sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Família Moderna - Ana Laura, Bruno e Marcelo

Um filho e dois pais separados. Pode parecer complicado, mas para a Ana Laura, Bruno e o Marcelo não é. Como uma boa família moderna, eles formaram um sistema que dá certo e sem os estresses que a vida nos dá. Sim, minha gente, nada de confusão, brigas ou distância, mas muitas risadas, alegrias e momentos divididos. Juntos, eles foram um trio descolado e, que acima de tudo, sabe o que quer.

Eu conheço, mas não conheço a Ana Laura. A gente tem dezenas de pessoas em comum, já se viu, mas nunca fomos apresentadas! Então, resolvi cortar o caminho e entrar em contato com ela. Amei a história dela e como tudo gira em torno do Marcelo assim como deveria ser.

Saiba como essa família moderna funciona e veja as dicas da Ana aqui:

Quem faz parte da família
Na verdade somos duas famílias que no fundo acaba virando uma só, a família do Marcelo.

Eu sou Ana Laura, 26 anos, moro com a minha mãe Ana e o meu filho Marcelo, 5 anos. Ah, temos um novo habitante em casa: o Timão. Timão é o coelhinho que o Marcelo ganhou na festa junina da escola dele. Meu pai, Deodato, morava no Rio de Janeiro. Ele faleceu tem um pouco mais de um ano e hoje mora em nossos corações. Segundo o Marcelo, o vovô Deo mora na estrelinha mais brilhante lá do céu.

Do lado de lá, moram o Bruno -- que é o pai do Marcelo -- , 25 anos, com os pais dele: Inês e Alexandre (avós megacorujas do Marcelo). O Bruno tem um irmão, o Bernardo (Tio Bê), 23 anos, que mora em Belo Horizonte.

Ana Laura e Marcelo passeando no museu
Momento mãe e filho

Alimentando o Timão embaixo do bloco
Alimentando o Timão embaixo do bloco

familia3
Pequeno Marcelo com os pais

Marcelo, Mamãe e Vovô Deo
Com a mãe e o vovô Deo

Como a sua família se mantém organizada e unida em meio ao caos dos tempos modernos?
Acho que em meio a toda confusão que vivemos, cada um com o seu horário e seus afazeres, conseguimos criar uma rotina que funcionou bem pra gente. Sem contar que agora, no auge dos seus cinco anos, o Marcelo também tem sua rotina própria de escola, atividades esportivas, etc. Então temos que rebolar pra dar conta de tudo, mas sempre conseguimos. Acredito que o grande segredo está em um ajudar o outro. Somos um casal de pais separados, mas acho que mesmo assim conseguimos manter o conceito de família (unida, organizada nem tanto) nesse contexto que vivemos. O Marcelo passa a semana comigo e os fins de semana (pelo menos quase todos) com o pai. Nesse meio tempo, nos organizamos (um pouco ‘bagunçadamente’, confesso) e cada um contribui com o que pode.

banho no tanque
Eita banho de tanque bom!

Vocês são pais separados que fazem tudo junto. Como fazer essa fórmula dar certo?
Sinceramente... acho que não existe bem uma fórmula. Acho que o Bruno e eu demos a sorte (e digo sorte porque conheço inúmeros casos de pais separados que se odeiam, não se falam e por aí vai) de nos dar muito bem mesmo após a separação. Todos os eventos relacionados ao nosso filho nós fazemos os três juntos. Não resolvemos nada do Marcelo sem que o outro saiba. Fazemos tudo juntos, dividimos tudo, toda e qualquer decisão é partilhada antes do decreto final, enfim, o filho é dos dois. Juntos ou separados, sabemos que o Marcelo é responsabilidade nossa, do pai e da mãe. Acho que ter isso em mente é o que faz a coisa andar. Eu sou um tanto quanto desorganizada, o Marcelo é estabanado e o Bruno esquecido. Acho que a gente se completa! (risos)

Familia1
Família unida

Quais seus truques descolados para facilitar o dia a dia das mães modernas?
Primeiro ter calma, porque no fim das contas tudo se ajeita. Parar com a mania de achar que temos que ter todas as respostas e que temos que dar conta de tudo o tempo todo. Eu parei de achar que posso abraçar o mundo sozinha. Hoje tenho outros braços pra me ajudar.

