quarta-feira, 8 de maio de 2013

Livros para bebês

Desde cedo, eu tentei introduzir o mundo dos livros para as meninas. Primeiro, comprei o livro de banho. Depois fomos ganhando um livro aqui, comprando outro ali e por volta dos oito meses deixava elas sentirem os livros, bricarem de uma forma controlada, ou seja, sem deixar rasgar. Depois li um artigo em algum lugar que mostrava que eu estava fazendo tudo errado, que tinha mais que deixar elas sentirem, rasgar, arrancar, lamber, moder ou seja conhecer o livro da forma que um bebê conhece o mundo.

Então, alguns livros tiveram que ser sacrificados. E também encontrei livros mais resistentes, de plástico ou de pano, que ajudaram muito. Com quase 1 ano, elas estavam comendo demais os livros e eu perdendo a minha paciência nível 10. Então, guardei todos os livros. Um mês depois coloquei de volta os livros no rack da sala e elas iam lá e tiravam (como faziam desde sempre), Mas começaram a sentar e  folhear os livros! Morri de amor! E elas começaram a pedir pra gente ler, sentar no colo e prestar atenção. Morri de amor novo. Resumo da ópera: aqueles livros sacrificados tiveram sua missão e os que resistiram mordidos também. Sim, elas ainda mordem de vez em quando, mas explico que não é o certo, etc, etc (história da minha vida no momento: explicar tudo pacientemente, aka: educar).

Sem título
Apaixonadas pelos livros da troca moderna

Gosto muito de livros por isso sempre quis que as meninas também. Como não usamos a televisão, o livro é uma grande ferramenta. A coisa está num nível aqui em casa que elas nem ligam mais pros brinquedos. Acordam, vão pra sala e pegam os livros no móvel. Foi pensando nisso que organizei a troca moderna de livros (para quem não conhece clica aqui) e foi maravilhoso! Primeiro: porque é ótimo receber um pacote pelos Correios com cartinha e todo o carinho de uma pessoa que você sequer conhece. Segundo: porque os livros são super usados e adorados. Alguém colocou amor ali. E acho que todo mundo que participou sentiu isso.

IMG_4790
Desenho feito pela Noelle, minha companheira de troca, que, aliás, tem um blog lindo de culinária, o Mastigando.com

Quando o nosso pacote chegou de Curitiba vibrei demais e as meninas abriram comigo. Ele foi revelando cada detalhe e carinho de outra mãe como eu, que passa pelas mesmas coisas que eu e que tem amor pelos livros também. E quando vi o desenho que o Francisco, filho da Noelle, fez para as meninas meus olhos se encheram de lágrimas. Tem coisa melhor?

IMG_4767 Descobrindo nosso pacote

IMG_4774 O desenho do Francisco

Vou fazer outra no fim do mês, só estou tentando melhorar a forma de me organizar e fazer um cadastro permanente de todos que queiram participar. Mas, muita gente já participou e aprovou. Aí estão as fotos que todos compartilharam:

Sem título Sem título Sem título
Sem título

9 comentários:

  1. Olha, que lindas as fotos, que lindas participações.
    O nosso pacote ainda não chegou, falei com a Teisson e tenho certeza que logo teremos uma foto bonita para mostrar.
    Ahhhh, será que teremos a chance de aparecer nesse mural lindo de fotos mesmo que atrasado? =D
    Adorei participar, fazer a escolha e pensar no livro, assim que nosso pacote chegar quero escrever no blog sobre a troca, como foi o que pensamos, gostei MUITO da sua iniciativa, linda e de bom gosto, nem preciso dizer que se o assunto são livros eu curto né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Livros, livros e livros...amo demais!!! Desejo passar essa paixão para as meninas também. No próximo também participaremos. Bjs na família moderna.

    ResponderExcluir
  3. que lindo tati!!!! ahhh não vi a fotos de quem recebeu meus livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebemos os livros Juliana, e os meninos adoraram! O Guilherme já foi e voltou ao centro da terra e o Felipe sempre fica rodando os olhinhos dos dinossauros.
      Beijos

      Excluir
    2. ebaaaaaa Neda! que bom saber que eles gostaram! um bjo enorme para vcs! :-)

      Excluir
  4. Adorei Tati! Adorei participar, adorei as fotos de todos os pequenos leitores e já estou esperando a próxima rodada! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, não rolou foto! Mas os livros chegaram e foram aprovadíssimos.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Que legal Tati, amamos participar e adorei as fotos dos pequenos leitores, na próxima com certeza participaremos de novo. Beijos, Tati e Arthur!

    ResponderExcluir
  7. Tati! Nós também amamos livros e queremos participar!! Como faço??

    Beijão em ti e nas gurias!

    ResponderExcluir