segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mompetion

Como uma boa mãe moderna, a internet é uma grande aliada da minha vida "muito louca tentando acertar o passo das coisas". Eu encontrei nesse mundo virtual muitas inspirações, descartei muitas dúvidas, fiz amigos, resolvi problemas e achei novas soluções. Mas, ultimamente, eu tenho sentindo que a rede mundial de computadores também tem um lado negro da força. Deixa eu desabafar, minha gente: às vezes, os blogs fazem a gente se sentir mal. Não basta a gente se bater todo dia achando que é uma péssima mãe, que só faz as coisas erradas, a internet também pode fazer isso por você.
Na semana passada, eu me peguei me sentindo assim.

Você amamentou seu filho lindamente e exclusivamente até os seis meses e tem pavor de mamadeira? Parabéns, eu não consegui. Você usa sling e acha que essa é a solução para todos os seus problemas? Maravilha, eu tenho duas bebês e elas não cabem em uma canga com argola. Você listou todos os contras contra um pouco de açúcar para uma criança com menos de dois anos? Ops, deveria ter lido isso antes de dar um biscoito maisena pras meninas. Você teve um parto normal maravilhoso dos seus sonhos? Eu e outras milhões de brasileiras não. Tá certo, minha gente, não me entendam mal. A recalcada sou eu. Cada um tem o direito de escrever sobre o que quer e como quer, e acho super válido incentivar coisas boas e positivas. Mas, às vezes, a gente esquece que tem alguém do outro lado lendo tudo aquilo. 

E quem não conseguiu amamentar o filho? Acontece. É menos mãe por isso? Não. Mas parece que a gente só vê todo mundo "tem que amamentar, tem que amamentar, porque é o mais puro ato de amor, blá, blá, blá". Mas, e todo o sacrifício e tranformação que você tá passando a favor do filho, tá lá não? Eu dou o peito para as meninas até hoje e, não sei por quê, às vezes, me sinto mal por não ter tentando mais um pouco a coisa do exclusivo e não ter dispensado a mamadeira. A pressão é dos outros, do mundo, dos parentes, nossa e agora até da internet?

Magneto Elenco - Irmãs Sabadini - Book Cadastro Pago - Co~40 (800x530)

Tudo isso me fez pensar sobre o blog e o que eu escrevo aqui. E me deu um desânimozinho. Será que eu faço outras mães se sentirem mal? Talvez sim. E é exatamente por isso, que quer queria esclarecer: estou aqui, como você, ainda tentando não me afogar nesse mar que é a maternidade. Eu faço o que eu posso para dar o melhor começo de vida que Maria e Isabella poderiam ter. Erro muito? Pra caramba! As coisas são do jeito que eu queria que fossem? Raramente. Mas estou aqui tentando como louca! Ser mãe é ser insistente, como eu disse aqui, claro, mas também é saber parar e dizer, o que vale a pena pra mim e para as minhas filhas? Escolham suas batalhas. É a amamentação? É o sling? É a chupeta? É a alimentação perfeita? Então, se joga!

Eu sinto que muita gente vive em constante competição com outras mães, a famosa "mompetion". É aquele história: "por que o fulaninho faz isso e isso e isso", "ah, mas o meu não faz isso, faz é o aquilo outro, que é ainda melhor". E se o seu não faz nada? Não entre na paranoia dos outros, se tá rolando isso com alguém, não vale a pena nem continuar com o papo. Quando eu converso com outras mães, o que é não acontece com tanta frequência assim ultimamente, porque tenho poucas amigas mães, sempre tento aprender alguma coisa, pegar dicas, desabafar, do que ficar na constante comparação e competição. Acho que como eu já tenho duas filhas para ficar comparando (o que é super errado, tá aí a prova de que eu não sou guia para ninguém), não entro na onda da mompetition.