Marcelo e Ana Laura
Dupla dinâmica

Bruno e Marcelo
Bruno e Marcelo

Qual foi a melhor dica que você recebeu desde que descobriu que ia ser mãe?
Esta é fácil. A melhor dica foi: “não escute as milhões de dicas que você vai ouvir.” Todo mundo adora dar pitaco quando tem uma amiga, irmã, prima, cunhada, tia ou conhecida grávida. E na real, ser mãe é instintivo, além de um aprendizado diário. Lógico que aprendi muita coisa ouvindo as mais experientes, mas na hora que o bicho pega, o coração de mãe fala mais alto e ali eu tinha certeza que sabia o que fazer. E sempre soube mesmo. Sem contar que tive a sorte de ter um filho maravilhoso que sempre me ajudou, desde que nasceu.

04 anos
Marcelo com 4 anos

2011
Brincando na areia

Lembro que falavam para eu comer um monte de coisa porque diziam que eu ia ter mais leite. Não comi nada e tive leite pra dar e vender, doei potinhos e mais potinhos com o meu leite pro HRAS e meu filho foi muito bem alimentado exclusivamente com leite materno até os 6 meses. Então assim... Uma coisinha ou outra (tipo a tal da funchicórea) vai com fé que dá certo. Mas cada criança é de um jeito, não adianta cuidar de todas com a mesma fórmula que não é por aí. Eu ouvia dica dali, dica daqui, mas no fim pensava eu comigo mesma e fazia o que meu coração me mandava fazer. E é desse jeito até hoje.

gravida
Ana grávida

ganhando massagem do papai
Recebendo massagem do pai

Fortaleza
Passeio em Fortaleza

Melhor momento família
Nos últimos tempos, o Bruno está me buscando no trabalho (é,em uma  família moderna que se preze é permitido o ex buscar a ex no trabalho) e juntos vamos buscar o Marcelo na escola. Esse momento, da escola até em casa, é uma delícia. O Marcelo entra no carro e a primeira coisa que ele pergunta é: “E aí mãe, você tem alguma novidade pra me contar?” E assim vai. Cada um contando as suas novidades. Sempre rende boas risadas!

Jogando futebol embaixo do bloco
Jogando futebol embaixo do bloco

Primeiro sorriso
Primeiro sorriso

Mas aqui destaco também dois momentos, que foram os dois momentos iniciais mais marcantes para mim. O primeiro foi quando contei para o Bruno que eu estava grávida. Ele estava viajando para os Estados Unidos, éramos muitos novos (eu tinha 21 anos e ele 20) e eu estava apavorada. Foi então que pela internet, numa conversa no MSN eu soltei a bomba: “Estou grávida!” (Na época, acho que fui mais delicada! Hehehehe). Ele ficou minutos, que mais pareciam séculos, em silêncio, o que me apavorou mais ainda. De repente, ele manda a frase: “Vamos fazer isso dar certo!” Pronto, eu não precisava ouvir mais nada. Desse dia em diante eu sabia que tudo ia dar certo, assim como está dando até hoje!

O outro momento foi no hospital, quando o Marcelo nasceu. Logo que ele saiu da minha barriga, o levaram pra outra sala para os procedimentos de limpeza do neném e tudo mais. O Bruno acompanhou tudo. Cinco minutos depois, eu ainda deitada na cama, ele volta e a primeira coisa que ele me disse foi: “Ele tem os cinco dedinhos certinhos!”. Nunca vou me esquecer disso!

Primeiro dia de vida no hospital
Primeiro dia de vida do Marcelo ainda no hospital

Melhor atividade para fazer com as crianças
Pés descalços + ar livre + céu azul + brincadeira preferida do seu filho! Vai que é sucesso! Em dias de chuva adoramos ficar em casa assistindo um filme agarradinho no sofá, desenhando ou brincando com os oitenta milhões de carrinhos que o Marcelo tem.

Marcelo_2011
Pronto para brincar

14 comentários:

  1. Conheço a parte materna dessa família e o Marcelo. Tinha tudo pra ser uma loucura a vida desse povo, mas eu sou testemunha de que eles realmente se divertem e sabem viver bem. Além disso, o Marcelo é uma figuraça, o que ajuda muito. Pena que ele quer ser jornalista! hahahah Legal o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história...........uma família pra lá de moderna que deu certo!

