segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comer ou não comer, eis a questão!

Eu confesso que não fiquei pensando em quanto iria engordar na gravidez ou quantos quilos precisaria perder depois, muito menos entrei naquela obsessão compulsiva de "meu deus, meu corpo nunca mais será o mesmo". Não pensei em nada disso, estava lá nos últimos itens da lista de preocupação gestacional. Mas depois veio a notícia dos gêmeos e a insistência de médica em me pesar em todas as consultas (sério, por que elas fazem isso?). Então, comecei a pensar em como a minha alimentação poderia afetar a minha gravidez.

Eu sabia de uma coisa: estava acima do peso antes de engravidar, porém estava começando a mudar minha rotina e ia na academia frequentemente. Até corri meus primeiros 5km pouco antes de receber a notícia do exame positivo. Mas, mesmo assim, não fiquei obsessiva com a coisa de engordar. Afinal, ia acontecer de qualquer jeito, certo? É inevitável.

Bem, resolvi seguir a sugestão da minha médica e procurei uma nutricionista porque queria fazer a coisa certa. Comecei super bem e mudei mesmo minha alimentação. Cortei refrigerantes, café, amendoim (que eu amava) e qualquer coisa que pudesse me dar gases, especialmente porque eu sempre tive problemas de prisão de ventre. Comia frutas, verduras, tudo na hora certa de três em três horas, uma maravilha! E estava firme e forte na hidroginástica. Fiquei ótima durante um mês e meu intestino nuncatinha funcionado tão bem. Porém, no meio do caminho perdi peso, comecei a me sentir fraca, a barriga ficou dura e rolou um repouso. Então, relaxei.

Continuei indo na nutricionista e, de repente, com cinco meses, estava engorando 1kg por semana. Opa! E não tinha como dar outro resultado, porque fiquei viciada em doces. Era um desejo alucinado de açúcar. Saí de férias e a situação piorou. Levei um puxão de orelha e eu fiquei arrasada. Mas sabe aquela vontade zero de fazer dieta? Então... Mas a médica jogou a carta certa quando me disse que o aumento de peso muito rápido poderia afetar meu sonho de parto normal.

A ficha caiu ainda quando vieram os resultados dos exames de sangue e a anemia sempre estava lá. É muito comum em grávidas, especialmente, de gêmeos. Então, era hora de pensar um pouco mais na minha energia para cuidar das meninas no pós-parto. Sim, porque elas sempre estarão protegidas. Os bebês, caso a mãe não tenha uma boa alimentação ou não possa suprir todas as necessidades vitamínicas naquele período, se alimentam das nossas reservas. Mas, o ideal, obviamente, é se alimentar bem e ter saúde para todas, né?


From LemeLeme.
A dieta da felicidade? Aquela que te faz bem e faz bem para o seus bebês!


Comecei a tomar, então, um suco de couve no café da manhã. E foi mais fácil do que eu imaginava. Suco natural sempre me deu preguiça, porque tem que usar o liquidificador, depois lavar, aquela coisa. Mas, vou ter que alimentar as minhas filhas mais tarde com papinhas e afins e não vai rolar preguiça, né? Pode até rolar, mas eu vou ter que fazer. Então, armei um esquema. Primeiro, tirei meu liquidificador lindo, maravilhoso, prata e de copo de vidro, do fundo do armário e ele foi para a bancada da cozinha definitivamente. Comprei um suco pronto para facilitar a vida (e com aprovação da nutricionista), uso o laranja caseira light (que tem adoçante liberado para as grávidas). Lavei todas as folhas de couve, sequei e coloquei em um pote. De manhã, é só botar meio copo de suco no liquidificador uma folha grande de couve sem talo e bater bem. Nada de coar o dito cujo, tem que deixar as fibras, que ajudam o intestino da gestante funcionar que é uma coisa. Esta mistura tem sido um salva-vidas pra mim e faz parte da minha rotina. E olha que eu tomo um polivitamínico e ferro à parte.

Agora, no sétimo mês de gestação, entrei em uma nova fase. Esqueci um pouco os doces (ainda como, hoje mesmo tracei uma bela fatia de bolo de chocolate) e estou tentando me alimentar melhor, sempre. A fome passou, o estômago fica cheio logo e os sucos são divinos. Nunca tive tanta sede! Continuo com a água de coco também. E não como nada depois das 21h que me dá refluxo de madrugada.

