sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Transição do berço para a cama

Sim, nós conseguimos! E, olha, não foi aquele bicho de sete cabeças que eu esperava, foi até tranquilo!

Mas, antes de ir aos detalhes, queria dizer que o esquema de um sono de um bebê, quem dirá dois, é muito pessoal e varia de família pra família. Não existe fórmula ou encanto, mas uma dica aqui e outra ali, uma experiência legal ou outra melhor, e você precisa criar seu próprio método/técnica/rotina que funcione pra você e pro seu bebê. Eu acredito em insistência, persistência e que é possível guiar/educar uma criança da forma que você escolher, como eu disse, aqui em casa nunca teve aquela coisa "ah, não se adaptou", "não teve jeito" "não quer de jeito nenhum", eu sempre me virei pras coisas simplesmente darem certo quando eu queria que elas dessem certo e elas sempre precisaram dar certo. Então, é criar um objetivo e partir pro abraço!

Outra coisa (calma, que já vem o post!): passamos por diversas fases de dormir aqui: primeiro, fiz o que eu achava que era feito com todo bebê e ninei. Ninei horrores. Aí com uns quatro meses pensei: como vou ninar as duas sozinha? E tentei colocar no berço. Ficava fazendo carinho nas duas dentro do berço e era super cansativo, elas lutavam contra o sono do mesmo jeito. E foi quando me rendi a chupeta. Sim, elas começaram a chupar chupeta com quatro meses. Aí no meio do caminho, consegui fazer as duas dormirem na sala, no edredom que a gente colocou no chão pra elas brincarem, era dar a chupeta, carinho e elas dormiam. Lutavam também, mas era uma forma de um dos dois (eu ou o Marco) fazer as duas dormirem sozinhos, enquanto o outro podia jantar, arrumar a casa, fazer outra coisa, etc. Depois, resolvemos mudar tudo quando elas tinham uns 10 meses e passamos pelo processo de colocar as duas para dormirem sozinhas no berço. E foi assim até agora.

Decidimos colocar as duas na caminha porque achamos que estava na hora. Simples assim. Elas não tentavam escalar ou pular o berço, mas mostravam alguns sinais. Se antes acordavam e ficavam no berço brincando com os brinquedos enquanto eu tomava café (eu sei, era maravilhoso e eu aproveitei muito!), já não curtiam tanto. E o nosso método de colocar no berço à noite pra dormir, dava certo, mas em alguns dias elas ficavam agitadas e demoravam mais de uma hora pra dormir. E eu queria que elas tivessem a liberdade de ir e vir, quando acordasse fossem brincar ou me procurar no quarto. Se quisessem deitar na cama e ficar de preguiça que fossem, enfim. Aproveitamos que íamos voltar pra casa depois da reforma e compramos a caminha.

Sem título
O processo todo durou três dias, mas para o sucesso mesmo foi um total de cinco, porque tivemos que fazer uma pausa no meio quando achámos que a obra estava pronta e não estava. Vamos lá:

Primeiro dia:  Elas viram a caminha e adoraram! Deitaram e rolaram em cima, também não sei se era felicidade de voltar pra casa. Chegamos no começo da noite, já tinha dado o jantar na casa da minha mãe, mas continuamos com a rotina: banho e um pouco de brincadeira, 20h hora de dormir. Resolvemos ir deitar com as duas na cama. Esse era o novo método. Pra facilitar a transição. Cada um deitou com uma, lemos um livrinho, depois apagamos a luz. Tentei cantar uma música, mas estava com tosse e não deu. Elas ficaram um pouco agitadas, queriam levantar e a gente deitava de novo e falava "agora, chega tá na hora de dormir". O tempo inteiro fiquei com vontade de falar com o Marco: "será que isso vai dar certo?". Foi um tal de "deita, tá na hora de dormir, chega". Até que uma hora depois, dormiram. E dormiram a noite toda. Uma hora alguém chorou e o Marco foi lá, colocou a chupeta, e elas voltaram a dormir numa boa.

Segundo dia: Não fizemos a soneca porque almoçamos fora e elas já vieram dormindo no carro. Mas à noite foi o mesmo processo e a gente começou a questionar se estava fazendo a coisa certa e mais importante: como eu ia fazer pra colocar as duas pra dormir sozinha durante a semana? E quando o bebê nascesse e eu estivesse amamentando? Tinha que ser um trabalho para um só. Marco começou a questionar se era a hora mesmo e a gente não deveria montar o berço de novo (eu sei, exagerado!). Eu disse que não. Agora não há como voltar atrás.

