sexta-feira, 1 de março de 2013

Receitinhas: 1,2,3

Eu adoro cozinhar, já escrevi sobre isso, já tive blog sobre isso e adoro descobrir receitas, ultimamente tenho percebido que rola um tema constante aqui em casa: praticidade. Nada de receitas complicadas, de horas de preparo, estou querendo coisas gostosas e simples. É claro que como as meninas agora comem tudo o que a gente come, sinto que as escolhas também tem sido mais saudáveis e indo em outra direção. Mas também tem uma outra linha de pensamento que reina aqui em casa: "pratos rápidos para o jantar de dois pais cansados que querem comer bem e fingir que tem uma vida social". Por isso, resolvi compartilhar três receitas e algumas estratégias por aqui.

A primeira é para a família inteira. Aqui em casa a gente adora peixe, tem pelo menos uma vez por semana e desde que foi liberado pelo pediatra eu dou pras meninas e elas adoram! Já até dei uma receita de papinha de salmão por aqui. Eu queria fazer um bobó (um dos meus pratos favoritos) outro dia e resolvi fazer uma adaptação pra elas, ficou com uma textura ótima para os bebês e deu super certo pra gente também! Elas rasparam o prato.

Sem título

Bobó Baba Baby
 
- 4 filés de peixe branco (usei o Saint Peter)
- Uns cinco pedaços de mandioca cozidos e batidos no liquidificador com água
-  três tomates italianos sem semente
- 1/4 de xícara de leite
-  coentro a gosto
- uma pitada de açafrão
- sal a gosto

Já viram que é fácil, né? Bati o tomate com o coentro no mixer (não coloquei cebola para não ficar muito forte), depois refoguei essa mistura no azeite, coloquei os filés de peixes e o açafrão. Deixe poucos minutos e já coloquei a mandioca. Deixei apurar um pouco até que o peixe ficasse cozido (ele vai despedaçar todo não se preocupe) depois coloquei um pouquinho de leite (não sei nem se foi 1/4 de xícara porque coloquei no olho mesmo, mas é quase isso) , só pra dar liga. Depois é só servir com arroz e para os adultos ainda dá pra jogar uma batata palha! Fica ótimo! Acho que um dia vou tentar com frango desfiado também.

*Eu já estou colocando o leite da vaca na alimentação das meninas, que só pode ser incluído a partir dos 12 meses, mas quem quiser pode deixar sem, uma água a mais dá uma boa liga.

Agora vamos para parte 2 e 3:
Depois que a gente coloca as meninas pra dormir é hora de ir pra cozinha e gostamos de fazer uns jantarzinhos pseudo-românticos em plena terça-feira, por exemplo, com direito a cervejinha ou uma taça de vinho pra cada. E no fim de semana é sagrado. É nossa válvula de escape e uma forma de passar um tempo juntos, ainda que seja pra conversar sobre o nosso dia e sobre as meninas, é claro. A gente assiste uma série, coloca um filme e aproveita a comida. Tem dias que o Marco sai do trabalho compra pão, presunto parma (sou viciada!) e uns queijinhos e já está pronto a nossa refeição "especial". E confesso que é muito melhor do que sair de casa, gente! A única vez que a gente conseguiu sair para um jantar romântico foi no mês passado no nosso aniversário de casamento e simplesmente esperamos uma hora pra conseguir uma mesa e ainda tivemos que pegar um táxi porque os dois queriam beber. Oi? Em tempos de lei seca, nada melhor do que ficar em casa, certo? E estamos ali perto das meninas também.

Porém, o fato é que não dá pra fazer um super jantar todo dia, porque obviamente estamos cansados do dia, e quando a gente quer aproveitar o ideal é sempre uma coisa que não demore muito. Minha nova obsessão é o ceviche! Amo peixe e nunca vi prato tão fácil, rápido e delicioso. Para quem gosta de comida japonesa já é um passo adiante e quem não gosta de peixe não sabe o que está perdendo. Dei até um tempo agora porque estava fazendo uma vez por semana pelo menos aqui em casa.

Sem título

Ceviche (básico)

- 3 ou 4 filés de peixe (Saint Peter, uso sempre, ou salmão, mas dá pra fazer com robalo, por exemplo)
- 1 limão
- punhado de coentro
- 1 pimenta dedo de moça sem as sementes
- 1/2 cebola roxa ou branca cortada em meia-lua (tem que ser nesse formato!)
- sal a gosto

Corte a cebola em meia-lua e deixe em um pote com água gelada para tirar o ardor. Corte o peixe em cubos, pique o coentro e a pimenta. Misture o peixe, o coentro, a pimenta e a cebola (escorrida) em um prato. Despeje o suco do limão e tempere com sal e está pronto.

Estou tão viciada em ceviche que já testei umas variações: gosto de colocar molho de pimenta sriracha quando não tenho pimenta dedo de moça em casa e já coloquei molho shoyo no lugar do sal. Fica uma delícia! Mas o limão e o coentro são essenciais nesse prato.

Sem título
Esse eu fiz com shoyo e ainda botei o vinho no gelo pro nosso "bistrô" ficar chique

De vez em quando, roubo um abacate das meninas e faço um guacamole para acompanhar o ceviche, fica perfeito!

Outra obsessão é o creme de leite. Minha gente, dá pra fazer tudo com ele! Compro logo umas quatro caixinhas na compra de mês que não falha! Outro dia inventei essa receita super rápida e ficou uma delícia!

Sem título

Macarrão apressado

- 1/2 cebola bem picadinha
-  Peito de frango que sobrou do almoço (ou outra carne) picadinho (opcional)
- Pedaços de gorgonzola
- 1 caixinha de creme de leite
- Macarrão cozido (usei o farfaline nessa receita e achei muito bom!)

Em uma panela, frite a cebola no azeite e junte os pedaços de frango. Despeje o creme de leite e o gorgonzola, misture bem. Está pronto quando o molho ficar bem aveludado, é só misturar no macarrão e aproveitar! Já fiz sem carne nenhuma e também fica uma delícia!

Sem título
Serve com uma boa cerveja espanhola na taça, a mesa bonitinha e finge que está no restaurante, minha gente!. Sim, tenho gêmeas e ainda arrumo tempo para fazer "jantarzinho" com marido, tem que ter, gente! Detalhe: essa "mesa" é das meninas ;)

2 comentários:

  1. achei q tinhas revestido a mesa delas. mas dai vi q eh uma toalha hahaha
    fofa!!

    amei as dicas tati!

    nunca fiz peixe, mas logicamente farei, pq amamos tb e ate pros meus depois, quando tiverem nessa fase!!

    anotadíssimo!!!

    beijos e mto obrigada!
    :* :* :*

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post porque me identifiquei muito. Minha filha já tem 5 anos mas até hoje depois que ela dorme, costumamos fazer um jantarzinho assim, rápido e delicioso, e tomar alguma coisa... faz um bem danado.
    beijo, Tati, adoro seu blog, estou lendo ele todinho!

    ResponderExcluir