quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Too much information

É chegada a fase na gravidez da confusão. Não. Espera. Volta. A coisa sempre foi confusa. O momento agora, na verdade, é aquele de contar o dia nos dedos, arrumar os últimos detalhes da lista que parece não ter fim, sonhar com a carinha das meninas todos os dias, lidar com o incômodo corporal diário, diminuir o ritmo e muito estudo. É hora de pensar no parto, na amamentação nos primeiros dias das bebês em casa. Ou seja, basicamente tudo acontece neste fase. E os pais, obviamente, ficam confusos. Ah, novidade.

15
Dúvidas crueis

Esta semana eu fui fazer um curso de gestante. Algumas pessoas me falaram que não valia muita a pena, mas nenhuma delas tinha ido na tal das aulas. Eu fui e achei que vale muito a pena, minha gente! Confesso que me surpreendi com a coisa toda. Achei que ia ser aquele blá-blá-blá de bebê, mas foi maravilhoso. Para começar, eles ensinam tudo sobre parto e, para a minha surpresa, super incentivam o parto normal e natural. A palestrante chegou a dar dicas de como não deixar o obstetra te enganar, pode? Amei!

Foram três dias de curso, sempre no horário da manhã. O esquema em Brasília é ligar sempre no dia 01 de cada mês para conseguir uma vaga e tem que ser logo cedo (a partir das 8h). Eu só consegui em um hospital, o Santa Lúcia, ele tem o único curso de graça e o mais longo. Porém, as palestras acontecem durante a semana, ao contrário dos outros, que é no sábado. Um plus: eles serviram um lanchinho super saudável para as futuras mamães!

Tinha umas 50 pessoas no auditório, eu era a única gestante com gravidez gemelar. Vários maridos acompanharam, o Marco não pode ir por causa do trabalho e achei uma pena. Mas de noite, eu contava tudo pra ele e repassava toda a palestra do dia. A minha sogra foi a minha acompanhante e ficou chocada com várias coisas. Chega foi engraçado. Para começar, ela se envolveu na história do parto normal e está quase uma ativista!

O primeiro dia foi sobre trabalho de parto, para mim, a melhor parte. O que é trabalho de parto latente, o que é o tralbalho de parto ativo e tudo o que pode acontecer nestas fases. As contrações, a bolsa, a indução, tudo super bem explicado. E tudo sobre o parto natural. Depois, um pediatra conversou sobre os procedimentos usados nos primeiros minutos de vida do bebê e tirou dúvidas dos pais. Tinha gente super informada e preocupada até demais, mas sempre vale a pena perguntar, né? Aproveitei e conheci a maternidade. Eles também deram uma espécie de passo a passo sobre tudo o que acontece em caso de parto normal e de cesária. A ideia de berçário não existe mais nos hospitais. Os bebês sempre acompanham a mãe, da recuperação ao quatro.

No segundo dia, a palestra foi sobre a cesária e o pós-parto. E eles fizeram uma explicações sobre posições para aliviar a dor das contrações, fazer o bebê descer, como melhor respiração e etc. Pelo que eu entendi, as enfermeiras não estão prontas para te dar estes toques. Você tem que chegar lá consciente e seu parceiro também, ter o apoio do obstetra ou contratar uma doula. Terceiro e último dia foi sobre exercícios durante e pós-gravidez e amamentação. Quando a enfermeira mostrou a foto de gêmeos na amamentação foi uma gritaria que só. Saí de lá meio confusa com essa parte, é muita coisa para lembrar! A posição, a ordenha, as fases todas. E também complica o fato de eu não ter quatro braços, né? Mas não vou ficar obsessiva (como outras mães que estavam lá, ops) e vou deixar acontecer para me preocupar.

