segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Relato do meu parto

Na segunda-feira, eu acordei me sentindo estranha. Na gravidez, isso sempre quer dizer alguma coisa. Já estava de repouso e toda vez que levantava da cama sentia uma dor no períneo, um peso me puxando para baixo. Como eu tinha consulta com a obstetra no fim da tarde, fiquei tranquila. Chegamos no consultória e ali estava o diagnóstico: 2 cm de dilatação. A médica pediu para esperar, mas já começamos a conversar sobre as possibilidades do parto. Maria já estava com a cabeça virada, mas Isabella continuava sentada. Tinha uma ultrassom marcada para a manhã seguinte e uma esperança enorme de que ela virasse.

Fomos para casa e avisamos nossos pais. Quase não consegui dormir, senti algumas contrações e rezei dois terços durante a madrugada. No dia seguinte, Isabella ainda se mostrou sentada na tela cinza. Fui na médica à tarde, mais um exame de toque e 4 cm de dilatação. E o tampão saiu. Conversamos com a médica e nos decidimos pela cesárea. Ela não indicou e eu também me rendi. Queria o que fosse melhor para as minhas filhas e com 34 semanas de gestação não queria arriscar.

O jeito era ir para casa e esperar até à noite para dar entrada no hospital. Estava tudo pronto. Senti mais algumas contrações, liguei para quem tinha que ligar e esperei. Estava muito calma, não conseguia pensar em nada. O tempo passou rápido até a gente chegar no hospital. Meus pais chegaram, fomos para o quarto e mais espera.

IMG_0006
Chegada na maternidade

IMG_0059
Já no quarto com meu irmão

Descemos para o centro cirúrgico. Eu, o Marco e a Gláucia, do Quitandoca, que iria fazer as fotos do parto. Queria abraçar minha mãe, mas ela estava na recepção. Pedi para o meu irmão correr e avisá-la. E só quando chegamos no elevador, quando achei que não ia conseguir ter aquele último afeto, ela e a minha sogra apareceram. Não consegui conter as lágrimas. Estava oficialmente nervosa. E aquele abraço foi tudo para mim. Ali eu era filha e estava pronta para ser mãe.

IMG_0120

IMG_0122
Emoção no corredor

Esperamos muito tempo no centro cirúgico. Mais de 2 horas e meia. A minha médica estava no hospital vizinho fazendo um parto e esqueceram de me avisar ou não pensaram em deixar a gente no quarto. Fiquei ali, ao lado do Marco e da Glau, naquela maca fria, olhando constantemente para o relógio. Se os dois não estivessem lá não sei como seria. A Glau foi essencial para tirar dois futuros pais nervosos da ansiedade do momento. Começamos a bater papo e filosofar e o tempo passou. Enfermeiras entravam e saiam. Eu tinha contrações de 4 em 4 minutos.

IMG_0150

IMG_0203

IMG_0239

IMG_0244

IMG_0314

A médica chegou 10h e eu fiquei achando que elas poderia nascer no dia 11. Chegou a hora da temida anestesia e foi menos pior do que eu pensava. O problema foi depois. Quando eu deitei na maca e já não estava sentindo minhas pernas, com as mãos amarradas, senti um enjoo fortíssimo. "Ok, eu vou vomitar". O anestesista só virou o meu rosto e lá se foi todo meu almoço. Oito horas de jejum e mesmo assim passei mal. Não era o que eu imaginava estar passando. Ficou todo mundo esperando eu terminar para começar a cirurgia. Eu ainda falei para Glau: "não tira foto disso, hein?". Eles limparam tudo e a coisa toda começou.

O parto foi rápido. Em poucos minutos escutei a doutora dizendo "cadê a fotógrafa? vem que vai nascer!". E logo depois veio o chorinho da Maria. Chorando, o Marco sussurou no meu ouvido "ela é linda". E a pediatra trouxe ela para o outro lado do pano e ela foi logo embora. Em poucos segundos, veio o segundo chorinho. A outra pediatra trouxe a Isabella e colocou no meu rosto. Chorei de soluçar. No meio da cirurgia a doutora descobriu que ela, além de estar sentada, ainda estava com duas voltas do cordão enroladas no pescoço e ainda tinha um nó real.

IMG_0390
Maria de braços abertos para o mundo

IMG_0411
Isabella enroladinha no cordão e pronta para dar seu pulo

IMG_0430
Minha foto favorita

IMG_0439
Primeiro encontro com Isabella

IMG_0463

IMG_0483

Estava cheia de emoção e não consegui me mexer. O Marco ficou do meu lado e me escutava cheia de demandas: "já mandou mensagem pro meu pai?" "vai lá ver como elas estão!". E ele ficava repetindo: "relaxa, tá tudo bem". O resto da cirurgia pareceu uma eternidade. As meninas foram direto para a UTI e o Marco conseguiu ir lá duas vezes.

