quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Receitinha - Kibe de Peixe e saladinha de pepino

Tem dias que eu acordo inspirada, minha gente! E pensar que há dois dias atrás eu estava sofrendo com um pequeno caos por aqui, mas acho que como estou me aproximando das 12 semanas, tenho ficado mais disposta e hoje eu acordei com vontade de cozinhar! Estava sonhando com uma salada de pepino que eu vi o Jamie Oliver fazendo outro dia e um kibe de peixe que eu já tinha feito antes e que é receita da Rita Lobo, como fui no mercado ontem à noite, comprei os ingredientes e hoje pude satisfazer meus desejos de grávida.  Sim, eu me inspiro nos programas de TV de culinária, todos deveríamos, aliás! Eu sei que 9h30 da manhã o kibe já estava no forno! Agora as meninas estão dormindo e eu fazendo esse post vapt-vupt, assim como essas duas receitas, perfeitas para mães ocupadas! Então, vamos lá:

IMG_6189

Kibe de Peixe

- 400g de peixe branco (eu uso o bom e velho Saint Peter)
- 1/2 xícara de coentro
- 1 xícara de trigo para kibe
- raspas de limão e/ou laranja
- 1 cebola
- 1 colher de chá de açúcar
- azeite, sal e pimenta do reino

1° passo: Faça a cebola caramelizada. Corte a cebola em meia-lua e frite com um pouco de azeite em um frigideira bem quente. Coloque um pouco de açúcar e misture Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola. Reserve.

2° passo: Você vai precisar de um processador ou criar coragem para cortar tudo na faca. Coloque metade dos filés de peixe no processador e bata, depois coloque o restante com o coentro e bata. Reserve.
Sem título

Pegue um pano de prato limpo, e cubra uma uma peneira média e derrame a xícara de kibe dentro e coloque na água corrente para lavar/hidratas. Depois faça um trouxinha com o pano de prato e torça para a água sair do kibe. (Se ficar difícil de visualizar, veja o vídeo da Rita Lobo no link aí embaixo). Coloque o trigo em uma tigela e misture com o peixe, tempere com sal, pimenta, rapas de limão e/ou laranja, misture a cebola e coloque meio copo de água para dar liga. Misture tudo. Coloque em uma forma untada com azeite. Aperte com a mão e com muito carinho, depois passe a faca para formar os quadradinhos. Regue com mais azeite e coloque no forno já pré-aquecido. Sirva frio ou quente, de almoço, lanche ou janta. Fica maravilhoso e a cebola caramelizada faz toda a diferença!

Receita original aqui, ela fez uma salada de pepino com iogurte também, mas eu resolvi fazer essa:

IMG_6190

Salada de Pepino

1 pepino grande
1/2 cebola roxa
8 azeitonas grandes com caroço
Coentro picado
1 colher de geleia de pimenta
1/2 limão
Sal
Azeite
Azeite balsâmico

Essa receita é vapt-vupt! Lave bem o pepino e passe um garfo em toda pele dele, assim ele absorve bem o molho. Corte a cebola em meia-lua e deixe de molho em um pote com água gelada. Corte o pepino em cubos e coloque em uma vasilha onde você vai servir a salada. Na tábua de cortar, amasse as azeitonas com uma faca, tire o caroço e corte um pouco os pedaços ( A dica do Jaime é comprar azeitonas com caroço porque elas tem mais sabor, ele fez com as pretas). Depois jogue na vasilha, escorra a cebola e também misture com o pepino. Tempere com azeite, azeite balsâmico, limão, geléia e sal. E está pronto!

As meninas aprovaram o kibe, mas nem deu tempo delas comerem a saladinha! Mas vou tentar outro dia com menos geleia porque ficou com gostinho picante. Não achei a receita original do Jaime, então inventei na hora. ;)

3 comentários:

  1. Já havia feito esta saladinha do Jamie Oliver e fez sucesso aqui em casa!! Vou testar este kibe amanhã!!!! bjos!!

    ResponderExcluir
  2. adooooooooooro tuas receitaaasss ^^

    bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Hummmm... Água na boca! Passaram bem, hein? hehehe! Beijos pra vocês, Tati!

    ResponderExcluir