sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A hora de dizer adeus, o desmame

Eu tentei postergar o máximo possível escrever sobre isso, por isso, vou ter que fazer no melhor estilo band-aid: rápido para não doer. Maria e Isabella pararam de mamar no peito. Aconteceu quatro dias antes delas completarem sete meses. Um dia elas não quiseram mamar direito e eu deixei. No outro eu insisti e elas mamaram uns três minutinhos, no dia seguinte não mamaram, até que no outro dia resolvi não tentar mais. Eu me preparei para aquele momento e resolvi aceitar a primeira ruptura na minha vida como mãe.

Acho que amamentar duas foi uma vitória e eu lutei muito pra isso. Lembro daquele começo sofrido, da tentativa frustada de dar amamentação exclusiva, do bico rachado, do refluxo, das dúvidas. Foi um longo caminho. Eu insitia muito para elas continuarem e quando eu achava que elas não queriam mais, ia lá e insistia mais um pouquinho, e pronto, elas voltavam a rotina. Só que no fim de tudo eu não me senti uma vencedora, confesso, mas um pouco fracassada por não ter conseguido mais. Agora, quase um mês depois tenho orgulho por ter tido a chance de amamentar minhas filhas e vejo que fez diferença na vida delas. Aquela insistência toda fez com que elas aceitem qualquer alimento com mais facilidade e a mamadeira também consegue trazer o conforto na hora da fome.

Sem título

Acho que o que aconteceu foi um desmame lento e isso foi muito bom para elas. Depois que comecei a dar a papainha elas mamavam no peito pela manhã e antes de dormir, sempre com uma mamadeira depois para complementar. Depois começaram a não querer mais durante a noite e por fim, pararam também pela manhã. Acho que elas nem sentiram, eu é que fiquei mais arrasada. Precisei de uma semana para me preparar e ir parando de insistir para elas mamarem no peito. Me despedi aos poucos, o quanto foi possível porque já estava díficil daquele momento ser tranquilo, (as duas ficavam dispersas e pegaram a mania de moder o peito). Mas foi.

Acho que valeu a pena passar por tudo o que eu passei para poder dar meu leite, minha proteção para as meninas, e é bom lembrar da loucura que foi dar de mamar para as duas ao mesmo tempo! Foi lindo e bom quanto durou. Agora, vamos para as próximas fases.



5 comentários:

  1. Parabéns Tati, pela insistência!!!
    E que venham mais fases lindas como essa, com tanto carinho seu por elas e delas por vc!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  2. Querida, sei bem como é. Mas para gêmeos, podes crer, 7 meses são vitória. Me sinto super feliz de ter conseguido amamentar os meus até os 4 meses, mesmo com intensa alergia à leite, e eu não pude comer nada com traço de leite para conseguir. A gente faz o melhor que pode, e isso é vitória! Veja o texto que fiz na época da Rafa, que parou de mamar aos 10 meses, no link: http://pragenteserfeliz.zip.net/arch2008-04-01_2008-04-30.html#2008_04-18_18_44_19-112404367-0

    Acho que vai gostar!

    Bjs, Dani Guima

    ResponderExcluir
  3. Tati jamais se sinta fracassada, vc fez tudo que foi possivél e conseguio até quando elas quiseram! =)

    aah eu vi que vc ganhou no sorteio da Anne, parabéeeeeeens!
    BJO BJO

    ResponderExcluir
  4. Sinta-se vitoriosa, amamentar dois de uma vez nao é moleza, 7 meses entao Bravo! Com certeza esse "tempo" foi super importante pras suas pequenas. . Bjos

    ResponderExcluir
  5. Amamentar é tudo de lindo, sublime....mas, sinceramente, não é nada fácil. Imagino amamentar duas.
    Acompanhei os seus relatos e vi que fez tudo o que esteve ao seu alcance para que as pequenas fossem amamentadas. Sua luta, vontade, dedicação foram emocionantes e, agora, vc deve se encher de orgulho e dizer em alto e bom som: eu consegui amamentar as minhas filhas no peito até 7 meses. Independente de ser exclusiva ou não. Parabéns, querida!!! beijos, Lu.

    ResponderExcluir