quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Papinhas e afins - Parte 1

Outro dia, fomos em uma festa de aniversário e enquanto eu e o Marco estávamos dando a papinha das meninas, alguém comentou: "Nossa, como elas comem bem e fácil, abrem até a boca, olha só". Eu e ele nos olhamos e rimos. Não, não é nada fácil, minha gente! É um trabalho constante e diário, como, alías, é normal de cuidar de bebês e ter filhos. Mas não é tão lindo assim, devo dizer. De fato, agora elas comem super bem, ainda tem umas recaídas, mas foi uma luta, suamos bastante para chegar até aqui. Continuo a acreditar: mãe é (ou pelo menos deveria ser) um ser insistente. Por isso, resolvi fazer este longo post sobre uma parte importantíssima da vida das meninas, e minha também.

Sem título

Introduzir a "alimentação de gente" para as meninas foi um processo lento e árduo. Já escrevi um pouco sobre isso aqui, mas vamos resumir. Com quatro meses foi a introdução das frutas, preferi investir nos sucos e elas curtiam papinhas de banana e mamão. Com cinco meses foi a vez das papinhas salgadas, fiquei confusa e só dava as papinhas salgadas, cortei as frutas. Louca. Ou dava os legumes em um dia e a fruta no outro. Elas também entraram em uma onda de dormir mais tarde e eu achei que eram gases com a introdução da nova alimentação e, provavelmente, era mesmo. Com seis meses fiz tudo certinho. Comecei uma boa rotina, suco fruta de manhã e papinha na hora do almoço e, às vezes, um suco de tarde. Depois a coisa deslanchou! Foi a vez do colocar o jantar e tudo mudou e ainda muda, mas agora a rotina das meninas está bem definida. Vou entrar nesse assunto na parte 2 deste post.

Queria mesmo é compartilhar algumas dicas que acho que deram certo por aqui e fizeram com que a coisa toda evoluísse para o bem. No entanto, nada aconteceu da noite para o dia, até semana passada eu estava sofrendo durante o almoço com Maria chorando. Tentei de tudo, tudo mesmo, e não sei se foi coincidência, mas comecei a passar o nenê dente antes de dar as papinhas e deu certo. Agora parei e ela continua comendo bem, então acho que foi só uma fase, coisas de bebê.

Sem títuloSem título
Caos e Calma por Isabella

De vez em quando, ainda é difícil, mas a gente começa a perceber melhor as coisas e entender o que elas querem. Portanto, aí estão algumas dicas que me ajudaram muito no processo:

- Primeiro de tudo: prove tudo o que os bebês vão comer, especialmente as frutas. É claro que eu esqueço de fazer isso algumas vezes, e tenho certeza que a babá não faz quando é a vez dela de cozinhar, mas quase sempre eu dou uma provadinha (e vamos combinar que muitas vezes como a sobra da papinha delas, especialmente a de banana com farinha láctea, yummie!).

- Comece bem devagar. No início, fui no tempo delas. Tentava dar as papinhas no intervalo das mamadas e quando elas ficavam irritadas eu não insistia muito não. O poder da insitência comecou mesmo entre os 5 e os 6 meses. Aliás, aí vai a dica n° 3:

- Se o bebê estiver chorando não force a papinha. Acho que ele vai acabar associando o incômodo com a comida e isso não é legal. O que eu fazia e ainda faço: invisto na distração. Tá reclamando? Mostro um briquedinho, meu celular, o controle remoto, faço careta, assim elas se acalmam e comem. Vale também cantar música, pedir para alguém fazer palhaçada do lado. Mas se nada der jeito, é porque elas não estão afim mesmo.

- A hora da papinha deve ser um momento de calma e paciência. Se a gente ficar cheia de ansiedade, os bebês sentem. Tá dificil? Vai na cozinha toma uma água respira e volta. E investe na brincadeira. Outra coisa: aproveite o momento e a experiência de alimentar seu filho ou filha de outra forma. É bom demais!

- Por aqui nada de TV na hora de comer. Eu também não queria associar as duas coisas porque quando a gente resolver almoçar fora não vai ter TV, e aí? Como faz? Confesso que uma vez, em um momento de puro desespero, tentei, mas não adiantou muito não.

- Elas ainda fazem cara feia nas primeiríssimas colheradas, mas depois comem tudo. Vai entender... Portanto, a estrada vai além do que se vê. Use o seu instinto e força na colher!

Acho que é isso. É claro que tudo isso foi a minha experiência, não sou especialista nem nada, mas acho que algumas coisas fizeram a diferença. Já vimos o lado prático de dar papinha, no próximo post, receitinhas, alimentos, truques e formas de servir. Uma coisa pro lado "gourmet" no melhor estilo feito em casa. Rá! Aguardem e confiem.

2 comentários:

  1. Essa parte das papinhas é mesmo uma maratona, pela minha experiência com Cécile eu diria pra começar de cara com uma rotina alimentar. Com o tempo eles vão se habituando aquela nova rotina e em seguida com os alimentos. Nao tive muitos problemas pois Cécile é super hiper mega boa de boca e isso desde a primeira papinha rsrsrs Outra dica é testar o mesmo alimento (frutas e legumes)durante 3 dias seguidos (dica do pediatra)pra ver se a criança não tem nenhuma reação alergica e conhecer o gosto de cada um depois começar as papinhas misturadas. Pra mim ajudou bastante, no inicio a gente fica super perdida com isso.
    Tati, se vc quiser posso te passar algumas receitinhas testadas e aprovadas rs e super faceis. ;)
    Beijokas e como sempre adoro teus posts. Agora please, da umas dicas de como alimentar os dois ao mesmo tempo??? Essa vai ser novissima pra mim!!! uhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, alimentação é um caso a parte na nossa vida.
    No meu caso eles não deram muito trabalho, Nicolas come tudo o que eu dou, o menino mal suja o bababdor é incrível e sempre foi assim, ele come um pratão de sopa no almoço e na janta o pediatra pediu para dar a metade, eu dou, só que ele quer mais e fica resmungando eu dou uma volta mostro um brinquedo, tento distrair.

    Já a Rafaela sempre comeu menos, suja o babador, a roupa, eu, o carrinho, quem estiver por perto, agora que está melhorando.

    Aqui também temos uma rotina, estava preocupada por que leite é no máximo 2 mamadeiras por dia, mas o pediatra disse que não tem problema que é normal diminuir, e eles não tomam muito não.

    Queria te perguntar uma coisa com 6 meses o pediatra pediu para dar aquele copo de treinamento, mas eles não querem pegar de jeito nenhum, continuo tentando, suas meninas pegaram ???

    Beijos nas três, vou esperar umas receitinhas

    ResponderExcluir