Vou continuar a engordar, mas espero que não seja tão drasticamente. O negócio é pensar na sáude. Desde o início da gravidez, engordei 13 quilos. No último mês, dei uma segurada e engordei só 2 quilos, mas nunca me senti tão enorme! É claro, tem duas meninas aqui dentro da barriga! O "ideal" (não sei quem foi o louco que inventou esta maldita tabela) é 15 quilos, no caso de gestação gemelar. Não vou me sentir mal se passar disso, e vejo que todas as grávidas reclamam dos médicos que reclamam que elas engordaram demais. Será que o mundo moderno não fez a gente meio maluco em relação ao peso? Vamos relaxar e pensar no saudável, minha gente! Já falei que tem dois bebês aqui dentro? É só não exagerar, como tudo na vida, vamos e buscar o equilíbrio.

Tem uma matéria muito boa no sobre a obsessão moderna das grávidas com o peso aqui no site da UOL, quem quiser dá uma passada lá.

7 comentários:

  1. Está sendo uma delícia 'viver' esse momento com você e ter uma outra visão de como é ser "mãe de primeira viagem".
    Muito bacana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Você tá linda grávida e não parece ter engordado nada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tati, eu tenho visitado o seu blog, mas acho que é o meu primeiro comentário. Primeiro queria te parabenizar pelo blog que é muito bom e pela sua disposição e vontade de fazer o melhor para seus bebês. Fora da blogosfera é muito difícil de ouvir alguém dizer que quer ter filho de parto normal, e mesmo aqui não me lembro de ter visto alguém falando em parto normal quando se está esperando gêmeos.
    Sobre essa preocupação com o peso na gravidez, eu também nunca tive, e tomei bastante esse suco de couve também, eu morria de preguiça de fazer também, mas a gente precisa né..rsrsrsrs
    bjosss
    http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tb acompanho seu blog e tb é a primeira vez que me manifesto! Enfim, um blog (e um post sobre peso) com o qual me identifico plenamente. Estou na décima quarta semana de gestação e a sensação que tenho é de que nenhuma grávida, nos blogs que acompanho ou nas histórias que ouço por aí, engordou tanto como eu. Todas são tão esbeltas e engordaram em 20, 30 semanas, o que engordei nas minhas quatorzinhas. Nesse assunto tenho me sentido um peixe fora d'água. Eu e meus 7 quilos adquiridos e distribuídos por todo meu corpo ex-violão e ex-magro. Mas, pra falar a verdade, me sinto bem, e, tirando as semanas em que fiquei de repouso no início (e um diabo comedor da tazmania se apossou do meu corpo, me transformando num monstro devorador), estou com uma alimentação saudável, comedida nos pecadinhos, enfim... estou fazendo o que eu posso! E é muito bom ver que isso é normal, e que a gente engorda mesmo, que toma bronca da médica, tendo que se virar pra se alimentar bem driblando a fome e o desejo por coisas não saudáveis... muito bom ver que não estou sozinha no mundo! Vou aderir ao suco de couve! Obrigada! E, by the way, vc está linda!

    ResponderExcluir
  5. Milhões de obrigadas pelos comentários. O negócio é esse mesmo, o normal é engordar, então vamos relaxar (mas nem tanto). Muita gente vem me falar que os médicos estão um saco com esta coisa de peso, porque é uma coisa que afeta a pressão e os níveis de glicose no sangue. Mas se tiver tudo bem, que mal tem? Eu ainda sofro de uma ilusão ainda pior: acho que depois não vai ser tão difícil perder tudo. Eu imagino que com a amamentação e o trabalho que elas vão dar o peso vai fácil. Mas também pretendo voltar a fazer atividade física depois dos 40 dias. E correr de novo os 5km quando puder! Mãe pode tudo! huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  6. Tati, eu cheguei aos 102kg no final da gestação e tive meu parto normalíssimo! :-)

    ResponderExcluir
  7. Adoro seu blog e enfrento o mesmo problema que você, porém só tenho uma menina aqui dentro e já engordei 18 quilos. Ainda bem que estou no final - 36 semanas. Mas concordo plenamente, odeio quando o médico me pesa e toda consulta é um lero lero de que eu engordei demais... Na última ele já nem falou mais nada, acho que desistiu!! hehehehhe

    ResponderExcluir