Pausa para a reforma: ficamos mais nove dias fora de casa e de volta para um berço desmontável na casa da minha mãe.

Terceiro dia: Viemos pra casa de noite de novo. Como já tinham jantando foi banho, brincar e dormir. Deixamos ficar até um pouco mais tarde porque elas estavam empolgadas com a casa. Na hora de dormir, lemos um livrinho, deitamos juntos e apagamos a luz. Pense em duas meninas agitadas! Eu e o Marco já perdemos a paciência porque estávamos cansado e começamos a discutir no meio se aquilo era o jeito certo. Alerta de parent fail pra nós. Mas aí continuamos com o ", deita, tá na hora de dormir, chega", e pasmem: Bella dormiu 1 hora e meia depois, Maria quase duas horas! Era hora de mudar de plano, mas ainda não sabíamos qual e estávamos com muito sono e cansaço para pensar em qualquer coisa.

Sem títuloSem título
Bella e Maria

Quarto dia: De novo, saímos para almoçar e não testamos a soneca. À noite, baixou uma confiança no Marco que ele disse: "deixa comigo, vou tentar sozinho, se elas ficarem muito agitadas, te chamo". A nossa ideia era sentar entre os dois berços e ir acalmando as duas, fazendo carinho, até que elas dormissem. E foi isso que ele fez. Uma hora depois, ele sai do quarto todo orgulhoso! "Rá, já posso até escrever um livro!". Posso? hahahahaha Acho que no fim deitar com as duas mais estava incomodando e agitando do que outra coisa. Respiramos aliviados por um dos dois, sozinho, conseguir fazer elas dormirem.

Quinto dia: É meu dia de testar o método e a soneca da tarde fica por minha conta. Deito as duas cada uma na sua cama cantando "tá na hora de dormir", sento no meio, começo cantar as músicas que costumavam embalar as duas quando ainda eram bebêszitas. Elas dão sinal de que vão levantar e se agitar e eu coloco as duas deitadas e falo firme: "chega, tá na hora de domir". Bella pega na minha mãe e dorme cinco minutos depois. Maria fica um pouco agitada ainda, deito ela mais umas duas vezes, até que ela dorme. Eu olho pras duas e meu olho fica marejado de tanto amor. Que mané berço o quê! Ponto positivo pra caminha: ensinar seu filho a dormir, a descansar como tem que ser, se sentindo seguro, sabendo que tem hora pra tudo "hora de dormir", mas rodeado de carinho. Saio do quarto vinte minutos depois cheia de orgulho, e tira uns cinco minutos aí que eu fiquei lá só olhando pras duas e pensando na vida. À noite, a mesma coisa. Marco demora 40 minutos para colocar as duas pra dormir.

Os restos dos dias continuam na mesma. Alguns dias demoram menos, outros mais. É claro que antes, só colocando as duas no berço e saindo do quarto, tínhamos mais tempo e liberdade. Mas não sentimos falta disso. Estamos gostando do processo de colocar as duas pra dormir e nós dois descobrimos no meio do caminho o quanto é importante sentir que você está ensinando algo tão valioso e, aparentemente, simples pra uma criança: dormir. Assim, a gente também tem a chance de ter um momento de carinho com as duas e descobre como cada uma lida com a situação. Bella gosta de virar pro lado, deixar o olhar pro nada e  fechar os olhinhos de uma vez, enquanto a Maria vira, vira até que para e vai fechando os olhos lentamente.

A única desvantagem da cama até o momento é que elas têm acordado mais cedo. Se antes acordava às 8h, agora acordam 7h30, 8h. E a gente tem que levantar logo junto também para fazer café pras duas, arrumar a vida logo. Porque com a caminha cortamos a mamadeira da manhã. Elas agora tomam café com a gente e depois lá pra umas 9h faço uma vitamina ou um smoothie pras duas tomarem no copo de vidro com canudinho. Quando estou com pressa ou vou sair, ainda uso o copo de transição, mas mamadeira é coisa do passado por aqui. Mas essa coisa de acordar logo e mais cedo não é de todo mal porque dá oportunidade do Marco ficar mais tempo com elas antes de sair pro trabalho e quando bebê número 3 nascer é bem provável que esse seja o horário de acordar por aqui.

E a gente vai mudando e se adaptando ao fato de que elas estão crescendo. Próximos objetivos: tchau chupeta e desfralde. Aguardem e confiem.