16
Fotos do Thiago, meu irmão e tio coruja.

Na verdade, ao mesmo tempo que é ótimo aprender, a ansiedade bate ainda mais e você fica cheia de emoções e dúvidas. É mesmo muita coisa e isso pode ser assustador. Mas acho que é melhor saber e passar por este processo do que caminhar no escuro. Vou continuar a me informar e a envolver o Marco neste assunto, afinal ele vai estar do meu lado e do lado das meninas durante todo o processo. Quem tiver a oportunidade, se joga nos cursos. Vale muito a pena. Ainda vou voltar no hospital com o marido para ele conhecer tudo e vou visitar outros lugares até a gente se decidir. Me sinto um pouco mais preparada e apesar do turbilhão de emoções e dos milhões de palpites, estou mais tranquila em relação ao parto. O que não der para ver agora ótimo, o resto a gente aprende mesmo na prática, né?

11 comentários:

  1. Caramba, já ta quase na hora, passou rápido hein ;) Bjãoo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e as fotos estão lindas! Que bom que o curso foi bom! Mas você disse que tinham grávidas obssessivas no curso? Isso existe? kkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. tá linda Tati! eu te acompanho desde quando vc descobriu sua gravidez. Sou de BH e tô de 6 semaninhas, feliz da vida. Quanto ao parto tb procuro o humanizado que na minha cidade tem o nucleobemnascer. no site deles tem umas dicas legais e relatos de parto, se vc quiser incrementar. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Letícia! Parabéns pela sua gravidez. Vou dar uma olhada lá no site. Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  5. eu fiz o curso do Santa Lucia e gostei bastante!!! Só nao consegui assistir o sobre a anestesia, que eu tive pavor das agulhas. hehehehe.. Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati! Vc realmente está linda! Acompanho seu blog desde o início da gravidez pois também estou grávida com apenas 1 dia de diferença de vc. Só que espero apenas um baby, um menino. E também ele é meu segundo, pois já tenho uma menina de 2 anos. Parabéns, vc está sendo bem sensata em todas as suas colocações sobre gravidez e maternidade. Na minha primeira experiência eu não fui assim não (risos)... Nada como uma segunda vez pra gente colocar os pés no chão. Felicidades pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que está mais tranquila com relação ao parto! É um momento único. Torço para que dê certo e seja natural pq é uma experiência incrível!!!

    Essas fotos ficaram ótimas. Vc está MUITO linda. Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Tá linda as fotos Tati!
    E tô torcendo pro seu PN.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati,
    também fiz um curso em Sampa, na maternidade Pro Matre Paulista, e para nós super valeu a pena.
    Quanto a amamentação, eu não conseguia amamentar os dois ao mesmo tempo, pois um sempre escapava do bico do peito, tinha de ter outra pessoa para apoio... enfim, amamentava um no peito, depois o outro no outro peito, e foi assim até o sexto mês quando eles desmamaram.
    Beijo e curta suas últimas semanas de barriga,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  10. Tati, eu também me surpreendi com o curso de gestante que fiz. Adorei! Acho sim que vale bastante a pena. Aliás, informação e apoio são ferramentas mais que valiosas para enfrentarmos todos os desafios do parto e dos primeiros dias de amamentação. Beijos e TUDO DE BOM para vocês nessa reta finalíssima da gravidez.

    ResponderExcluir
  11. Taty! Ta pertinho ja ai meu Deus essas coisas lindas. Prepare-se para o sentimento mais lindo do mundo.
    Eu desejei parto normal e ouvi altas coisas horrorozas sobre o bendito.
    E acredita não é isso o que dizem. A dor das contrações é igual colica, na hora do nascimento vc não sente dor la embaixo não.E o orgulho que da depois de ter conseguido? rsrs se não der pra ser PN ai sim corra para um PC.
    E a amamentação fica tranquila que vc vai conseguir o conselho q te dou e não sabia é que o peito depois da mamada cola na roupa,então aconselho a usar as conchas nas 2 primeiras semans para evitar o contato do bico com o sutiã.
    Beijão e muita saúde pra vcs!

    ResponderExcluir