quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Receitinha - Risotto de Parma, Queijo de cabra e tomilho

As coisas por aqui estão corridas. Tem desfralde, meninas ainda resfriadas e estou tentando correr com as coisas da loja e ainda organizando um evento super legal para famílias modernas (veja mais lá embaixo).  Para quem vai passar um fim de semana light e caseiro como nós aqui, ou melhor, no meu caso, em casa costurando, resolvi compartilhar uma receitinha rápida e fácil. Outro dia foi nosso aniversário de namoro e resolvi fazer um jantar caprichado pro Marco. Tava sem ideia e com preguiça de ir comprar alguma coisa no mercado, olhei pra minha estante de livros e passei os olhos na coleção de livros de receita e lá estava ele, o primeiro livro, que o meu então namorado, me deu no nosso primeiro Natal juntos em 2005, The Naked Chef do Jaime Oliver, versão em inglês mesmo porque acho que na época não tinha em português. E lembrei do primeiro prato que eu cozinhei pro Marco daquele livro, um risotto. Eu estou numa meio enjoada de risottos porque faço bastante pra mim e pras meninas (elas adoram!), mas coincidentemente eu tinha ido no mercado uma semana antes e comprado todos os ingredientes da receita. Fechei o livro e sorri: "parma, queijo de cabra e tomilho é o que teremos pra hoje".

Quando o Marco saiu do quarto, depois de fazer as meninas dormirem, o prato já estava quase pronto. Foi só abrir um vinho e curtir o resto da noite. E essa receita não é só para aniversários de namoro, viu, minha gente? Aqui em casa a regra é fazer um jantar "romântico" por semana e não precisa ser no sábado ou domigo, pode ser na terça, na quarta. Não precisa ter flores ou velas, mas é um jantar mais especial com algum prato que a gente gosta ou só queijos, presunto parma favorito de sempre, pães e um vinho, ou alguma coisa que a gente pediu por telefone. Arrumo a mesa, que quase sempre são dois banquinhos juntos em frente ao sofá da sala, coloco a louça especial dos "convidados" e aproveitamos.  Começamos a fazer isso depois que as meninas passaram a dormir cedo e eu achava que nunca mais na minha vida ia conseguir tomar uma garrafa de vinho inteira, huahuahua, mesmo depois que eu parei de amamentar, tinha medo de não conseguir acordar caso alguém chorasse de madrugada. E também sair pra jantar é sempre um trabalho, tem que pedir pra alguém ficar com as meninas, etc, coisa que a gente deve ter feito só umas três vezes nesses quase dois anos, então, melhor ficar em casa. E agora mesmo grávida, a gente faz os jantares, sem muito vinho, é claro, e muita cerveja sem álcool.

Sem título

Então, vamos para receita.

Ingredientes

1 xícara e 1/2 de arroz arbóreo (um bom arroz de risotto, não vale o comum!)
1 bandeja de presunto parma
700 ml de caldo de vegetais
1 cebola picada
azeite
tomilho e queijo de cabra a gosto
bacon em pedaços caso você queria barbarizar como eu!

1° passo:  

Faça a receita básica de risoto  

Coloque em um frigideira ou panela (com fundo largo) 1/2 colher de manteiga e 1 fio de azeite. Frite cebola (a gosto do freguês, eu geralmente coloco um cebola pequena ou meia média). Depois coloque o arroz arbóreo (1 xícara e meia) e deixe ele fritar rapidamente. Quando o grão ficar translúcido (com as pontas transparentes e um aspecto mais dourado, e isso acontece rápido), jogue o vinho branco a gosto. Não tem aquele vinho básico na geladeira? Use cachaça, rum, vodka ou qualquer outro destilado transparente. Eu já testei os três e ficou ótimo!

Deixe o álcool evaporar e depois jogue o caldo (de legumes ou de carne), aquela água com um tablete que você colocou no fogo para ferver, na hora em que estava picando a cebola, até cobrir bem o arroz. Pronto, deixe o arroz cozinhar, não precisa mexer loucamente nessa hora.

Jogue um pouco de tomilho fresco nessa hora, uns cinco raminhos deixa um gosto bom. Se quiser usar bacon, é a hora também de fritar tudo separado em outra frigideira menor. 


2° passo  

Mexa o risotto de vez em quando, mas não freneticamente e vá colocando mais caldo conforme ele for secando. Rale o queijo de cabra no ralador e reserve. 


O toque final  


Eu coloco o caldo no arroz mais umas três vezes e dou uma leve misturada. Quando o arroz estiver quase cozido (o truque é o seguinte: ele fica maior), jogue os complementos, ou seja, o queijo e o bacon. Aí sim, é hora de mexer! Coloque o risotto no prato e salpique mais um pouco de tomilho e coloque as lascas de presunto parma por cima. Aproveite, abra um espumante, e viva!


E para quem for de Brasília e quiser participar de um evento diferente, totalmente voltado para as famílias modernas, vamos pra Ciranda? Vou estar com um stand com produtos da Loja da Família Moderna lá e ainda vou participar de uma palestra/bate-papo com a Luíza Diener do blog Potencial Gestante, vai ser uma espécie de sessão desabafo sobre os dilemas da maternidade moderna. As incrições para a palestra acontecem na terça-feira e para saber mais entre no https://www.facebook.com/cirandabsb 

O evento em si vai ser bem diferente: feira cheia de produtos lindos para famílias modernas, exposição de fotos, palestras sobre parto e alimentação de bebês, além de pula-pula, pipoca, bolinha de sabão em um clima bom e com quitutes saudáveis. 

Aparece lá pra conhecer a gente e ver os produtos modernos! É dia 30/11 no café Objeto Encontrado na 102 Norte de 14 até 20h.

pílulas_família moderna

5 comentários:

  1. Oi Tati, sempre quiz fazer risoto mas nunca fiz porque achava que era difícil demais fazer correctamente, mas vendo a tua receita animei-me a fazer um dia destes, até já tenho o arroz arbóreo que comprei há algum tempo atrás. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, sempre acompanho seu blog e o da Luiza! Não perco esse evento. Estou louca para ver as calças modernas, meu filho vai ficar ainda mais gato :)

    ResponderExcluir
  3. Amei a receita, achei super fácil! Vou tentar fazer aqui em casa! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tati!!!
    Espero e desejo que as meninas estejam bem!
    Hummm eu A.M.O. risoto! Aliás até arroz puro, refogadinho com alho e cebola ralada bem quentinho eu adoro! Vou experimentar esse com certeza, só de olhar, dá agua na boca!!
    Com relação a Ciranda no sábado, taí uma boa oportunidade de conhecer você e essas princesas que aprendi a amar e admirar, mas tudo vai depender de como será nossa semana e se realmente vamos viajar pra Caldas Novas nesse próximo fds. Mas até lá, te dou um oi por aqui tá certo?
    Beijos e uma semana abençoada!!
    Eliane :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati.
    Vou ser mamãe de dois meninos (bivitelinos) e nascem agora final do ano ou começo do ano que vem...Me divirto muito no seu blog e amo ler tuas experiências...
    Parabéns tua família é encantadora...

    Bjs
    Cíntia

    ResponderExcluir