sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sem leite, com amor e receitinha

No mês passado, acho que eu relatei aqui e no instagram que as meninas estavam com uma saga de cocô mole que já durava quase três semanas. É verdade que eu demorei para procurar o pediatra, tinha mudado de médico e depois voltei para o antigo, fui na emergência, fiz exame de fezes e nada, dei dois remédios e nada, até a gente começar a desconfiar do leite. Cortei o leite completamente e em dois dias elas melhoraram. Íamos viajar pra Rio, então resolvi continuar com a dieta sem leite. Como elas estavam acostumadas a tomar mamadeira três vezes por dia, cortei a da tarde e de manhã e à noite, batia uma vitamina de frutas (geralmente, banana com alguma coisa) e elas ficavam satisfeitas. Quando voltei de viagem, dei o leite de novo e comprovei a teoria.

IMG_4502 Suco no Rio

O fato é que elas têm uma leve alergia ao leite, não é intolerânica à lactose (que são coisas completamente diferentes), mas como é bem de leve eu resolvi chamar de "intolerância ao leite". Lá no Rio mesmo elas comeram biscoito de maizena e não tiveram nenhuma reação. Na minha conversa com o pediatra, disse que preferia deixar as duas sem leite no lugar de fazer uma substiuição com soja, ou outro leite do tipo, e ele disse que era uma boa opção. Achei super tranquilo, não fiquei estressada ou nervosa, porque como elas já têm mais de um ano não precisam tanto do leite e existem outras fontes de cálcio na alimentação delas. Já tinha a experiência de uma amiga que o filho tem alergias alimentares e vi que é possível conviver tranquilamente com isso. E, as duas comem muito bem, e o dia inteiro, se a gente deixar. Então, vamos apenas dar um complemento vitamínico para ajudar e continuar com a vitamina de frutas. 

Já inspirada na nossa nova fase, fui pra cozinha preparar um bolinho saudável para o nosso lanche! É fácil e fica uma delícia, ideal para bebês e sem lactose ou glúten. Inventei na hora e deu certo, aleluia!

Sem título

Muffin de Banana e Mirtilo

- 1 xícara e 1/2 de aveia em flocos
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de água
- 2 ovos
- 1 banana prata
- 1 colher de sopa de fermento
- Mirtilo para enfeitar

Não tem segredo: bate tudo no liquidificador, menos o mirtilo. Coloque em forminhas individuais de silicone, jogue o mirtilo para enfeitar e coloque para assar no forno pré-aquecido a 180° por uns 30 minutos ou até a cozinha começar a ficar com aquele cheiro gostoso de bolo. Faça o teste do palito para ver se ele sai limpinho, antes de tirar do forno. E pronto! As meninas aprovaram!

Sem título


Para quem quiser se informar sobre as alergias e intolerânicas aqui tem dois sites ótimos www.alergiaaoleitedevaca.com.br e www.semlactose.com. Este texto da da Lu do Potencial Gestante também me ajudou muito.

10 comentários:

  1. Mas elas tomaram a vitamina na boa? pq aqui a minha toma 5 mamadeira por dia eu acho mt....mas ela se alimenta mal por isso mama bastante! e quando resolvo dar outro tipo de vitamina ou mamadeira ela rejeita...to passando umas aqui com minha filha de 1 ano e 2 meses!!! ela se acostumou a comer somente aquilo que come...não quer experimentar nada de novo, que fase essa...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomam sim, Caty. Geralmente bato de banana com alguma coisa, elas comem muita fruta. Quando completaram 1 ano começaram a querer recusar algumas coisas, mas insisti e deu certo. No jantar, por exemplo, voltei a dar papinha, o almoco mais batidinho, até elas voltarem a comer. Tente misturar o que ela gosta com algo novo e as minhas também estão numa fase de querer tudo o que a gente come, então mudei minha alimentação um pouco por conta delas ;) O jeito é tentar de tudo, né?

      Beijos

      Excluir
  2. Oi! Adorei o post! Acredita que aqui em casa estamos passando por isso essa semana? Inclusive tbém estou desconfiada do leite... Mas pra mim é difícil substituir a mamadeira pq minha filha não come bolinhos, pãozinho, nada. Só biscoitos e olhe lá. Mas na comida de sal ela é fera! Manda mto bem... Adorei a receita do bolinho, vou tentar fazer de qualquer forma. bjs Camila Vaz #recantocomenta

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vc me deixou curiosa.. meu filho tem 1ae4m e sempre fez coco bem mole..hora eu achava que era uma diarreia por causa do dentinho, outra por alguma dorzinha de barriga... mas pensando bem SEMPRE foi assim... raro foi as vezes q ele evacuou durinho... vou questionar mais a pediatra sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Bah, Tati! A Alice tmbm faz coco mole, é raro sair mais durinho! Ela tem 1 ano e 2 meses, e mama leite integral de caixinha...
    Irei conversar com a pediatra.
    Minha mãe já havia comentado que estava na hora dela evacuar menos e mais durinho, mas não encuquei pois ela tem engordado e tem nascido os dentinhos...
    Obrigada pela dica ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!Parabéns pelas filhotas! Minha filha tem 2 anos e tb reage com leite comum. Passei a dar, desde que ela tinha 1 ano, o Ninho com baixa lactose, recomendado pela pediatra. Nao é em pó, é líquido. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nunca vi esse leite! Onde tem, Clarissa?
      Beijos

      Excluir
    2. Oi! Vcs moram em Brasília né? É q eu moro no Rio...nao sei se tem aí. Aqui tb é difícil de achar. As vezes some do mercado.Qnd eu acho eu faço estoque em casa! Custa 4,50 cada litro (igual a caixa de leitw comum). Minha filha come tudo com leite, só a mamadeira faço com esse de baixa lactose. Tenta ligar para a Nestlé e ver se tem aí.Boa sorte! Ah....nem falei...conheci seu blog pelo casa de colorir! Bjs

      Excluir
  6. Essa receita dá pra quantos bolinhos, Tati?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho da forma, Samyra! Como a minha é média, deu seis bolinhos. Não sobrou nem pro outro dia ;)
      Beijos

      Excluir