    Uma prova de que quando a gente quer, dá certo! Quando tem amor, dá certo!!!!

    Parabéns pra família linda e pra escritora que deu um show!

    beijim

    Luciana Jacobina

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaaaaaaaa Anaaaaaa..... tao linda tão linda sua historia e a cada dia mais um capitulo interessante... seu filho é uma benção!!!

    Um Bjooo...

    Alê Ornelas

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati!! Linda história!! Eu tbm tenho uma "família moderna"! Meu marido tem um filho com uma pessoa querida - Juliana, com quem me dou muito bem! Ela foi madrinha do meu casamento e no próximo dia 01/10 seria madrinha do casamento dela! Somos uma grande família, que se respeita e se dá bem por um ótimo motivo - o Luan, filho do meu marido e da querida Juliana! Bom fim de semana!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. O Bruno é um pai dedicado mesmo. Meu primão!

    ResponderExcluir
  6. Tati, adoramos fazer parte do seu blog e dividir um pouquinho da nossa história com os seus leitores! Eu contei pro Marcelo que a história da família dele ia aparecer no 'site da tia Tati' e perguntei se ele queria dizer alguma coisa. Pois bem, o que ele disse foi: Ah, mãe.. diz pra tia Tati que a gente ama muito ela!

    hahahahahahaha.. Esse meu filho tem mesmo muito amor pra dar!!! hahahahahahaha.. Enfim, agradeço tbm os comentários! Vagner, o Marcelo desistiu do Jornalismo. Agora ele quer ser jogador de futebol e piloto de motocross! E André, o Bruno é um pai perfeito! A dedicação dele chama-se amor! =)

    Bom, é isso! Adoramos, adoramos e adoramos! E viva todas as família mudernas desse mundo, que separadas ou não, sabem a importância de se manter unidas em torno do bem maior: o filho! =)

    Beijocaaaas!!!

    ResponderExcluir
  7. tô morrendo de saudades desses lindos!

    fiquei aqui toda boba emocionada lendo essas experiências.. ainda lembro muito do dia que aninha me disse que estava grávida e de como parecia tudo uma loucura!


    parabéns, amor! <3

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Ana.

    Excelentes fotos!
    Muito bonita a história de vocês três. Desejo muita saúde, paz e prosperidade para todos vocês, em especial para o Marcelão.

    Grande beijo,
    Roberto Reis

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei emocionada! Comecei a ler e não parei mais. Foi a "loucura" que eu vi que mais deu certo nesse mundo! A família é linda e tenho muito orgulho dessa minha amiga Ana Laura!!!

    ResponderExcluir
  10. Tati eu daqui da Irlanda estou acompanhando seu blog e estou adorando.....eu fui a sua personagem da capa do Correio em meados de 2008 gordinha pin up lembra?
    Pois e esse ano tive um menino....ele nasceu prematuro com 33 semanas e com apenas 1.750kg da pra acreditar e eu com todo aquele tamanhao ter um nenem pequeno....rssssss mas isso e coisa do passado.
    Estou com meu filho Tiago agora de 03 meses e ele e o ser mais precioso na minha vida.....
    Curta muito sua gravidez pois passa rapido....e tire muitas fotos da barriga...eu me arrependi de nao ter tirado fotos da minha melancia rsssss.
    Estou muito feliz por vc, por sua menininhas abencoadas.....me manda seu endereco para eu te mandar uma lembrancinha daqui da Irlanda pra suas meninas. Meu e-mail kellperez@gmail.com
    bjos
    kelly perez

    ResponderExcluir
  11. Aninhaaaa!!! Muito bom o post Tati. Praticamente uma retrospectiva dos 5 anos do Marcelo ;)

    ResponderExcluir
  12. Beijão na minha "irmã" e mâezona Ana Laura, Marcelinho lindo e grande pai Brunão!

    ResponderExcluir
  13. ai que lindo, lau!
    o marcelo é um fofo que eu não conheci até hj!
    um dia, que tal!

    beijos pra essa família moderníssima

    e pra vcs 4 tb, tati

    ResponderExcluir