quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Receitinha - Bolo de cenoura e banana

Bolo tem sido minha obsessão culinária ultimamente. Na verdade, receitas de bolos saudáveis que as meninas possam comer, ou seja, pouco açúcar, sem glutén, sem leite. Faço um toda semana e elas amam! No aniversário delas fiz um bolinho de cenoura e banana para as crianças que ficou ótimo e resolvi compartilhar a receita aqui. É basicamente a receita do meu bolo de beterraba com adaptações. Aproveite e faça esse bolo vapt-vupt para o lanche que é bom de-más!


Bolo de cenoura e banana

1 cenoura média crua cortada em pedaços
2 bananas pratas pequenas
2 de farinha de trigo (usei farinha de arroz sem glúten com goma)
1 xícara de açúcar
4 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo central de 24cm de diâmetro ou coloque em formas pequenas de silicone para servira pras crianças. Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando os líquidos embaixo, depois a cenoura e a banana, e os secos por último. Asse por 45-50 minutos e faça o teste do palito. Simples assim.


Cobertura
Como era aniversário e tals liberei uma cobertura de chocolate, daquelas simples e super fáceis de fazer. Anotem: em uma frigideira coloque quatro colheres de cacau em pó, quatro colheres de açúcar e oito colheres de água. Mexa bem até ficar com uma consistência mais grossa. É isso. Mas o que aconteceu: as meninas não gostam da cobertura. Então, pode ser que isso acontece por aí também ;)


Meu sobrinho Bento aprovou e devorou


Maria comportada e modelo de bolo

5 comentários:

  1. A carinha de felicidade da Maria é a melhor!!!

    Crianças lindas e alegres!!!

    Tentarei fazer o bolo Tati. Valeu por compartilhar!
    Bjo família!

    ResponderExcluir
  2. Feito e aprovado! Pena que eu não tinha a farinha de arroz, então usei metade branca, metade integral. Ficou uma delícia.

    ResponderExcluir
  3. Tati, amo suas receitas. Tenho 2 pequenos e tento variar sempre os pratos aqui em casa. Preparar bolos sem leite é um desafio pra mim. Preciso de novas opções para o lanche dos meninos.
    Beijo carinhoso pra vocês.
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati, já comprei a farinha de arroz e a goma xantana, mas não quero usar o açúcar branco refinado e, quando usar o demerara, o bolo costuma solar. Vc pode me dizer o que usou?
    Obrigada.
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Fiz esse bolo com beterraba, cenoura e banana! Delícia! Também não tinha essa farinha de arroz e fiz com metade branca e metade integral! aprovadíssima e agora cardápio oficial do lanche da escola pelo menos uma vez por semana! bjs

    ResponderExcluir