A verdade é que não existe a mãe perfeita, afinal, qual a graça de acertar tudo sempre? Eu não viveria minhas pequenas aventuras com as meninas, nem iria descobrir a maternidade do jeito que acontece agora. Não sei se existe fórmula certa, acho que existem caminhos e cada um escolhe o que quer seguir, o que eu espero é saber quando eu estou fazendo a coisa errada, não quero ficar cega para receber uma outra opinião ou ver uma nova solução. Eu ainda estou meio de mal com a internet e também um pouco com essa função de blogueira. Eu consigo muito ajuda com outros blogs e sempre achei que poderia fazer o mesmo pelos outros por aqui. O blog também fez com que eu conhecesse outras histórias e muita gente legal, acho que por isso vale a pena continuar. Acho que é isso, minha gente, só um desabafinho. Voltaremos.

9 comentários:

  1. Very well said, my dear! Very well said :)

    ResponderExcluir
  2. Tatiana pode ter certeza vc tá indo bem, e que seus post me ajuadam mt com a minha bebe de 2 meses, passei a lhe acompanhar desde o nascimento das meninas.
    beijos :**

    Meu face é :Jessica Maiane "Nane

    ResponderExcluir
  3. Tati, relaxa querida, tenho certeza que está fazendo o melhor pelas meninas. A gente que acompanha daqui sente isso. E não pare de postar, rsrs. Beijo. Com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Tati, esquenta não, encara o blog como um diário para as pequenas lerem no futuro, e os outros blogs, aproveita só o que te for pertinente viu? Não para de escrever não, tá? Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tirou as palavras da minha boca. Ja to cansada de quem fala que mãe é quem tem parto normal e amamenta até não sei qtos anos. Cada um faz o que pode, o seu melhor. E pode ter certeza que erramos tentando acertar. E toda mãe sente horrores de culpa, acho que é normal!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Tati. Passeando pelos blogs da vida encontrei o seu. E me identifiquei e chorei muito de emoção...
    Tenho um filho de 2 anos e meio e estou grávida de 3 meses.
    Passei pelas mesmas coisas que vc passou, gostaria de ter amamentado bastante, mas só consegui até os 3 meses e da-lhe mamadeira depois. Me sentia a pior mãe do mundo. Como assim, não tenho leite? Sim amiga.
    Chupeta, doces, mamadeira...
    A gente tenta ser a melhor mãe do mundo, mas esquecemos que esta mãe não existe em lugar nenhum. Cada mãe é uma mãe com suas qualidades e defeitos.
    Estou adorando seu blog e quero vir mais vezes acompanhar as meninas lindas.
    Deus abençoe
    Beijos
    Canela
    Ü

    ResponderExcluir
  8. Tati, mãe é isso mesmo se sentir culpada sempre!! rsrs Nunca achamos q estamos fazendo certo, principalmente se caimos na besteira da comparaçao (acho q todas nos fazemos)! Ninguem é igual a ninguem, cada bebe tem seu tempo pra tudo. Sobre amamentaçao, sinta-se poderosa, amamentar o primeiro filho é dificil, gemeos entao.... sei o q é agora e acho q se eles tivessem vindo antes da Cécile eu estaria doidinha! A gente sempre faz o melhor por eles, as vzs temos q "errar" bastante pra poder "acertar"... cada um faz aquilo q pode, e se pensar bem nao existe certo ou errado! ;)
    Aqui eu consegui amamentar Cécile até quase 2 anos, me sentia o maximo por isso?? Sim! Como tbm as vzs me sentia presa e "escrava" da amamentaçao - a maternidade é realmente uma montanha russa de emoçoes. Com Alice e Arthur vou até onde der mas na estabeleci um limite, na hora q for preciso ja tenho uma latinha de leite aqui.. as necessidades sao outras, antes eu tinha um filho so, agora tenho 3, nao tenho ajudante a nao ser o super papai rsrs preciso me virar nos 30 pra dar conta de cada um, afinal tem coisas q so a mãe pode resolver! rsrs
    Teu blog vc sabe q adoroooo, é minha referencia nessa nova fase multipla! kkkkk Alias, to cheia de duvidas doida pra trocar figurinhas com vc! Beijoooo
    PS: As meninas estao lindasssss, 6 meses ja!!! Essa fase é uma deliciaaaa, as duas juntas entao!! Nao vejo a hora de chegar nessa fase tbm! :D

    ResponderExcluir
  9. Amo seu blog e suas gatinhas!
    Como tia de primeira viagem gosto de ler suas dicas e dúvidas"crueis". kk
    Abraços

    ResponderExcluir