sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um bom sono de bebê

O sono do bebê é outro desafio para os pais, especialmente, para os de primeira viagem. Eu não sei vocês, mas aqui em casa nos últimos meses, o grande "dilema" na vida de Maria e Isabella foi dormir. No primeiro mês, é aquela coisa "eles só dormem". Eles não querem acordar para mamar, não querer muito espaço ou ser incomodados, só gostam do aconchego e vivem no sono bom. Até que os bebês começam a crescer e tudo muda. 

IMG_9049

Com uns dois meses, começamos o processo de ninar. Como as duas tinham refluxo não dava para colocar logo no berço, e acho que essa ideia também não passou pela minha cabeça. O pouco que eu sabia é que o bebê precisava do colo, daquela canção de ninar para dormir. Então, era isso que eu fazia com as meninas. Lembrando de tudo agora (aliás, parece que foi há muito tempo),  só consigo me ver com o Marco na sala de casa madrugada a dentro com uma no colo de cada um. Como o leite voltava, muitas vezes a gente ninava as duas com elas em pé. Quando elas choravam ou estavam incomodadas, a gente começava a caminhar rápido dentro de casa, pareciámos uns loucos, e o pior que dava certo.

O processo de dormir do bebê também inclui o pouco sono dos pais. Não adianta, minha gente, até os três meses eles não vão dormir de noite ou de madrugada, conforme-se. E não tem aquela coisa de trocar a noite pelo dia, (como está acontecendo agora com a gente), o bebê vai acordar de três em três horas para mamar. Uma dica boa é já acostumar o bebê a saber o que é dia o que é noite desde essa fase. De dia, eu sempre deixei a cortina bem aberta para entrar bastante luz no quarto e quando anoitecia não deixava nem o abajur aceso na hora das duas dormirem, só o escurinho.

E bem, que chegaram os três meses, e elas começaram a dormir bem durante a noite. Começou com cinco, seis horas seguidas e teve um dia que chegou a 11 horas seguidas de puro sono! É claro que no meu caso são duas, então a gente tem que ter sorte das duas combinarem de dormirem tanto. O máximo foi esse a Maria dormiu 11 horas e a Isabella 9, então não posso reclamar. Com gêmeos, também é engraçado perceber que um bebê é sempre mais preguiçoso, mais tranquilo para dormir.

Mas, se com três meses, veio a felicidade de dormir mais, veio também a complicação do sono. De repente, começou uma luta para dormir. A gente ninava, as duas morrendo de sono, e nada de dormir. No começo, achamos que era o refluxo de novo, mas depois notei que era um incomodo. E aí veio aquela outra pré-concepção "bebês choram para dormir", será que as minhas eram assim? Sim. Procurei milhões de coisas na internet, métodos e teorias, e descobri que os bebês simplesmente não sabem dormir, eles precisam aprender a fazer isso também. Por isso, ninar era importante.

Com quatro meses, a luta para dormir continuava. Era uma embalação de bebê sem fim. Sério, ficava o dia inteiro embalando essas meninas, minha gente. No fim do dia, estava com dor nas costas e acabada psicologicamente. Será que eu estava forçando minhas filhas a dormir? Quanto tempo eu ia aguentar esse ritmo de pegar no colo e com elas cada vez mais pesadas? E toda vez ia ser aquele chororô para dormir? Passei algumas semanas com esse dilema, de novo, li bastante, debati com o Marco e resolvemos colocar elas para dormir no berço. Relutei contra isso porque ainda queria ter aquele aconhego, aquela coisa boa de colocar o bebê para ninar, mas como o processo virou uma luta, comecei a repensar. E com duas bebês, comecei a aprender, que a gente tem que se adaptar.

E então veio a chupeta, não vou contar aqui como foi o processo porque é preciso todo um post para contar isso. Vamos pular a fase. Elas pegaram a chupeta com quatro meses e aí foi a glória. A chupeta ajudou bastante porque elas perceberam que era hora de dormir. Elas conseguiam relaxar e parar de lutar contra o sono. De repente, começaram a dormir nos passeios de carrinho e nas voltas de carro. A chupeta só aparecia na hora de dormir e logo depois que elas adormeciam a gente tirava a chupeta.

