quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Rotina e mais mamar

As meninas estão quase completando um mês de vida e, devo dizer, todo dia é diferente. A gente tenta estabelecer uma rotina, mas como, com bebês tão pequenos? O negócio se resume mesmo a dormir e mamar. Eu estou no seguinte modo: a cada três horas, às vezes duas, às vezes uma, amamentação. Nos intervalos eu como, tomo banho, durmo, tiro leite, dou banho nelas e tento entrar no computador (como agora).

IMG_6819
Nossa vida está de pernas para o ar e eu amo!

IMG_6821
Together forever

É uma fase, eu sei, e foi uma escolha minha. Mas deixa eu contar uma coisa para vocês, pessoas: mães reclamam. Fato. E, às vezes, dá um desespero mesmo, a gente cansa, o peito dói, o mamilo fica latejando, é uma coisa. De vez em quando, eu consigo sair. Fui no salão fazer depilação na semana passada (num momento the flash que não durou nem meia hora) e consegui ir na casa da minha mãe e da minha sogra.

Às vezes, coseguimos descer para tomar um banho de sol. No sábado, fui na casa do meu irmão e elas deram um show. Queriam mamar desesperadamente e ao mesmo tempo. Estava quase desistindo de sair, mas fui firme. Dei um pouco do peito para as duas, 10 minutos cada, coloquei no bebê conforto e fui. Quando chegamos lá adivinha? Elas queriam mais. Amamentei mais uma vez e vim para casa. Assim é a vida.

IMG_6835
Com a Isabella em um super sol

IMG_6831
Pose com a vovó

IMG_6828

As meninas têm uns picos de fome durante o dia, e querem ficar mais tempo no peito. Geralmente, é no final da tarde. E parece que nesta hora é quando temos menos leite. A gente chegou a questionar se é fome mesmo ou o tal do chupetar. Fiquei horas conversando com o Marco sobre isso, sofremos e etc. Quando fui no pediatra ele me aconsehlou a dar o complemento com o leite artificial nesta hora e ontem já colquei em prática. E foi um pouco melhor. Estava lutando para dar o tal do leite em pó, mas acho que não vai ter jeito mesmo. O importante é que elas crescam e engordem! E isso já tá acontecendo. Conclusão que a gente chegou até agora: parar de sofrer em relação a fome e dar de mamar toda hora. Vamos na livre demanda mesmo e no instinto. Quer mamar? Então, bora! É claro que cansa, por isso um apoio do marido ou da mãe sempre ajuda nessas horas. Hoje a coisa já foi muito mais tranquila, amanhã quem sabe?

Para quem está passando por esse processo da amamentação queria compartilhar alguns truques que deram certo e errado comigo:

- Não há remédio melhor para o peito do que o próprio leite. Desde do começo, sempre depois das mamadas, eu passava o meu leite no bico do peito para proteger e deu super certo. Tive pouquíssimas rachaduras, quase nada. Hoje, eu nem faço mais isso, mas acho que no início é essencial.

- Para evitar rachaduras também a minha médica indicou o Dersani. Usei só quando apareceram os primeiros incômodos e não usei toda hora. Agora, uso só depois do banho ou quando sinto algum desconforto no bico.

- Eu comprei e usei nos primeiros dias aquela concha de silicone para o bico. Dormia com ela no hospital e acho que ajudou a estimular a coisa. Mas o negócio é bem desconfortável, aboli depois que elas começaram a se virar na amamentação.

- Cadeira de amamentação eu ganhei, usei nos primeiros dias e também aposentei. O braço era muito alto e me dava dor nas costas. As meninas também demoravam a pegar o peito na cadeira. A melhor coisa foi na cama e no sofá da sala. Agora, ela serve apenas para embalar bebês. Também tenho aquela almofada de amamentação e essa achei super útil, uso sempre

- Vamos nos distrair. No início, quando eu dava o mamar, sempre ligava a televisão. Depois, achei melhor ficar mais concentrada. Quando cheguei em casa, voltei a ligar a televisão. Ela é ótima nas mamadas da madrugada quando a gente tá morrendo de sono e ainda uso o relógio da tv para marcar a hora que elas mamam. Às vezes, fico navegando na internet pelo celular.

- Calma e tranquilidade. Mãe infeliz não produz leite. É difícil, mas se manter serena é importante para as coisas fluírem. Já chorei e amamentei ao mesmo tempo? É claro. Mas uma ou duas vezes. Tento sempre deixar o estresse de lado quando chega a hora de mamar, se estiver muito ruim, rezo, respiro. Se elas estiverem agitadas, faço o mesmo. Depois, é só aproveitar aquele momento único e pensar na vida.

Ah, para as mães de gêmeos, vale a pena anotar os horários das mamadas. Fizemos uma tabelinha que ajuda bastante, assim a gente sabe quem mamou e quanto tempo foi. Facilita bastante.

6 comentários:

  1. Tati, cadê fotinhas com a decoração do quarto delas??
    Quero ver!!

    Beijoos e sucesso neste processo de amamentação, com certeza já está tirando de letra!

    :DDD

    ResponderExcluir
  2. Gente, que lindas!!! Amei o estilo das meninas... muito fofas!!!
    Parabéns pelo esforço na amamentação!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Elas estão cada vez mais lindass...
    Bjss
    Tay

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    é isso aí, se adaptando e descobrindo o que é melhor para todas, inclusive você!
    Estão fofas e lindinhas, viu? Vou arriscar: acho que elas são a cara do Marco.
    Beijoca,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  5. Aiii, qta lindeza!!!
    Amei a primeira fotinho!
    Imagino como deve estar sendo essa maratona. Se eh complicado c um, c duas entao deve ser punk =)

    Beijooo

    ResponderExcluir