Depois que tudo acabou fomos para sala de recuperação. Estávamos sozinhos lá, sem as meninas, mas felizes. Começou a tremedeira e fui proibida de falar. Colocaram uma fralda geriátrica em mim e a sensação de não poder mexer a perna me dava nos nervos. Achei a cesárea horrível, me sentia péssima, mas eu tinha minhas filhas e elas estavam bem. Tudo o que eu queria era dormir e acordar no dia seguinte para segurá-las. Ainda deu tempo de entrar no Facebook e colocar uma foto delas por volta das 2 da manhã ainda no centro cirúrgico. O Marco também fez um video delas e me mostrou várias vezes enquanto ainda estávamos na espera.

IMG_0515_1
Maria

IMG_0496
Isabella

Era isso. Tudo tinha mudado a partir daquele momento e desde então a vida tem sido um turbilhão de emoções! Não foi nada do que eu tinha imaginado, a forma, o jeito, e especialmente, a sensação. Todos aqueles clichês apareceram na minha frente e eu senti todos eles. É um amor instantâneo, a paz toma forma. Quando a gente escuta aquele choro de bebê pela primeira vez, alguma coisa acontece. E o coração bate mais forte desde então.

As fotos da Glau ficaram maravilhosas! Super recomendo o trabalho dela! Além das fotos terem ficado lindas, ela tem uma sensibilidade incrível e faz tudo com um carinho excepcional, difícil de se encontrar hoje em dia. Não canso de agradecê-la. Aliás, vale muito a pena registrar este momento tão único, não deixem de fazer isso. Contratem um fotógrafo para tirar as fotos do parto, faz toda diferença.

O nosso ensaio tá lá na página do Quitandoca! Para ver clique aqui

24 comentários:

  1. Gente q lindo ..nem te cnheço mas fiquei emocionada ! Parabéns pelas BBs e parabéns pelo blog
    Kariane Costa

    http://brasilia-kariane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. haha Tati, não tenho como não rir do: "Glau, não tira foto disto!". Na hora eu pensei: como ela ainda tem cabeça de me pedir uma coisa destas? hahaha jamais tiraria.

    Brincadeiras à parte, eu também não me canso de agradecer a oportunidade de ter vivido tudo o que vivi. Foi uma emoção sem fim, sentia a vida renovando, uma energia, uma luz maravilhosa naquela sala. Foi inesquecível. Maravilhoso. Como diz uma amiga, coitada das palavras que tentam traduzir uma emoção impossível de ser mensurada e dita.

    Parabéns pra vc, pro Marco, pra toda sua família.
    Desejo que as meninas e vocês tenham uma vida com muita felicidade.

    Um beijo enorme, Glau

    ResponderExcluir
  3. Tati, tô aqui chorando, dessa semana não passa, para eu vê-las pessoalmente. Beijos,Leila.

    ResponderExcluir
  4. Que relato emocionante, Tati! Parabéns pelas meninas!!! Felicidades pra toda a família! Beijos, Gisela

    ResponderExcluir
  5. Olá! Cheguei aqui pelo blog da Glau (Quitandoca Fotografia). Me emocionei em ver tudo isso, o carinho gigante que vocês tem um com o outro e com a família. As fotos são de uma sensibilidade enorme e se tornam mais bonitas porque revelam o amor entre vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também vim pelo quitandoca.... emocionante e lindo o amor de voces. Beijos, felicidades a todos... ainda bem que foi cesarea, para a Isabella principalmente!

      Excluir
  6. Tati, tô aqui na redação morrendo de chorar. Quanta emoção! Que relato lindo deste momento! Parabéns mais uma vez. Vocês merecem toda a felicidade do mundo. Saúde. Um beijo grande, Letícia

    ResponderExcluir
  7. Ai Tati, é até difícil escrever com as lágrimas nos olhos.
    Não sabes o quão feliz estou por ti minha querida.
    Parabéns mais uma vez por essa linda família.
    Abraço bem apertado,
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Tati, é tão lindo ver como você se tornou mãe, em pensar que perdiamos noites junta. Não consegueria descrever melhor a sensação de ser mãe, como fizeste. Somos mães de duas lindas crianças, e que nossas vidas começaram apartir do momento em que demos a luz. Tudo muda, o modo como vemos o mundo, as prioridades. Desejo que seja muito feliz e que um dia possamos nos ver novamente.

