sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pequena paranoia e um pouco de certeza

Eu acordei umas 5h da manhã ontem me sentindo esquisita. Fui no banheiro fazer xixi, como sempre, e quando voltei senti minha barriga dura. Fiquei um tempo pensando sobre isso e não foi bonito, minha gente. "Meu Deus, será que é algum problema? Eu li em algum lugar que isso não era um bom sinal. E se acontecer algum coisa, como eu vou saber? Será que as meninas estão bem aqui dentro?" Respirei fundo e tentei jogar a paranoia para longe. Não havia de ser nada, eram apenas gases. Dormi de novo, acordei umas 7h30 e a barriga ainda estava dura. Quando levantei para ir no banheiro, percebi que ela nem estava tão dura assim, e respirei aliviada. Mas enfim, minha barriga estava pesando e era esquisito.

IMG_3871

Os pensamentos preocupantes continuaram ao longo do dia. "E se acontecer alguma coisa com o Marco? Acho que eu não dei um abraço forte o suficiente nele hoje antes dele sair para o trabalho. E se acontecer alguma coisa com as meninas ou comigo? E acontecer qualquer coisa com qualquer pessoa?" Socorro. Fui para o trabalho e ainda me senti esquisita. Estava cansada com dores nas pernas e desanimada para um plantão trabalhoso que vinha por aí. Nas andanças pela internet, ainda vi o relato de uma mãe de múltiplos que perdeu todos os bebês.

Fiquei a manhã inteira tentando decidir se ligava para médica ou não. Isso é sempre um dilema. Não quero incomodar, mas ao mesmo tempo ela está ali para me atender. Tenho medo que ela ia querer me examinar e eu poderia uma entrevista importante às 15h. Mas ao mesmo tempo quero ser uma mãe responsável e não ser negligente. O trabalho fica ali e a nossa saúde? Afe! É díficil, viu?

Fui almoçar na casa da minha mãe, chorei com o peso da dúvida, conversei com ela, pedi colo e ela me tranquilizou. Quando voltei para o trabalho, a barriga ainda estava bem dura e desconfortável. Então, resolvi ligar para a médica. Não teve jeito, ela disse "isso não tá normal, vem aqui no consultório'. Fiz a entrevista e saí do jornal para fazer a consulta de emergência.

Resultado: meu útero está crescendo demais, rápido demais, mesmo para uma gravidez gemelar. As bebês querem espaço! Então, preciso de repouso. Fiz um exame, vou fazer outro amanhã e um ultrassom na semana que vem (que já estava previsto). Vou ficar de molho até terça, para ver se a barriga melhora. A médica também me passou progesterona para relaxar o útero.

É a realidade batendo aqui. É díficil esquecer que a gente está grávida, mas, às vezes, a gente não tem noção da responsabilidade que carrega. Tá caindo a ficha, minha gente! Já vou começar a resolver as coisas no trabalho porque é bem provável que o repouso seja uma constante, segundo a minha médica. Agora, vou descansar, escrever uma matéria deitada e esperar os berços chegarem mais tarde. Por sorte, terei dois enfermeiros maravilhosos daqui a pouco, meu pai e minha mãe. Adoro.

9 comentários:

  1. Oi Tati!!Que bom q vc ligou para sua médica,ao passo q fui lendo seu post,lembrei q comigo aconteceu mais ou menos assim e tive aos 7 meses q fazer repouso absoluto e usar progesterona tbém.Meu bebê ficou só mais 1 mês e resolveu nascer aos 8 meses,mas lembro q o repouso foi importante.Por isso descanse bastante(é um saco,rsrsrs)mas é nescessário né!Bjusss e melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Tati!!! Que aflição seu post. Fui me vendo em cada linha. Nossa senhora. Minha barriga também ficava dura e pesada e o povo, incluindo meu médico, achava que era exagero. Mas João pedro estava sem liquido e nasceu de 7 meses. PENSE! A gente, jornalista principalmente, fica preocupada com o trampo, com as dificuldades, com a necessidade de ser profissional, mas somos mães, desde os primeiros risquinhos no exame de farmácia, né? Cuida da saúde que o resto se ajeita depois. Elas precisam de espaço e você, de paz. :) E força na peruca que a galera torcendo é tanta que tudo vai ficar bem beeeeeeeeeem mais rapido. :) Beijocas, Alê

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,

    Deve ser difícil mesmo esse equilíbrio entre o 8 e o 80 para que não não pareça que vc é uma grávida neurótica. Mas a melhor decisão com certeza foi ter ligado pra médica.

