeira do restaurante, voltávamos para o hotel sem pestanejar, afinal estávamos lá por ele e só fomos nos brinquedos que ele quis (inclusive três vezes no simulador do Star Wars - uma para cada dia de parque). E o jantar com os personagens no Café Mickey é OBRIGATÓRIO, não só pelas fotos, mas a comida vale cada euro pago!

DSC00419
Com o pateta no Café do Mickey

DSC00319
Pausa para descanso

Giancarlo ficou meio enjoado por causa do jet lag (acho que todos ficamos), então não fiquei neurótica com o que ele comia. O que ele escolhia eu dava porque qualquer coisa que ele comesse era lucro.

DSC00510
Cachorro-quente gigante em Paris, é para poucos

Em Paris, passeamos bastante, mas em um ritmo bem tranquilo e, sim, tiramos um dia para ficar no quarto até mais tarde, ver um pouco de televisão e descansar (em euro, eu sei) afinal, a gente não podia esquecer que ele tem 4 anos! Aproveitamos o metrô e o carrouge, para que ele andasse menos, e levamos ele ao Louvre, no Museu das Armas e duas vezes ao Jardin de Tuilleries para brincar no parquinho e, no último dia antes de ir, no Parque de diversões que montaram lá para o verão.

DSC00500
Pose perto da Monalisa


Quais os programas de "adulto" que você mais gostam de fazer com o Giancarlo?
Giancarlo amou o boliche e vive pedindo para ir de novo. A gente sempre tenta, mesmo sendo um programa de "adulto", adequar a situação para ele e leva alguma coisa para distraí-lo.

DSC00164
Ainda na maternidade! Eu adoro essa foto dos dois

Um comentário:

  1. Concunhada preferida, obrigada pelo carinho! O blog está cada dia mais lindo! Parabéns! Beijos dos três daqui para os quatro daí!

    ResponderExcluir