    ResponderExcluir
  9. Tati,não te conheço,mas conheço a emoção de ser mãe.Enquanto lia seu relato,as lágrimas enchiam os meus olhos.Meus filhos já são casados,tenho quatro netos, mas a emoção de ver um parto é a quase indescritível.De um dos meus netos eu cortei o cordão umbilical.Pena que a Glau não estava lá para registrar rs..Deus abençoe voces.

    ResponderExcluir
  10. Me emocionei porque me vi no dia que fui ganhar minha filha tal dia que mudou tudo me deu um novo sentido de vida, lindo post tudo de bom para você grande abraço.
    www.decorafino.com.br
    josiana leite

    ResponderExcluir
  11. Que relato maravilhoso... não consegui segurar o choro... Cheguei aqui pelo link da Glau, e depois de me emocionar com as fotos dela me emocionei ainda mais com você! Engraçado como suas palavras e essas imagens tem um poder tão forte, de emocionar até mesmo aqueles que não te conhecem, como é meu caso.
    Parabéns pela família, que Deus abençoe vocês sempre muito, que os cubra com carinho e garanta sempre muita união entre todos! Felicidades!

    ResponderExcluir
  12. Tati,
    Acessei seu blog via o facebook da sua mãe. O relato é lindo! Emocionante! Parabéns! Desejo a você e sua linda família, muita saúde e felicidade! Ah, e por favor, não pare de escrever! ;-)
    Beijos,
    Roberta (a prima da Ana Lúcia)

    ResponderExcluir
  13. Estou muito emocionada!!! Sua familia que era bonita ficou linda. Deus abençõe vocês

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso Tati!!! Maria e Isabella não nasceram...estrelaram!!!! Muitos beijos para todos vocês!! Saudades !! Estamos acompanhando tudo!!!

    ResponderExcluir
  15. Tati,acompanho seu blog desde o descobrimento das gemeas e é a primeira vez que comento, que relato lindo, lágrimas vieram aos olhos, lendo seu relato e relembrando os meus momentos. Parabéns, vcs são uma linda familia.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tati! Estou acompanhando seu blog desde o dia em que a Glau comentou que vc tinha feito o bolo de chocolate do blog dela. Por estar também grávida, me identifiquei muito com seu blog, e aproveitei muitas de suas dicas, mesmo estando esperando um menino. Me emocionei muito com a reta final de sua gravidez, torci muito pra que desse tudo certo e fiquei muito feliz em conhecer suas princesas.Obrigada por compartilhar algo tão precioso com seus leitores, obrigada por nos presentear com esses momentos tão bonitos e tão únicos. E parabéns pelas bebês, são muito lindas!!!!

    ResponderExcluir
  17. E a grávida aqui chorando. Poxa fico tão feliz de poder acompanhar tudo isso e fico imaginando quando vai chegar a minha vez e ver o rostinho do meu garotinho. Hoje comprei algumas coisas que faltavam e me senti a pessoa mais feliz do mundo. Quando sai da loja empurrando o carrinho me senti muito feliz. E vendo as fotos, o relato e tudo mais que aconteceu com vc fico mais feliz ainda, mega emocionada porque os olhos estão cheios de lágrimas e torcendo pro meu dia chegar logo. Felicidades com as suas pequenas e parabéns pois elas são lindíssimas! Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Mesmo sendo repetitiva... Não lhe conheço, mas fui seduzida e tocada profundamente pelas imagens e texto!! Me emocionei e chorei também. Que Deus abençoe sua linda família! Moderna, mas com um ingrediente básico, essencial: o amor!! Beijos para a fofucha da Glau!

    ResponderExcluir
  19. Acabo de chegar do quitandoca e so tenho uma palavra p definir aquele momento: EMOÇÃO! pura e em altas doses.
    Gente, qta lindeza o momento, o sentimento.
    Ah, quero outro bb. P passar de novo por td isso e agora p registrar tb, pq vale mto a pena!!!
    Parabéns famíliaaaaaaaaaaaa!

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Relato lindo, momento lindo, parabéns... sem palavras...
    Beijos,
    Roberta "Mimi", mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  21. Muito muito muito lindo!
    Senti uma emoção tremenda daqui, a Glau não deixou nenhuma emoção passar em branco!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Oi é lindo demais seu relato,me emocionei com tudo. Parabéns sua família é linda ...Tava vendo suas fotos(lindas d++) no blog Quitandoca e tive q vir aqui rs...bijos

    ResponderExcluir
  23. Quantas coincidências! Estou grávida de 28 semanas. São gêmeas idênticas. Maria Eduarda e Isabela! :) Nessa ordem!
    Meus olhos se encheram de lágrima ao ler seu relato e espiar seu blog. Voltarei com tempo e sei que vou me encontrar por aqui.
    Parabéns pelas suas meninas!! Que Deus abençoe a sua família sempre!

    ResponderExcluir