terça-feira, 9 de abril de 2013

A louca

Desde que eu fui lá e carimbei minha carteirinha no clube chamado maternidade, uma frase tem acompanhado meu nome constantemente: "Tatiana, você é louca!". É como se a Shakira aparecesse de vez em quando por aqui, no seu melhor biquíni dourado, cantando: "loca, loca, loca". Mas qual mãe é, de fato, normal? Se fosse completamente certa e dentro dos padrões (sejam lá quais eles são hoje em dia) algum problema teria. Eu não sigo o caminho comum dentro das dependências do complexo aquático maternal e algumas das minhas decisões como deixar as meninas aprenderem a subir livremente no sofá ou até mesmo o fato de eu não dar açúcar para as duas são consideradas doidas. Ter mais um filho, então... direto para o hospício!

Sem título
Não tem como não ficar louca por essas duas!

Eu digo ainda bem que temos a loucura. Cada vez mais vejo que somos todas parecidas tentando acertar desesperadamente e, às vezes, pegando os caminhos menos convencionais. Acho que a maternidade é cheia de altos e baixo e, em alguns momentos, você pode se sentir mal porque não fez a mesma coisa que sua amiga, não conseguiu amamentar, seu filho ainda não anda ou ainda não dorme a noite toda, mas pode ter certeza que do outro lado da parede o sentimento é o mesmo. Estamos todas loucas com a nossa própria razão.

O melhor a fazer nessa doidera toda que é a maternidade é ter convicção das suas escolhas, abraçar a ideia de que ter filho é uma trabalheira sem fim mesmo, insistir no que você acredita, pesquisar, aprender, melhorar e, sim, loucas amigas, ter segurança no caminho que você escolheu.

Acho que um dos grandes problemas das mães modernas é a insegurança, são tantas informações, tanta gente falando no seu ouvido, tantas opiniões, que é preciso saber escutar você. Sem deixar de perceber que é possível voltar atrás e saber quando a gente errou. Eu tenho confiança nas minhas loucuras, mas já mudei de ideia também. Exemplo: o pediatra passou Mucilon para engrossar o leite das meninas e eu obsessiva com aumentar o peso delas, dei. Não sabia da quantidade de açúcar e acho que ingorei também o fato. Até que decidi que não era certo e cortei há alguns meses.

Hoje na sala de espera do pediatra, uma mãe de primeira viagem com uma bebê de pouco mais de um mês falava sobre como a filha não dormia sozinha no berço e chorava por tudo (ou seja, fome, mas ela ainda vai aprender isso). Uma outra mãe dizia feliz que o único filho sempre dormiu no berço e era tranquilo. Eu, por outro lado, disse pra ela ninar muito a filha dela, deixar o quanto ela quisesse e pedisse pelo colo, e depois ela colocaria no berço, eventualmente, que era bom aproveitar essa fase.  "A minha irmã fala isso também", ela disse. Não sei o que ela vai fazer com toda aquela informação, mas espero que ela escute a voz dela e que pense menos em "coisas normais", faça o que o instinto pede, seja um pouco mais louca.

Também estou louca para postar as fotos da nossa viagem ao Rio, mas estou voltando aos poucos à rotina! Aguardem e confiem!

12 comentários:

  1. Adorei ler isso hoje. Definitivamente, sair do convencional é o que faz essa loucura toda ser tão encantadora. Ninguém melhor do que quem está com os filhotes 24 horas por dia para saber do que eles precisam.
    Maria e Isa estão cada dia mais lindas! :)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Cada um é cada um.
    As pimpolhas estão demaaaais!!!
    Continue seguindo os seus instintos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer seu blog, suas filhas são lindas!!!! Descobri o blog fuçando na net, tenho um filho de 5 anos e acabei de saber que espero gêmeos.... fiquei muito feliz, mas também um pouco assustada, já li quase todos os posts e adorei seu jeito de escrever e ver a vida, temos algumas coisas em comum, tambem resolvi largar meu emprego pra cuidar do meu filho (sou pedagoga e era concursada estadual) e vendo ele hoje tenho certeza de que foi a melhor coisa que eu fiz!
    Agora preciso me preparar para receber dois de uma vez!!! Estou muito ávida por informações de qualidade, se você puder indicar algumas fontes, vou adorar!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tati, descobri seu blog esse ano e estou AMANDO!(confesso que já li todos os posts..hauhua :x). Parabéns, já sou fã da sua família linda e desse blog! Aaah, e continue com essas atitudes "loucas" com as meninas, sou estudante de Nutrição e você realmente está tomando as decisões corretas. ^^

    ResponderExcluir
  5. Tati, querida, loucura isso mesmo, ser mãe é um misto de altos e baixos, de acertos e erros, mas penso que começamos a nos acalmar e perceber essa loucura somente depois do tumulto do primeiro ano, pelo menos comigo foi assim.
    Adorei o post, vou enviar para minha cunhada que está grávida, assim ela entende antes mesmo de ter a Maitê nos braços que a loucura é normal, mas que vale a pena.
    Ahhhh, já enviei os livros =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Tati!!! Estou vivendo agora a loucura de aplicar uma nova técnica p ver se o João dorme a noite toda. E há quem diga que preciso deixar chorar e quem diga que preciso ninar e dar de mamar sempre que chorar. É bem o que vc disse: seguir nossos instintos, confiando neles e insistindo. E se não der certo, se percebermos wue erramos, bola pra frente! Não dá tempo de lamentar, mas sim tentar outras formas.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ps: nao me lembro agora em qual post eu li vc dzendo sobre distração e que faria um post só sobre essa questão de distrair nossos pequenos. Seria legal ouvir sua eperiência, ainda mais c duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho que fazer esse urgente! Distração é tudo, especialmente na fase depois dos 10 meses!

      Excluir
  8. realmente, bem legal ler isso.

    uma curiosidade, tens receio de ter mais uma gestação gemelar?

    a palavra receio pode ser interpretada da pior maneira, que com certeza não é essa que quis me referir ahsuihaihsahsiahsa é que não arrumei outra :(

    beijooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive, agora não tenho mais. É claro que vai ser uma loucura, mas já estamos na chuva, né? huaahuahua Mas eu confesso também que quero ter a experiência de uma gestação única ;)

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Tati, estou adorando acompanhar seu blog, penso muito como você e ver as suas meninas é um presente, que bom que vocês voltaram, senti falta... um beijo Carol (mãe de Marina de 3 meses)

    ResponderExcluir