    Tenho uma amiga que sempre fala na importância do nosso nível de progesterona, como estava a sua antes de engravidar?

    Como disse no post anterior, a natureza é sábia e tudo que a nossa mãe sempre disse que a gente ia sentir vai sendo preparado nesses 9 meses de gravidez pra nunca mais ser diferente. rs

    Descanse, repouse, cuide-se para que tudo esteja bem com as suas pequenas aí dentro.

    E, claro, quando puder, mande fotos dos berços!!! ;-)

    Bjos,
    Lívia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela força, meninas! Estou tranquila e acho que faz parte de ter gêmeos, né? O negócio cresce muito rápido. huahuahua

    Mas agora aprendi que paranoia de grávida sempre tem sentido. Eu cheguei a perguntar para a médica, "quando eu sei que uma dor não é normal?" Ela falou: "foi como agora, você se sentiu desconfortável e percebeu".

    está tudo no instinto materno!

    ResponderExcluir
  5. Tati, me senti uma m* de mãe agora. Já estava aqui prestes a te responder que deve ser normal..até ler o final do seu post...

    É que eu tb senti por alguns dias seguidos minha barriga endurecer e incomodar muito!!! Geralmente isso acontecia durante a madrugada. Acordava muito incomodada... a sensação era como se eu fosse capaz de pegar meu bebe com a mão, pq o sentia encolhido em um cantinho da barriga..

    e aí que eu ia conversando e massageando a barriga até sentir um chutinho e perceber que ele mudou de posição. Eu desconfiei que fosse normal, que seria ele crescendo.. ou ele se aninhando de um jeito desconfortável durante a noite...

    me senti mal por nao ter me preocupado... mas essa sensação passou.. e acho q está tudo bem! Ele ta sempre mexendo por aqui e sempre fico de olho se tenho outros sintomas como corrimento ou dores...

    nao me lembro de ter conversado com meu médico a respeito.. e seu eu já estava paranoica por outra ultra... agora quero mesmo fazer pra saber como está meu pequeno pimpolho....rs

    ResponderExcluir
  6. Amiga, descansa bastante. Se é o melhor para as meninas, é o que tem que ser. E ao invés de se sentir culpada, se sinta feliz, assista mulheres de areia, coma um brigadeiro de panela, e seja feliz. Que jajá você estará com elas no colo, e as neuras continuaram para sempre. A gente acha que rola neura na gravidez, mas elas triplicam quando os bebes nascem. Então siga sempre seus instintos! Melhoras amiga! Beijo! Fe

    ResponderExcluir
  7. Ai cunhada...que susto! Fez bem em ligar para a médica agora duas meninas e mais progesterona? Haja hormônio feminino nesse corpo!!! kkkk...descanse bastante e vou tentar mandar uns docinhos para você esse final de semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Há Tati que bom saber que você agora está bem, agora não saia da cama viu e abuse do marido kkkk...
    Melhoras viiu pra você e pras meninas...
    beijos...

    ResponderExcluir
  9. Tati, eu já te contei que deu tudo certo na minha gravidez e parto dos gêmeos. Mas quer saber? se fosse possível voltar ao início da gestação, eu seria mais prudente, menos preocupada com os detalhes que podem ser arrumados depois, respeitaria mais o limite do corpo e descansaria muito mais. o que são algumas (mesmo que muitas)semanas de repouso perto de uma vida inteira que você e as meninas têm pela frente?
    bja

    ResponderExcluir