quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma mãe moderna e feliz

Eu estou vivendo um momento muito feliz na vida. De verdade. E preciso confessar isso, mesmo que eu tenha um baita medo de admitir e a sorte ir embora. A cada dia que passa eu vejo que a calma está mais presente no meu coração e tudo é culpa, não só da Maria e da Bella, mas da transformação que eu passei para chegar até aqui. E acredito que muito seja fruto de tudo que eu aprendi nos últimos seis meses e das escolhas que eu fiz. Não sei direito quanto tempo isso vai durar, mas estou tentando aproveitar muito.

IMG_9338 (800x533) Eu e Bella

Para começar, tomei a decisão de ficar em casa e ser mãe. Acho que foi uma das melhores escolhas que eu fiz na vida. O grande dilema das mães modernas é conseguir viver constantemente entre trabalho e maternidade. E eu imagino o quanto deve ser difícil voltar para o emprego e entrar na rotina normal com tanta mudança que acontece na vida da gente. Depois que acabou a minha liçenca-maternidade de apenas quatro meses, vi que não tinha condições de deixar as meninas e sair para viver o mundo de verdade. Foi uma decisão pensanda desde a gravidez e a gente se programou para isso. Guardei dinheiro para tentar me manter pelo menos no primeiro ano de vida delas e cortei alguns gastos. Também fiz as contas e vimos que não era financeiramente viável, deixá-las na creche ou contratar duas babás. Eu, literalmente, iria trabalhar para pagar outras pessoas para cuidarem das minhas filhas. Sem contar com o fator emocional de ficar longe e não poder acompanhar de perto esses momentos tão importantes na vida delas. Foi difícil, me deu um frio na barriga, mas virei mãe e dona de casa.

Antes mesmo de engravidar, eu já estava inquieta com o rumo da minha vida e as minhas escolhas. Amava meu trabalho, gostava de escrever, conhecer outros assuntos, mas vivia estressada, em crise, tensa com cada notícia, chegava em casa tarde, enfim... A vida moderna nossa de cada dia. Quando engravidei fui obrigada a repensar tudo. Como iria conciliar a maternidade com o meu trabalho? O que será que eu poderia fazer para poder trabalhar em casa, ter a minha satisfação profissional e ainda sim ficar perto das meninas? Fórmula mágica, cadê você? Bem, eu ainda estou tentando descobrir, minha gente. Pensei em vários projetos, já fiz cupcakes uma vez e pensei em voltar a trabalhar com isso, mas, por enquanto, vou tentar outra coisa, que já já vou revelar aqui. Também estou tentando fazer alguns frilas de casa, agora que as meninas estão maiores.

O fato é que eu, finalmente, estou aproveitando ser mãe. Cuidar das meninas está cada vez mais fácil e todo aquele estresse do começo e aquela coisa "o que será que elas têm e o que eu faço agora, meu Deus?" passou. É claro, que ainda tenho dias de mau humor e momentos de ansiedade, mas nada demais. Sim, tudo o que eu faço gira em torno delas, se eu resolver ir ali na esquina tenho que pensar nas duas e não tenho mais liberdade de ir e vir, mas até isso não me incomoda mais. Não sei como vai ficar minha vida profissional, nem como vou estar daqui um ano, mas, sinceramente, não estou preocupada. Vivo um dia de cada vez e estou tentando implementar um projeto aos poucos, sem a pressa ou o estresse normal nosso da vida moderna.

IMG_9351 (683x1024)
Maria!!!

Acordo todos os dias pronta para a nossa rotina de sempre. Peito, mamadeira, suquinho, soninho, passeio, papinha, banho, soninho e assim vai. Acho que eu só percebi o quanto estava estressada com a minha vida de antes agora. Eu vejo o povo doido reclamando na fila de supermercado, brigando com o vendedor da padaria, as pessoas sempre com pressa e eu lá tranquila, e até me acho estranha. Agora, adoro passear com as duas pela nossa quadra e dizer "bom dia" para os velhinhos, encontrar com os vizinhos no corredor e bater papo. Caminhar pelo bairro e descobrir um banco novo, uma lojinha nova, comprar verduras na banquinha do verdureiro, brincar, descobrir coisas novas e ainda ter um tempo para mim. É, a vida é boa. Sempre que fico muito feliz tenho medo de tudo dar errado, confesso, mas desta vez, vou tentar aproveitar. Porque la vita è Bella e Maria.


