segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Papinhas - Parte 2

Então, minha gente, há luz no fim do túnel. Depois de dois meses de adaptação, tudo novo, alimentação nova, Maria e Isabella estão oficialmente comendo super bem! Na semana passada, começamos a dar o almoço para as duas e não rolou um pio, uma reclamação, nada, elas, simplesmente, comeram. Viva os 8 meses, eu acho! Uma semana depois e ainda está tudo bem. Não preciso nem ficar fazendo palhaçadas, mostrar controle remoto, fingir que vou espirrar, nada, é só mostrar a colher e lá está o bocão aberto. Bem, todo o esforço e sacrifício que eu falei na parte 1, valeu a pena. Portanto, vamos para a parte 2. Uma coisa mais light, mais mão na massa.

Sem título Isabella querendo mais

Fazer papinha é uma aventura. A gente inventa combinações, que nem sempre dão certo, experimenta pra ver se está bom, pesquisa receitas na internet, comemora quando fica uma delícia. É como fazer comida todos os dias, alguns dias você está mais inspiradas e em outros nem tanto. Eu passei por algumas fases da papinha. E, como sempre, a gente se reiventa sempre. Aí está a nossa vida do ponto de vista papinha:

- Primeiro, fazia tudo muito básico. Depois comecei a inventar (minha parte favorita!). Misturo legumes e revezo as carnes todos os dias. Também comecei a anotar as papinhas favoritas das meninas.

- A consistência da papinha é importante. As meninas gostam de uma coisa bem purê, mas sem ser muito ressecado. Eu cozinho bem os ingredientes e depois amasso. No começo, eu passava na peneira, mas só no primeiro mês de adaptação. A carne é triturada no mixer depois de pronta, já o frango e o peixe corto em pedaços pequenos para poder desmanchar no cozimento.

- No começo, não queria congelar papinha de jeito nenhum e segui o conselho do pediatra de usar papinha pronta quando a gente fosse sair. Mas não senti firmeza na coisa do potinho pronto (uso só nas horas de puro desespero e foram apenas quatro vezes). Hoje continuo fazendo a comida das meninas fresquinha, todos os dias, e prefiro congelar a papinha para o fim de semana (geralmente, me adianto na quinta ou sexta-feira) se a gente vai sair ou algo do tipo. Papinha feita em casa rules!

Sem título Chupando carne no churrasco pela primeira vez

- No almoço, é sempre uma papinha salgada e uma sobremesa, uma fruta amassada ou assada e triturada no mixer. Não consegui entrar no esquema maçã e pêra raspadinha, então eu asso no forno ou no microondas e depois bato no mixer, elas amam. Pêssego e manga também vão pro mixer e a banana amassadinha é clássica. E de vez em quando, rola um pouco de farinha láctea em cima. Estava dando a sobremesa também no jantar, mas o pediatra cortou porque elas não estavam mamando a mamadeira antes de dormir, então tá, né?

- Papinhas favoritas até o momento: caldo de feijão com macarrão, ovo e abobrinha, peixe com tomate e mandioquinha, abóbora com carne e chuchu, abobrinha com macarrão e tomate, inhame, peixe, abobrinha e tomate, qualquer uma com beterraba (a única papinha salgada que eu bato no mixer, mas vou tentar ralar a dita cuja para ver se o cozimento melhora).

- Sobre alimentar as duas ao mesmo tempo: não faço. Na verdade, tentei uma vez. Foi um caos, mas toda sessão papinha era um caos, então não sei como fazer. Acho que se eu tivesse acostumado as duas, daria certo. Apesar de que, agora, as duas já abrem a boca e ficam desesperadas quando olham para o pote de papinha na frente delas. Então, não sei. Na hora do almoço, sou sempre eu e a babá e no jantar eu espero o Marco pra gente poder alimentar as "fia".

9 comentários:

  1. Oi TATI amo o seu blog mais aqui no meu trabalho não abre nenhuma foto das suas pincesas,fico mega triste queria ver a carinha delas!!!:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta do blog, Vivian! Deve ser porque o flicrk está bloqueado no seu trabalho ;) Beijos

      Excluir
  2. Tati, já li tanto seu blog que fico até perdida nas postagens, pois vira e mexe quero ir em alguma especial e já não acho!
    hehehe
    Aqui num tem um sistema de busca e/ou tags, né?
    Bem que podia... hein, hein, hein.

    Em posts antigos você chegou a compartilhar sua lista de compras/enxovais?
    Tô precisando de uma realista e "muderna"!

    Se puder me enviar, amaria de paixão.
    Beijos para as 3 de nós 3.
    Grasi, Margarida & Iolanda.

    ResponderExcluir
  3. Grasi! Tem sim! Um sistema de buscas no lado direito e as tags em alguns posts. Eu tinha parados de atualizar as tags, mas voltei. Tem um post sobre o enxoval aqui: http://manualdafamiliamoderna.blogspot.com.br/2011/09/temida-lista-do-enxoval.html

    Ai que saudade dessa fase! Tem a tag de semanas também!!! Me manda um email pra gente conversar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. que legal tati! vc tempera as papinhas com alguma coisa? cebola, alho? como vc faz essa papinha de macarrao com feijao? fiz aqui em não achei que ficou muito bom... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, ainda não estou temperando não! Mas já estou com vontade de. A papinha de feijão, eu faço o seguinte: segunda-feira eu cozinho o feijão da casa com bastante água. O caldo que sobra eu guardo em um pote na geladeira.

      Na terça-feira, eu faço a papinha delas com aquele caldo. Então, terça é dia de feijão pra elas. A primeira fiz com o caldinho, o macarrão (eu uso o risoni que imita arroz e elas gostaram bastante) e abobrinha verde picada. Ficou um caldo bem grosssinho.

      Ontem, eu fiz com o caldo, arroz (que eu cozinho sem nada e congelo, e depois cozinho de novo com os outros ingredientes que fica molinho e é mais fácil das duas digerirem), inhame e um pouquinho de couve. Também fez sucesso!

      Excluir
    2. que ótimo tati! já anotei aqui para fazer assim pro Samuel! sugiro vc fazer uns posts contando mais as receitas e como vc faz as papinhas! isso ajuda muito! Eu amo cozinhar, e tbm faço sempre papinhas fresquinhas pro samuel, mas tenho visto meu bebê sofrer demais por conta dos dentinhos e acabou diminuindo um pouco o apetite... mas mãe é persistente né? rsrs vou variando e testando outras receitas e consistências para ver se ajuda... Até retornar para a papa mais purê eu retornei com receio dos pedaços estarem incomodando ele na hora de comer... Bjs! parabens pelo blog e pelas filhotinhas lindas! Ainda vamos nos conhecer pessoalmente! :-)

      Excluir
  5. Adorando esse post, minha bebe tá com 4 meses e não vejo a hora dela entrar nessa fase!

    ResponderExcluir
  6. ai Tati, obrigada!

    vou correndo para o post e depois te mando email, sim e sim!
    beijo nas minas!

    ResponderExcluir