sexta-feira, 10 de abril de 2015

AMAmentar depois de um ano

Teve dor, peito rachado, leite vazado, entrega, descoberta, pomadas, ordenha, momentos de paz, momentos de exaustão, mordidas, comida, peito dolorido, madrugadas acordadas, mas, especialmente, felicidade em poder não apenas nutrir, como dar amor em forma de leite. Eis que passou um ano e lá estamos nós no peito. É claro que agora ele come, às vezes nem tanto. Mama menos, mas nem tanto. É algo tão natural que já dá pra sentir falta daqueles momentos que ainda não terminaram, mas um dia vão acabar.



Apesar de ser lindo e você se sentir vitoriosa, depois de um ano, de repente você se sente um pouco sozinha. Tem sempre aqueles comentários “quando você vai desmamar?” ou quando vê uma conhecida já dando mamadeira e saindo livre leve e solta por aí, fica pensando "e eu?". Amamentação prolongada também implica em mais de um ano usando sutiã esquisito de amamentar e pensar em roupas estratégias para dar de mamar. Em junho vou ser madrinha de um casamento e já estou sofrendo pra conseguir achar um modelo aberto. Outro dia fui na emergência porque estava numa gripe daquelas e perguntei pro médico se podia tomar aquele remédio porque estava amamentando e ele desdenhou: "mas ele já não mama mais tanto assim, né? Não tem problema". Oi? Que tal um "que ótimo que você ainda está amamentando". Né? Amamentar depois de um ano também não é fácil, mas como sempre e como tudo, vale a pena. É saúde pro seu filho, é ainda mais amor e carinho. Existem mil artigos sobre isso, procurem, 

Me sinto muito orgulhosa por amamentar o Francisco do jeito que foi. Sem chupeta, sem mamadeira, sem sequer copo especial. Só peito e água, ou suco, em copo de vidro mesmo. Amamentar pode ser solitário, mas quanto mais natural for ficando pra vocês dois, melhor. E isso o tempo traz. Eu geralmente amamento o Francisco assistindo TV, nos conectamos, é claro, mas também preciso me distrair, né? Já fiquei no celular, mas hoje em dia ele fica louco quando vê o aparelho. Ainda acorda de madrugada pra mamar. E lá vou eu com ele pra sala, ligo a TV, pego a almofada e ele mama e dorme em seguida. Se coloco no berço e ele reclama, a gente volta pra sala e ele mama mais até dormir de novo. Eu até gosto dessas madrugadas, amamentar no silêncio com ele em paz. E ele acorda às vezes uma, às vezes duas vezes e raramente três ou quatro. Antes de dormir, todos os dias, vamos para o nosso festival de mamá. Ele mama, mama, brinca, volta e mama, mama, mama, brinca, mama, durante uma hora mais ou menos. Sei que um dia isso vai acabar, que teremos outro jeito de dormir, por isso aproveito. Por isso, mama, Francisco, mama.

Foto: Panoptes Fotografia

6 comentários:

  1. Estamos juntas nessa, apesar dos olhares recriminatorios por aqui tambem ainda se mama, mama, mama... ate quando ele quiser!!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto. Aqui estamos prestes completar 6 meses de amamentação exclusiva e em livre demanda e também rolou tudo isso que vc fala no início... E seguiremos firmes nessa batalha de amor! Continue nos inspirando com a sua maternagem! bjo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo (2)!! Continue enquanto fizer bem aos 2!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Sou mãe de 3 também, Beatriz de 6 anos(mamaou até 32 meses), João de 3 anos(mamou até 22meses) e Heitor de 9 meses, também fico nessa das roupas pró amamentação e já desisti do soutiens esquesitos e abaixo a alça do comum mesmo rsrsrs Ahhh já passei por esses comentários de médicos, eu só aviso que amamento pra usar medicamento compatível e ter prefer~encia no atendimento e não revelo a idade do bebê (somente se perguntarem). bjs ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Quero seguir seu exemplo um dia! Parabéns!

    ResponderExcluir