10 comentários:

  1. que bacana tati! tbm optei por isso! hj sou mamãe em tempo integral do Samuel e é muito trabalho, pq além disso tbm não tenho ajuda com a casa, então tenho que "rebolar" para administrar bem a limpeza da casa, a janta, as roupas pra lavar, passar rsrs e toda essa rotina do bebê! pra piorar eu não moro no mesmo estado que meus pais então sinto muita falta da mãozinha que minhã mãe poderia e dar tbm rsrs! não é facil, mas estou bem feliz tbm! Como vc está fazendo com a questão da casa? arrumou uma ajudante pra limpeza? abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu tenho uma faxineira que vai lá em casa duas vezes por semana para fazer a faxina e passar a roupa. No começo tentei arrumar uma empregada e cuidar das meninas sozinha, mas não deu certo. Eu vi que precisava de ajuda, então arrumei uma babá e dispensei a empregada. A gente divide as tarefas de cuidar da casa e delas. E olha que ainda sim é cansativo, mas faz parte, né? A gente se vira como mãe moderna. :)

      Excluir
  2. Aqui em casa quem decidiu ficar com o bebê por causa dos horários foi o Rafa. E volto a trabalhar em setembro e já estou desesperada só de pensar em ficar longe do Raul. Eu pelo menos trabalho 6 horas por dia e não vou ficar longo e por tanto tempo. Mas essa vida de mãe e trabalho é muito ruim. Ficar longe do bebê dá uma dor no coração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela escolha e por abrir aqui sua escolha Tati! Eu estava com dois meses de gravidez quando parei de trabalhar, e hj com meu pequeno em casa não consigo mais me imaginar saindo de casa todos os dias e deixando ele sabe com quem sabe-se la onde...
    Apoio sua decisão e te mando um abraço virtual pela decisão e pela coragem...
    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Nooooooossa Tati!!! Que decisão ótima!!!

    Esse seu post nada mais é que o subtítulo do seu blog: "viver à moda antiga de uma forma moderna".
    Estou há 1 ano em casa, quebrada, me descobrindo e tentando engravidar, mas todos os dias penso naquelas mães sofridas e desesperadas por babás, infelizes no trabalho.
    As pessoas sempre complicam o menos complicado. Os filhos no início da vida não precisam da melhor creche, da melhor escola de natação ou dos melhores industrializados... Eles precisam da presença e atenção dos pais, do amor, do sol, do passeio... DO SIMPLES!!!
    Do contrário, como nossas mães davam conta de tantos filhos, somente com nossos pais trabalhando??? Não é mesmo?!

    Crises e dúvidas sempre surgirão, mas... Faz parte!
    Suas pequenas estão cada vez mais lindas e a sua presença faz toda diferença.

    SUCESSO nos empreendimentos paralelos!

    Bjos,
    Lívia (liviagk - your instagram friend)

    ResponderExcluir
  5. Tati esse foi o melhor post, pois tô vivendo a mesma coisa minha licença acaba dia 20/08 e colocarei as férias, voltarei a trabalhar no final de setembro.

    Minha bebê vai ficar com a minha mãe, mas tenho conversado bastante com o meu marido a posibilidade de pedir demissão ou fazer acordo com a empresa, mas ao mesmo tempo quero trabalhar e ficar com minha filha e nessa fase de crescimento e descoberta dela quero muito tá por perto, tô vivendo um dilema aqui em casa.

    Mas lendo seu post hoje vou pensar afundo no assunto e colocar na balança o que é mais importante.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu também sou mãe de gêmeos, meninos com 2 anos e 6 meses completos hoje! Tenho o Gemelares - O Portal da Mãe Coruja!!! O universo das mães Gemelares, será um prazer ter você lá!! Amei conhecer um pouquinho de você!

    O Portal é: http://www.gemelares.com.br/
    Meu perfil no face: http://www.facebook.com/julianadoerner?ref=tn_tnmn
    Grupo Gemelares: http://www.facebook.com/groups/gelemares/
    Fan Page: http://www.facebook.com/sitegemelares

    O Grupo Gemelares tem mais de 650 mães, todas amigas, sempre tiramos nossas dúvidas, todas mães de Gemelares, tem pouquíssimas que não são.

    Espero você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tati,
    Acompanho a pouco o seu blog.
    Tenho este dilema e ainda não tenho filho. Meu marido quer muito um bebê este ano, mas trabalho muito, inlcusive final de semana, sem contar que é estressante.
    Penso muito quando esse momento chegar, já comecei a colocar em prática meu segundo projeto, a minha empresa de eventos, que poderei trabalhar de casa.

    Beijos
    Carina
    http://www.eusempreteamarei.com/

    ResponderExcluir
  8. Tati amei o post! Me identifiquei muitissimo. Tbm tomei essa decisão quando Cécile nasceu e confesso que nunca me arrependi! Na verdade nao me imagino trabalhando fora, vivendo toda essa loucura de ter q pagar alguem pra fazer aquilo q eu tanto amo fazer - cuidar dos meus filhos e da minha casa. :)Me descobri em varias outras coisas e tenho um projeto assim como vc pra continuar em casa com minhas crias e ganhar um dinheirinho. rsrs
    Vc vai ver, tudo vai valer muitissimo a pena!!!!! Ja estou nessa ha 3 anos, se precisar de um help nao hesite!! Tem momentos que a gente cansa mas isso é humano, o melhor remédio é ter aquele sorriso banguela todos os dias ali so pra vc!! rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  9. Fiquei tão feliz com esse post! Isso é ser uma mulher moderna. É optar pela família! Essa coisa de mulher independente-moderna que esquece de si e da família é pura ilusão, ao meu ver! Que seja uma fase deliciosa para sua família.

    ResponderExcluir