4 comentários:

  1. Ai, coisa mais fofa as 2 dormindo na caminha! Lindas, lindas!!!! E foi bom fazer isso antes do bbay 3 chegar, assim elas não associam uma coisa a outra. Aqui a Débora não curte ficar no berço. Mal acorda, já reclama e quer sair. Nunca existiu uma fase dela brincar no berço ou algo assim. Ela está com 1 ano e 4 m e eu fico pensando em como será quando ela for para a caminha porque moro numa casa com escada... Mil dúvidas surgem: tranco a porta?? Coloco uma portinha na porta do quarto? E as tomadas que ela adora mexer, como faço? Ainda vou esperar mais um pouco, mas são tantas fases! Quando a gente acostuma com uma, vem outra! afffff bjs Tati

    ResponderExcluir
  2. Que maratona hein?! haha Mas esta dando certo, isso o q importa. Aqui to confiando que seja mais facil pq desde os 4 meses comecei o processo de berço, chupeta, doudou, musiquinha, boa noite fecha a porta e eles dormem sozinhos. Eles nem gostam muito de serem ninados, em casos muito raros eles pedem um carinho, colinho mas nao dormem no braço, voltam pro berço e dormem. Totalmente diferente da Cécile q era uma so o q diferencia muito da tecnica pra dois tbm. ;) Pra mim, na epoca da Cécile, deixar um bebe no berço acordado com chupeta e doudou era muito frio entao ninei atééé, dai quando comecei a mudar as regras ja tava "tarde" e até hoje temos q ficar do lado dela pra dormir, em casos isolados de muito cansaço ela dorme sozinha. Dai a necessidade bate a nossa porta e muda tudo e o q vc achava q nao faria faz e acha otimo. Nao sei o q é, nem posso dizer q foi insistencia pq com eles esse processo foi muito facil. Espero q continue sendo na fase da cama. Eu acho q a necessidade faz as coisas darem certo tbm. ;) Boa sorte no desfralde e pra eliminaçao da chupeta aqui ta quase, as vzs nao fazem questao nem pra dormir, mamadeira ja foi embora e tomam tudo no copinho de canudo duro q nao tem risco de carie. Desfralde so no proximo verao!

    ResponderExcluir
  3. Que lindas, aqui tenho 2 pequenas com diferença de 2 aninhos e as duas não tive dificuldades para a transição , a Mari foi tbm quando estava gravida da Lu e foi tão bem a aceitação, a Lu ainda da umas escapulidas para a minha cama, mais tbm não foi difícil. Parabéns Sua meninas são um encanto. E tbm parabens pelo novo bebê, tbm estou louca pra engravidar novamente já tenho planos de ter um bebê surpresa e me preparo para meu VBA2C.
    Anna Paschuino
    http://agastronomommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal que foi super boa essa transição aí. As caminhas são tão lindinhas, ainda mais com elas lá dormindo.
    Sabe que aqui em casa está sendo tranquilo também? (pelo menos mais tranquilo do que eu esperava, rsrsrs). Os meus estão com 11 meses e minha menina já estava tentando escalar o berço (ela é a líder e o irmão tenta imitar)
    Meu menino eu tive que ninar atééé fazer essa transição para caminha, acredita? ele não dormia em outro lugar que não fosse o colo... e não foi por falta de tentativa. A crise de ansiedade de separação dele foi terrível, com direito a gritos terríveis durante o sono (tipo crise de terror noturno mesmo).
    Então umas duas semanas antes de mudar ele para caminha, fui fazendo ele acostumar com um bicho de pelúcia (a Dona Onça - mas antes dessa idade nele não aceitou o bicho de pelúcia de jeito nenhum e também não aceitou a chupeta). Agora quando ele quer dormir, pego no colo (porque ele não anda ainda), vou levando pro quarto, cantando a musiquinha de dormir e aí ele já começa a reclamar por estar no colo. É só colocar na cama que lá vai ele agarrar a Dona Onça e dorme logo em seguida (ô delícia isso para uma mãe cansada).
    Minha menina eu coloco na cama, canto a musiquinha também, mas fico lá um tempo, fazendo carinho, dizendo que é hora de dormir... ela é bem mais resistente. Mas já está bem mais fácil fazê-la dormir também.
    Minha única preocupação é deles caírem da cama (meus pequenos ainda acordam 1x a noite e pergunta se minha menina já não está tentando descer da cama? ô coisiquinha independente que tenho, viu? rs), então coloco almofadas grandes e um colchão do lado e tudo certo.
    um beijo para você e suas duas meninas

    ResponderExcluir