Com quase cinco meses, depois de muito choro e aceitação da minha parte (eu falo que as mães que atrapalham as coisas), foi hora de colocar para dormir no berço. Não queria usar os polêmicos métodos de deixar chorar, então resolvemos bolar nosso jeito próprio de colocar as meninas para dormir. Foi um processo talvez um pouco maus demorado, mas deu certo. Primeiro, a gente resolveu parar de ninar e colocar as duas para dormir no nosso colo, mas sem balanço. Foi importante esperar que elas tivessem sono, não tentar forçar. Quando elas começavam a coçar o olho ou bocejar, era a hora. Se esperar muito também elas ficam irritadas e é pior. A gente sentava no sofá, colocava a chupeta, dava o aconchego e esperava elas dormirem. Funcionou um dia. Na verdade, a Maria aceitou bem, já a Isabella... Ela começava a chorar e aí era complicado. Primeiro, porque eu não queria o processo do chororô e lá estava ele. Depois de uns minutos elas pegava a chupeta e dormia. Mas no final do segundo dia, não estava adiantando. No meio do desespero, o Marco colocou ela no berço para ela se acalmar e puf, a menina dormiu. Descobrimos que a Bella é mais independente e ela mostrou pra gente que era hora de ir em frente.

IMG_9056

Aí começou um novo processo (aguentem firme que está acabando, o texto, porque o processo não acaba nunca). A rotina era mamar, arrotar, brincar até a hora que elas começassem a reclamar de sono e colocar no berço. Ao contrário dos métodos clássicos, não saímos do quarto. Colocamos um baquinho do lado de cada berço e esperávamos elas dormirem. Caia a chupeta, a gente colocava de volta. A Maria dormia fácil, mas a Bella se mexia, lutava contro o sono até conseguir dormir. No meio do caminho, a gente resolveu que se passasse 15 minutos e elas não estivessem dormindo, era porque não estavam com sono, por isso, a gente voltava para sala e brincava mais um pouco. No fim de uma semana, ficou fácil. Quando elas estavam realmente cansadas dormiam, era só colocar no berço, dar a chupeta e uma fraldinha para abraçar, que elas dormiam. Às vezes, logo de cara, às vezes demorava um pouco mais, porém sem estresse pra gente e pra elas.

Mas, depois tudo mudou de novo, quando a gente resolveu montar uma área para elas bricarem na sala. Coloquei um tapete no chão com um edredon em cima para elas brincarem à vontade, foi maravilhoso! Elas brincam e depois adormecem ali mesmo! Aí é só colocar no berço.

A inconstância agora é na rotina do sono. Depois dos três meses, elas dormiam à noite toda, acordavam de madrugada de vez em quando. Com quatro meses, dormiam cedo por volta das 19h, 20h, e acordavam umas 4h ou 5h da manhã. Agora com cinco, tá tudo uma bagunça. Desde sábado, elas não querem mais dormir à noite, de madrugada sim (aleluia!). Elas tomam banho umas 20h, brincam um pouco, dormem às 22h, e uma hora depois acordam e ficam acesas até às 2h da manhã. Com isso, eu e o Marco estamos acabados. Depois elas dormem até umas 8h da manhã e dormem bem o dia todo. Já tentei deixar elas acordadas de dia, mas não adianta, elas dormem. Então, é isso, a saga continua. Nunca pensei que ia ter meninas tão baladeiras. Agora, chega que esse texto tá enormeee!

5 comentários:

  1. Elas parecem dois anjinhos!!! Mas pelo jeito, só quando estão dormindo né, Tati?? Rsrsrs, estão cada dia mais lindas, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ufa! Ser mãe não é moleza! Mas é isso, não existe receita. acredito que ao poucos todos se adaptam. Elas estão lindas, Tati! fofas demais. Parabéns! beijocas e força na peruca! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi várias vezes que ao contrário do que a gente pensa, pros bebês dormirem mais tem que ir dormir mais cedo. Não faz muito sentido,mas uma amiga minha notou isso com o filho dela. Se ele dorme muito tarde acorda bem cedo. Também não adianta cortar o sono da tarde, pois eles ficam mais cansados e dormem mal a noite. Parece doido,mas dizem que é assim que funciona. Esse assunto de dormir é uma dilema pra toda mãe, eu acho!

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    Vc já ouviu falar no método EASY da Encantadora de bebês? Uma amiga faz e dá muito certo! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Tati, passei pelo mesmo processo que você. Só que no meu caso tenho apenas uma, mas que dava muito trabalho para dormir. Eu também dava esse aconchego que você mencionou, mas depois fiquei pensando, até quando? Estou voltando a trabalhar e depois ela é quem vai sofrer. Então, muito a contragosto, fiz o método P.U. P.D. da Encantadora de Bebês. Deu certo. Nunca deixei a Júlia chorando no berço. Quando vejo que ela está com sono, coloco ela no berço, se ela chorar, pego no colo, acalmo e coloco novamente no berço. Ela chorou, pego, acalmo e coloco novamente no berço. Até ela aprender eu não saia do quarto enquanto ela não adormecia. Isso foi uma semana. Agora está uma maravilha. Quando vejo que ela está com sono, coloco-a no berço, ela abraça o cobertorzinho, vira para o lado e já fecha os olhos.
    As meninas estão lindas e muito fofas!

    ResponderExcluir