quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O parto ideal

Estar grávida de novo tem sido um processo transformador. Eu tenho descoberto e aprendido tanta coisa sobre mim mesma que eu nem sei explicar. E acho que tudo faz parte do caminho para conhecer o meu bebê. E para parir é preciso se conhecer, desenterrar algumas questões, vencer alguns medos, quase uma terapia, pelo menos é como eu acho que deve ser. E é o que eu tenho feito. Eu não sei se eu cheguei a comentar aqui mas estou fazendo um acompanhamento com uma especialista em parto humanizado, não é exatamente uma doula, mas poderia ser. Aliás, eu super recomendo para qualquer pessoa que queira fazer um parto humanizado, especialmente quem fazer um VBAC, contar com a ajuda de um profissional do tipo, além do médico. Vale muito a pena.

Pois bem, a gente estava conversando outro dia e ela sugeriu que eu escrevesse sobre o meu parto ideal. Não um plano de parto, mas o que eu gostaria que acontecesse no dia em que o bebê fosse nascer. Eu, olhei com a melhor cara de desconfiada pra ela, e disse: "Será que é bom fazer isso? Mas e se não acontecer? Não vou estar criando expectativa?". Resposta simples: não. E depois eu entendi que não era sobre isso, era sobre projetar, planejar, desejar, me inspirar, querer, conhecer o que realmente eu quero. E, às vezes, é preciso colocar tudo isso no papel. Depois eu percebi que na gravidez das meninas eu queria um parto normal, mas não conseguia pensar nele, imaginar muito a cena porque tinha muito medo que ela não acontecesse, porque sabia que não ia ser como queria, tinha medo de idealizar algo que no fundo sabia que não ia acontecer. E só isso já foi uma realização em si: eu queria um parto normal, mas não me preparei pra ele. Procurei uma coisa ou outra mas não fui afundo, não fiz com o profissional certo, não busquei apoio. E, tudo bem, não me culpo por isso. Mas, obviamente, agora é diferente, agora é hora de encarar de frente.

IMG_0244

Então, lá fui eu escrever meu "parto ideal" numa tarde de sábado, marido e meninas dormindo depois do almoço, e eu enfrentei a tela branca do computador. As primeiras fases foram mais difíceis, mas assim que eu comecei a escrever a coisa fluiu e surgiu algo que eu não esperava, a minha expectativa em relação à dor, o que mais uma vez me fez lembrar do parto das meninas e as contrações que eu senti, de quatro em quatro minutos, sentada na maca da sala de cirurgia esperando a médica chegar. Mas foi bom pensar nisso e digerir tudo. E pensar em como eu quero escutar meu corpo, as intervenções que eu NÃO quero ter, a forma como eu imagino que meu bebê nasça. Assim que terminei o texto me senti feliz e aliviada. De noite, mostrei pro Marco e deu ainda mais vontade do dia chegar, mas principalmente de conhecer logo o bebê que é isso que esse caminho vai nos levar, até uma nova vida, a dele e a nossa como família.

Acho que agora não é hora de compartilhar aqui aquele documento com o título "Parto Ideal" que permanece no meu computador e escrevi naquela tarde de sábado, que é algo muito pessoal pra mim ainda. Quem sabe depois que ele, de fato, aconteça venha parar aqui. Mas quis escrever este post para tentar incentivar ou inspirar outras grávidas a fazerem o mesmo. Escreva, imagine como você quer que o dia do seu parto seja, e ele não precisa focar apenas no procedimento, mas em quem você quer que esteja com você, o que você quer fazer, o que quer sentir ou não naquele dia. Não é um planejamento, mas um desejo, um sonho. Depois mostre pro seu marido, sua amiga que vai estar contigo, sua doula e, quem sabe, seu médico. E escreva sua própria história, ainda que não exista controle sobre nada, ainda que o que for acontecer, vai acontecer, você vai saber em que direção seguir.

*Foto do parto das meninas feita pela linda Glau Macedo

** Para quem está participando da Troca Moderna de Livros hoje mais tarde devo enviar os emails com os dados da família que você vai fazer a troca. Aguardem!

4 comentários:

  1. é muito bom sonhar com a passagem dos filhos. acho estranho falar chegada, pq, eles já estão, só mudam de lado.
    esse sonho, expectativa tranquila, produz a serenidade que precisamos na hora. desejo q seu bebê lindo tenha uma passagem tranquila e alegre. ;**

    ResponderExcluir
  2. Tati, que ideia ótima! Vou super fazer isso quando tiver gravidinha! :*

    ResponderExcluir
  3. texto muito lindo,espero que tudo ocorra da melhor maneira pra você e quem mais estiver ao seu lado.
    Também estou na minha segunda gestação, e procuro levar a experiência do meu primeiro parto pra tentar melhorar o segundo. Mas meu pré natal e parto serão pelo sus, então a batalha por um atendimento 'correto' vai ser maior, mas estou me preparando, me informando e disposta a bater de frente.
    ~>http://escreverpranaoesquecer.wordpress.com/ passa lá conhecer.
    abrass

    ResponderExcluir
  4. Tati, muito lindo e profundo o que você escreveu. Um pouco da nossa conversa aquele dia, mas não tinha lido ainda esse seu texto. Está mesmo no caminho certo... se permitindo sonhar, conhecer, e desejar um parto natural, respeitoso e seu. Eu também sonhei muito com o meu, me preparei fisicamente, estava com uma equipe humanizada e indicada para o PN, mas acho que não me preparei psicologicamente. Algum despreparo ou bloqueio (medo misturado com ansiedade) não permitiu que ele acontecesse. Mas foi o que tinha que ser naquele momento. E esse seu conselho vou seguir quando engravidar novamente... Desejo de coração que você tenha esse seu sonhado parto e que esse bebezinho venha de uma forma tranquila e linda como deve ser. Que a Natureza faça o seu papel! Beijos e adorei te conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir